Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

4 dicas para agilizar o aprendizado de um idioma estrangeiro

Sabemos que o aprendizado de um idioma estrangeiro não é fácil! Então reunimos quatro ótimas dicas para te ajudar – com o respaldo da neurociência!

4 dicas para agilizar o aprendizado de um idioma estrangeiro

Aprender um novo idioma pode ser uma tarefa hercúlea, nós sabemos! Principalmente se você precisa da língua estrangeira para o trabalho ou está se preparando para estudar no exterior, e precisa atingir uma proficiência adequada em pouco tempo.

 

A verdade é que, infelizmente, não há um caminho mágico: leva tempo e exige dedicação, estudo e prática constantes. Mas... Como quase tudo na vida, existem alguns truques” que podem te ajudar a acelerar o seu aprendizado. E quem diz isso não somos nós, não: é a neurociência!

 

1. Perder o medo de errar

 

Não tem coisa que mais atrapalhe o aprendizado do que o medo ou a vergonha de errar. Vamos eliminar este bloqueio desde já! O conhecimento de um idioma estrangeiro é algo que se adquire ao longo dos anos (ou da vida toda mesmo). Por isso, você deve também ultrapassar aquela cobrança desleal e irreal de aprender tudo em tempo recorde.

 

O importante é respeitar o seu próprio tempo e as suas fraquezas e tentar sem ter medo de errar!

 

2. Dar contexto ao aprendizado

 

Esta é a razão de que aprender inglês no exterior costuma ser a forma mais rápida de desenvolver a sua fluência. O estudante é obrigado a usar o idioma o tempo todo em situações cotidianas, em diferentes contextos.

 

Mesmo sem precisar deixar o país, você pode combinar alguns passeios – por exemplo, uma ida ao shopping ou ao mercado – com algum amigo que também está aprendendo o idioma e só conversarem em inglês. Os games virtuais também são uma ótima opção para aprender a língua em um contexto!

 

3. Leia, assista, escute no idioma

 

Uma forma de unir o útil ao agradável: assistir a filmes legendados e ouvir músicas no idioma são excelentes formas de treinar o idioma.

 

Mas você tem que se desafiar:

 

  • Escute a música acompanhando a letra e tente traduzi-la para entender do que se trata – a sensação vai ser muito boa quando você perceber que a decorou;
  • Assista a um filme estrangeiro três vezes: uma com legenda em português, uma com legendas no idioma original e uma sem legendas;
  • Quando já se sentir mais confiante, comece a procurar livros no idioma estrangeiro para ler! Se você estiver no nível iniciante, pode procurar obras infantis, com frases mais curtas e simples, e, à medida que for passando de nível, procurar livros maiores e mais complexos.

 

Todas estas atividades são muito gratificantes, o que com certeza motivará o seu aprendizado e o tornará mais prazeroso.

 

4. Use muitas expressões estrangeiras no seu dia-a-dia

 

So, agora você já tem várias dicas para o seu aprendizado! Good for you! Esperamos que elas te ajudem muito. We will keep our fingers crossed! Anyway... Before you go, ainda temos mais uma dica: tente encaixar, sempre que possível, expressões em inglês no seu dia-a-dia, mesmo que mentalmente e entre fases em português.

 

Isso não só te ajudará a memorizá-las, como também a compreender o seu significado em um contexto (sem contar que este é um belo exercício de tradução, até que as expressões saiam automaticamente).

 

Fonte: Exame e Business Insider

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Cheerleading: Como ser uma líder de torcida no Brasil?

Você já as viu em filmes norte-americanos ou em grandes eventos esportivos dos Estados Unidos. Você sabe quem elas são! As cheerleaders, ou líderes de torcida, são parte integral da cena esportiva americana. Cada time tem o seu grupo de meninas (e, em grande parte, meninos também) que preparam apresentações cheias de dança, acrobacias, ginástica, ritmo e pom-poms com um só intuito: agitar a torcida.      Criado pela Princeton

71.5K

8 motivos para estudar no exterior

Seja por conta própria ou por um intercâmbio oferecido pela sua universidade brasileira, estudar no exterior será sempre uma opção beneficial à sua vida de maneira absolutamente geral. Existem inúmeras razões pelas quais a experiência de viver em outro país e frequentar uma instituição internacional deveria ser uma opção obrigatória do sistema educacional de qualquer lugar do mundo. Se você ainda não estiver convencido sobre os benefícios desta experiência, leia

40.7K

Au pair: como escolher a sua host family?

A escolha da sua host family é, sem dúvidas, a parte mais importante do seu intercâmbio. Afinal, você morará com eles por no mínimo um ano e eles serão não só responsáveis pela segurança como também os seus chefes durante toda a sua estadia.   Au pair: a escolha da host family   Existem casos e casos, tanto positivos quanto negativos, sobre a relação entre a intercambista e a família estrangeira. Algumas pessoas precisam passar por

32.7K

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto aqui . Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior...   1. Alegria avassaladora   Aquele momento de alegria pura e genuína. Uma

6.6K