Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Quais perguntas fazer a um consultor educacional internacional?

Como um consultor internacional pode te ajudar a encontrar o seu curso no exterior e passar pelo processo seletivo com uma orientação personalizada.

Quais perguntas fazer a um consultor educacional internacional?

Em agências de intercâmbio ou em feiras internacionais, você encontrará com consultores e representantes de universidades que te responderão em primeira mão todas as suas dúvidas sobre estudar no exterior, o processo seletivo, requisitos de admissão, valores e muito mais. Aproveite a oportunidade e tenha com você uma lista das perguntas essenciais, como a que trouxemos a seguir!

 

1. Qual é o prazo de inscrição?

 

O prazo de inscrição difere amplamente entre as universidade de acordo com cada país. Os consultores têm extenso conhecimento sobre os prazos de cada destino e ferramentas para descobrir as datas certas caso não saibam.

 

2. Quando eu devo começar minha inscrição?

 

É sempre uma boa ideia começar a sua inscrição com o máximo de antecedência porque leva tempo conseguir todos os documentos obrigatórios, inclusive prestar a prova de proficiência no inglês ou em algum outro idioma estrangeiro.

 

Depois de identificar o prazo de inscrição para a sua universidade de interesse, pergunte ao consultor quando seria o melhor período para começar a se preparar. Ter tempo para fazer tudo com calma é o melhor caminho.

 

3. Quais requisitos eu preciso para ser admitido?

 

De novo, os requisitos variam de universidade para universidade, inclusive, de acordo com país, nível e área de estudo. Se você for estudar em um idioma estrangeiro, deverá comprovar fluência adequada atingindo a média estipulada pela instituição. No caso do inglês, os testes mais aceitos são o IELTS e o TOEFL.

 

O consultor saberá qual é a nota necessária para a admissão para o curso no qual você quer se inscrever e muito provavelmente também te informará quais são as próximas datas para prestar a prova no Brasil.

 

4. Quais documentos eu preciso para o processo seletivo e solicitação do visto?

 

Ao conversar com o consultor, peça pela lista de documentos que você deverá providenciar para passar pelo processo seletivo no exterior e também para solicitar o seu visto de estudante – porque na maioria dos casos, a lista é semelhante.

 

Ele também te informará se será necessário traduzir a documentação para o inglês e poderá recomendar um tradutor de confiança. Sem contar, é claro, o passo a passo para a sua solicitação do visto pelo site do consulado e dicas para o dia da entrevista.

 

5. Como começar o processo para tirar o visto de estudante?

 

Como comentamos acima, o consultor deve estar informado sobre todo o processo de solicitação do visto. Ele compreende o momento ideal para dar início à sua inscrição, qual site acessar, qual formulário preencher e quais documentos levar para a entrevista.

 

6. Quais países permitem estender a estadia após a graduação?

 

A sua intenção é permanecer no país após a graduação para trabalhar e dar início à sua carreira internacional? Então esta pergunta é essencial. O consultor indicará quais são os destinos que facilitam a estadia dos estudantes internacionais após concluírem os cursos, com visto renovado ou um novo visto; qual é o período de estadia autorizado pelo governo; e quais são os recursos que você pode usar para conseguir uma oportunidade profissional no país.

 

Saiba mais sobre trabalhar após os estudos no exterior.

 

trabalhar no exterior

 

7. Qual é o melhor país para estudar a minha área?

 

Apesar de o consultor está disponível para tirar suas dúvidas, é interessante ter alguns detalhes definidos antes de conversar com ele. Um deles é a sua área de estudo. O que você quer estudar no exterior? Com esta informação, o consultor consegue identificar quais seriam os melhores destinos e universidades especificamente para o curso que você quer fazer.

 

8. Quando eu saberei se fui admitido?

 

O consultor tem um conhecimento aprofundado sobre o processo seletivo no exterior. Ele sabe quais são as fases da inscrição e também da avaliação que a universidade faz de cada candidato. Por isso, ele tem noção de quando você receberá uma resposta da instituição, seja ela positiva ou negativa.

 

9. Como escolher o meu destino de estudo?

 

O consultor vai querer saber se você já tem um destino de estudo em mente. Por isso, faça a sua pesquisa prévia para tirar todas as dúvidas específicas com o consultor em relação ao país que você estiver interessado.

 

10. Como bancar pelos estudos no exterior?

 

A sua preocupação é orçamento? O consultor te guiará por todos os gastos relacionados aos estudos no exterior, das taxas de ensino ao custo de vida, além de saber dicas de como economizar. Ele deve estar por dentro das mais importantes bolsas de estudo oferecidas no exterior e como se candidatar a elas.

 

11. O que acontece se a minha inscrição for rejeitado?

 

Obviamente, não ser admitido não é o ideal, mas não custa nada estar preparado. O consultor te ajudará a compreender os motivos principais que levam a rejeição e a formular um plano B.

 

12. Como escolher a minha acomodação no exterior?

 

Encontrar a acomodação mais adequada influencia diretamente no sucesso dos seus estudos no exterior. Tire suas dúvidas sobre os tipos diferentes de moradia, desde os residenciais acadêmicos até homestay. O consultor terá informações como, por exemplo, se a sua universidade tem acomodações dentro do campus e quanto custa alugar um imóvel na cidade que você morará.

 

13. Meus créditos acadêmicos podem ser transferidos?

 

Se você fez ou está fazendo um curso acadêmico no Brasil, os créditos podem ser transferidos? Isso depende do país e da sua universidade brasileira. Por isso, vale apena verificar essas dados com o consultor e pedir orientação de como proceder para reconhecer os créditos no exterior.

 

14. Como aproveitar ao máximo os estudos no exterior?

 

Os consultores têm experiência trabalhando com diversas pessoas que já estudaram no exterior e sabem repassar as melhores dicas de sucesso, inclusive o contato de outros brasileiros que estão à disposição para conversar com você.

 

E se eu não tiver acesso a um consultor?

 

Se você não puder contratar um consultor ou participar de feiras e eventos de estudos no exterior, pode se informar sobre cada uma das dúvidas acima pelos artigos do Hotcourses Brasil!

 

Leia também:

Blogueira do Estadão explica seu trabalho como consultora

Inscrição no exterior: por conta própria ou por uma agência?

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no Hotcourses Abroad. Tradução e localização de Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês.  Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o  British Council  (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada

9.7K

Entrevista: diretor de consultoria da Steinberg Consultancy

O Hotcourses conversou com Stephan Reichenberger, diretor e consultor da companhia  Steinberg Consultancy , que oferece serviços de consultoria aos estudantes brasileiros interessados em passar pelo processo seletivo de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido. Leia a entrevista a seguir.   Quais são os serviços oferecidos pela Steinberg Consultancy?   Nós oferecemos serviços de College Counseling para alunos de colegial e

3.1K