Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Quando é o melhor momento para se inscrever em um curso no exterior?

Qual é o melhor período para começar o seu processo de seleção no exterior, em universidades dos EUA, Canadá e Reino Unido

Quando é o melhor momento para se inscrever em um curso no exterior?
344

Este é um momento em que existe uma grande papelada para preencher, não é verdade? Você acha que finalmente completou tudo e quando percebe, ainda há mais papéis em cima da mesa esperando por você. Nesse sentido, a educação é uma boa preparação para a vida profissional, com tanto a fazer e prazos a atender.

 

Este é especialmente o caso da candidatura em uma universidade no exterior. Há tanta documentação para fazer e tanta coisa para ajeitar, que pode parecer exaustivo. "Qual o problema em deixar para outro dia?", você pode pensar consigo mesmo. Mas é claro, os dias se tornam semanas e, antes de perceber, quase já não há mais tempo de fazer nada. Ou para aqueles um pouco mais desatentos, o prazo já passou!

 

Isso é o que mais acontece quando se escolhe um curso no exterior. Cada país tem seu próprio calendário acadêmico, que conta por temporada, feriados e cultura do trabalho.

 

Portanto, o tempo certo para iniciar seu curso no exterior depende de qual país você está indo.

 

Quanto mais cedo melhor

 

O que você deve lembrar se você está pensando em se candidatar a um curso no exterior é que quanto mais cedo você se inscrever, melhor. O mais rápido possível, já que você sempre pode pedir para adiar a sua entrada em um semestre ou um ano. Uma vez que você tenha sido aceito, as instituições geralmente manterão a sua matrícula durante o tempo que você precisar (dentro do prazo). No entanto, certifique-se de perguntar as regras da instituição para o adiamento.

 

Infelizmente, uma vez que o preenchimento dos formulários de inscrição e a coleta de documentos pessoais não são as mais divertidas das atividades, há uma tendência para deixar as coisas para depois até muito perto do prazo final, o que não é errado, é claro, mas torna as coisas um pouco mais complexas.

 

Calendário e lista de afazeres

 

Certifique-se de manter um calendário ou diário de todas as datas e agendas mais importantes quando precisar preparar as coisas. Se preferir, use um aplicativo em seu telefone ou computador com um alarme ligado.

 

Claro, uma vez que cada país é diferente e tem um cronograma diferente, você precisa verificar as regras diretamente com a universidade que você está aplicando e o país em que você vai ficar. Certifique-se de esta ser a primeira coisa que você vai fazer, pois certos requisitos podem demorar muito para serem processados.

 

Dito isto, os pedidos de cursos universitários internacionais geralmente seguem um calendário amplo, mas lembre-se de checar se há processos ou requisitos adicionais para a universidade na qual você estiver se inscrevendo (ou se há algo que você não precisa fazer).

 

Por exemplo:

• Organize suas finanças, já que a maioria das inscrições exige evidências das suas condições financeiras;

• Faça o teste de certificado de proficiência no idioma apropriado;

• Escolha a área de estudo que deseja estudar;

• Escolha a universidade que você quer estudar;

• Colete as informações e os documentos que serão necessários para a inscrição;

• Faça a solicitação com a universidade, seja por uma agência ou com diretamente pela universidade;

• Uma vez admitido, organize seu visto;

• Organize sua viagem e os seguros obrigatórios;

• Organize sua acomodação.

 

Aqui estão alguns dos destinos mais populares e com que antecedência você deve se inscrever para cada um deles, apenas para lhe dar uma ideia da escala de tempo.

 

Estados Unidos

 

A maioria das universidades nos EUA exige que os candidatos internacionais façam um teste de proficiência no inglês, como o TOEFL ou o IELTS. Estes devem ser concluídos um ano antes de você querer começar a universidade, que geralmente tem início de novas turmas no mês de agosto.

 

Seu prazo de inscrição para universidades concorridas é de geralmente dez meses antes do início do curso, entre outubro e novembro.

 

Para outras universidades, o prazo de inscrição é muitas vezes em janeiro, embora algumas se estendam até março para cursos que começam tipicamente em setembro.

 

O processo centralizado para a inscrição em uma universidade dos EUA é chamado de Common Application, aberto todo dia 1º de agosto. Você deverá ter reduzido suas escolhas de universidades até essa data, senão o processo demorará cerca de 18 meses.

 

Após ter sido aceito em uma universidade, é hora de iniciar o seu pedido de visto, o que também exigirá evidências financeiras suficientes para apoiá-lo durante a sua estadia.

 

Canadá

 

Em primeiro lugar, decida em quais as universidades você deseja se candidatar, então verifique quais são os requisitos específicos para essas instituições. Apesar de variar, geralmente você precisa  atender aos requisitos de admissão, ter a documentação apropriada e cumprir os critérios de proficiência no idioma.

 

O pedido geralmente deve ser feito com oito a 12 meses de antecedência. Os alunos podem ingressar durante os semestres iniciados em setembro ou janeiro.

 

Uma vez aceito, você precisará solicitar uma autorização de estudo e obtê-lo antes de partir para o Canadá. Eles também exigem evidências financeiras, um certificado de antecedências criminais da polícia federal e comprovação da sua intenção de obter uma educação no Canadá e retornar ao seu país.

 

Reino Unido

 

As inscrições para as universidades do Reino Unido devem ser feitas através do site da UCAS, basta preencher um formulário de inscrição.

 

Para os estudantes estrangeiros, as inscrições podem ser feitas em qualquer momento entre 1º de setembro e 30 de junho no ano que precede o ano letivo (com início em setembro) que os estudos começam.

 

No entanto, quanto mais tempo você aguardar, menos vagas estarão disponíveis, e algumas universidades fecharão as inscrições antes de junho, então, faça o mais rápido possível a sua inscrição a partir de 1º de setembro.

 

Os candidatos também devem verificar os vistos e acomodação antes de partir, então, após admitido, solicite-os o mais rápido possível - particularmente o visto que às vezes pode levar meses.

 

E se eu perder o prazo?

 

Se tudo mais falhar, entre em contato com a universidade para obter conselhos diretos. Eles querem ajudá-lo a estudar lá tanto quanto você quer ir e, embora possa sentir que está falando com a "universidade", você provavelmente falará com uma pessoa gentil da equipe internacional da instituição, cujo trabalho é ajudar os candidatos estrangeiros.

 

Como você pode ver, o processo de inscrição pode levar meses, ou mesmo anos, por isso é importante manter alguma perspectiva ao se candidatar. Se você tiver que esperar um pouco mais do que o esperado, lembre-se do valor de uma educação internacional e que valerá a pena esperar.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Quando é o melhor momento para se inscrever em um curso no exterior?

Editor - colaborador

Leitura recomendada

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês.  Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o  British Council  (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada

7033

Entrevista: diretor de consultoria da Steinberg Consultancy

O Hotcourses conversou com Stephan Reichenberger, diretor e consultor da companhia  Steinberg Consultancy , que oferece serviços de consultoria aos estudantes brasileiros interessados em passar pelo processo seletivo de universidades dos Estados Unidos e Reino Unido. Leia a entrevista a seguir.   Quais são os serviços oferecidos pela Steinberg Consultancy?   Nós oferecemos serviços de College Counseling para alunos de colegial e

2554