
Aprender um novo idioma pode ser uma tarefa hercúlea, nós sabemos! Principalmente se você precisa da língua estrangeira para o trabalho ou está se preparando para estudar no exterior, e precisa atingir uma proficiência adequada em pouco tempo.
A verdade é que, infelizmente, não há um caminho mágico: leva tempo e exige dedicação, estudo e prática constantes. Mas... Como quase tudo na vida, existem alguns “truques” que podem te ajudar a acelerar o seu aprendizado. E quem diz isso não somos nós, não: é a neurociência!
1. Perder o medo de errar
Não tem coisa que mais atrapalhe o aprendizado do que o medo ou a vergonha de errar. Vamos eliminar este bloqueio desde já! O conhecimento de um idioma estrangeiro é algo que se adquire ao longo dos anos (ou da vida toda mesmo). Por isso, você deve também ultrapassar aquela cobrança desleal e irreal de aprender tudo em tempo recorde.
O importante é respeitar o seu próprio tempo e as suas fraquezas e tentar sem ter medo de errar!
2. Dar contexto ao aprendizado
Esta é a razão de que aprender inglês no exterior costuma ser a forma mais rápida de desenvolver a sua fluência. O estudante é obrigado a usar o idioma o tempo todo em situações cotidianas, em diferentes contextos.
Mesmo sem precisar deixar o país, você pode combinar alguns passeios – por exemplo, uma ida ao shopping ou ao mercado – com algum amigo que também está aprendendo o idioma e só conversarem em inglês. Os games virtuais também são uma ótima opção para aprender a língua em um contexto!
3. Leia, assista, escute no idioma
Uma forma de unir o útil ao agradável: assistir a filmes legendados e ouvir músicas no idioma são excelentes formas de treinar o idioma.
Mas você tem que se desafiar:
- Escute a música acompanhando a letra e tente traduzi-la para entender do que se trata – a sensação vai ser muito boa quando você perceber que a decorou;
- Assista a um filme estrangeiro três vezes: uma com legenda em português, uma com legendas no idioma original e uma sem legendas;
- Quando já se sentir mais confiante, comece a procurar livros no idioma estrangeiro para ler! Se você estiver no nível iniciante, pode procurar obras infantis, com frases mais curtas e simples, e, à medida que for passando de nível, procurar livros maiores e mais complexos.
Todas estas atividades são muito gratificantes, o que com certeza motivará o seu aprendizado e o tornará mais prazeroso.
4. Use muitas expressões estrangeiras no seu dia-a-dia
So, agora você já tem várias dicas para o seu aprendizado! Good for you! Esperamos que elas te ajudem muito. We will keep our fingers crossed! Anyway... Before you go, ainda temos mais uma dica: tente encaixar, sempre que possível, expressões em inglês no seu dia-a-dia, mesmo que mentalmente e entre fases em português.
Isso não só te ajudará a memorizá-las, como também a compreender o seu significado em um contexto (sem contar que este é um belo exercício de tradução, até que as expressões saiam automaticamente).
Fonte: Exame e Business Insider