
Uma boa carta de referência escrita pela pessoa certa pode ter um impacto grande em sua inscrição em universidades no exterior. Mas saber qual professor você deve abordar e quais informações devem conter na carta nem sempre são decisões fáceis, porque nem sempre as instruções da universidade são claras em relação a este documento – que na maioria dos casos é obrigatório para a admissão no exterior.
Siga estes quatro passos listados pelo Master Studies para conseguir uma excelente carta de referência:
1. Escolha sabiamente
Esta é a parte mais difícil – escolher o professor certo para escrever a sua referência. Pedir por uma recomendação pessoal soa intimidante e dá um pouco de vergonha, mas é importante lembrar que a maioria dos professores tem um grande interesse pelo sucesso de seus alunos e ficam felizes em ajudar no que for possível – inclusive te recomendando a uma universidade no exterior (rasgando seda mesmo!).
Tendo isso esclarecido, agora é hora de pensar em quem será a melhor escolha. A reputação do professor pode ser benéfica, principalmente se ele for reconhecido na área em que leciona, mas não foque a sua decisão apenas no prestígio. Certifique-se de optar por um professor que o conheça bem – o candidato ideal para escrever a sua carta seria alguém com quem você tem e já teve muitas aulas, de preferência durante mais de um ano. E, é claro, você deve ter um bom relacionamento com este professor, para que ele possa dar um feedback positivo e listar as suas qualidades.
Também é importante considerar os requisitos de admissão. Se você estiver se inscrevendo em uma pós-graduação de engenharia, uma boa opção seria um professor de física do ensino médio, mesmo que você não tenha apenas notas A na matéria. Se estiver se inscrevendo em um curso de marketing, escolha um professor que possa falar sobre as suas habilidades de comunicação e de trabalho em equipe.
2. Prepare-se
A maioria dos professores já sabe que escrever cartas de recomendação faz parte do trabalho deles e ficará feliz em ajudar. De fato, muitos ficam lisonjeados com o pedido! Mas isto não significa que você pode aparecer do nada e pedir uma carta de recomendação dois dias antes do prazo para enviar a sua inscrição. Você deve fazer o seguinte:
- Primeiro, entre em contato com o professor (pessoalmente ou por email) e explique educadamente e com informações claras o que você precisa;
- Se a resposta for positiva, reúna todas as informações que o professor possa precisar para escrever a referência – seu histórico escolar, currículo, instruções para a inscrição na universidade e outros documentos relevantes – e entregue o material diretamente a ele;
- Passe suas informações de contato para o professor (email, telefone e endereço) para que ele entre em contato se necessário;
- Estipule uma data de entrega da carta de referência (não se sinta mal por “impor” um prazo ao professor, afinal, a inscrição na universidade tem um prazo rígido que deve ser seguido);
- Se você tiver que enviar uma carta de referência eletronicamente por inscrição online, certifique-se de nomear o arquivo de forma correta (seguindo as instruções da universidade) e descubra se é você que deve enviá-la ou se o próprio professor deve fazer isto.
3. Timing é tudo
Os professores costumam ficar felizes em ajudar o estudante que eles sentem que tem o necessário para o sucesso, especialmente quando o aluno vai bem em sala de aula e demonstra desenvoltura na disciplina que eles lecionam. Mas os professores são profissionais atarefados e uma boa carta de recomendação não é escrita magicamente de um dia para o outro. Aborde o professor o quanto antes (com meses de antecedência, se possível). Se você já tiver um esboço da sua redação pessoal (personal statement ou essay), envie-o ao professor para ele saber se o que vai escrever está de acordo com os seus objetivos para estudar no exterior e os requisitos de admissão. Também se mantenha em contato com o professor para que ele não se esqueça de sua carta e, se necessário, mande um email educado para saber como está o andamento da carta. E é claro: não o importune com perguntas frequentes e cobranças desnecessárias.
4. Tenha boas maneiras
Lembre-se que o professor está lhe fazendo um favor. Seja polido quando pedir pela recomendação; seja cortês e organizado quando entregar todos os documentos necessários e quando informá-lo sobre o prazo de entrega; e também lembre-se de agradecê-lo, independentemente se você for admitido ou não. Se a sua inscrição for bem-sucedida e você receber a tão esperada carta de admissão, entre em contato com o professor para contar a excelente novidade!
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