Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Antes de partir - Leitura recomendada

Cheerleading: Como ser uma líder de torcida no Brasil?

As líderes de torcida: brasileira conta como é a atividade física cheerleading, famosa nos Estados Unidos.

40581

Você já as viu em filmes norte-americanos ou em grandes eventos esportivos dos Estados Unidos. Você sabe quem elas são! As cheerleaders, ou líderes de torcida, são parte integral da cena esportiva americana. Cada time tem o seu grupo de meninas (e, em grande parte, meninos também) que preparam apresentações cheias de dança, acrobacias, ginástica, ritmo e pom-poms com um só intuito: agitar a torcida. 

 

 

Criado pela Princeton University nos Estados Unidos em torno de 1870, o cheerleading é, hoje, uma atividade física reconhecida, com diferentes modalidades e competições oficiais. É introduzida nas escolas norte-americanas desde muito cedo, nas turmas do ensino fundamental até as universitárias e as equipes profissionais. Além disso, existem aulas particulares para alunos desde os três anos de idade.

 

Apesar de pouco comum no Brasil, com a criação da Liga Paulista de Futebol Americano, a Comissão Paulista de Cheerleading introduziu a atividade no país oficialmente em 2008, mesmo ano de fundação da União Brasileira de Cheerleaders (UBC), com o objetivo de promover, divulgar e ensinar a atividade. Desde então, o esporte conquistou adeptos brasileiros por todo o país. Uma delas é a estudante colegial Leticia Deville, 18, de Curitiba (PR), que conversou com o Hotcourses para explicar um pouco mais sobre o cheerleading.

 

Você quer ser uma cheerleader no Brasil? Leia a experiência da Leticia a seguir e saiba como você pode se tornar uma líder de torcida como ela.

 

 

Há quanto tempo você é cheerleader?  Onde você treina?

 

Entrei no cheerleading há um ano, quando a WorkOut Sports começou a dar aulas no espaço da PUCPR, que atualmente é meu local de treino.

 

Como é a sua rotina de cheerleader?

 

Treino duas vezes por semana, de manhã e à noite. Fazemos apresentações em jogos de futebol americano e eventos diversos. Em época de apresentações, temos treinos extras.

 

Existem times e competições de futebol americano na sua cidade?

 

Sim. Temos o Coritiba Crocodiles, Brown Spiders, Hurricanes, entre outros. Este mês tivemos a final da Super Bowl* no Estádio Couto Pereira (foto), um dos maiores estádios de futebol daqui de Curitiba. Esse jogo é a final do Campeonato Paranaense de Futebol Americano e os vencedores foram os Crocodiles. Agora, o time é Penta Campeão do estado.

 

Como você descobriu sobre o cheerleading?

 

Já assistia a muitos filmes sobre jogos de futebol americano e basquete que tinham as participações das cheerleaders, e sempre tive vontade de conhecer. Nunca imaginei que tinha no Brasil, até que uma amiga me chamou pra fazer uma aula experimental da WorkOut Sports. Não pensei duas vezes e já quis logo entrar! Hoje eu não deixo o cheerleading por nada, se tornou minha paixão.

 

Como é a reação do público quando assistem à apresentação das cheerleaders?

 

As pessoas ainda têm um pouco de preconceito em relação ao cheerleading. Acredito que, por causa dos filmes, acham que são apenas “meninas rebolando” e esse não é o nosso objetivo. Fazemos acrobacias e elevações! Mas quando apresentamos o público aceita muito bem e normalmente se impressiona porque é bem diferente do que esperavam.

 

Cheerleaders brasileiros - Curitiba (PR)

 

O que é a WorkOut Sports?

 

Com a WorkOut, você pratica atividades físicas de um jeito diferente, em aulas de cheerleading, hip hop e ginástica artística. Além de trabalhar com eficiência todas as partes do corpo, essas modalidades melhoram o condicionamento físico e têm uma grande vantagem: você se diverte enquanto fica em forma.  A WorkOut Sports tem como objetivo futuro ser um centro de treinamento para cheerleaders.

 

O que você pratica no Brasil é semelhante ao que assistimos em filmes americanos?

 

O objetivo é exatamente esse. O cheerleading com acrobacias e elevações além da coreografia dançada.

 

Você precisa explicar para as pessoas com frequência o que é cheerleading?

 

Sim, muitas pessoas não conhecem o cheerleading e me perguntam o que é. Quando eu falo “líder de torcida”, elas entendem melhor, mas ainda me perguntam um monte de coisas, do tipo: “nossa, não sabia que existia no Brasil, vocês torcem pra que time?”, “Vocês fazem como aquelas meninas dos filmes americanos?”. Geralmente, preciso explicar tudo para todo mundo que pergunta.

 

Quer estudar nos Estados Unidos? Pesquise cursos em universidades americanas pelo Hotcourses Brasil.

 

*Super Bowl é o nome dado à final do campeonato anual da National Football League (NFL) americano, um evento muito popular nos Estados Unidos e no mundo todo.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

8 motivos para estudar no exterior

Seja por conta própria ou por um intercâmbio oferecido pela sua universidade brasileira, estudar no exterior será sempre uma opção beneficial à sua vida de maneira absolutamente geral. Existem inúmeras razões pelas quais a experiência de viver em outro país e frequentar uma instituição internacional deveria ser uma opção obrigatória do sistema educacional de qualquer lugar do mundo. Se você ainda não estiver convencido sobre os benefícios desta experiência, leia

36499

5 coisas que toda au pair precisa considerar antes de escolher uma host family

A escolha da sua host family é, sem dúvidas, a parte mais importante do seu intercâmbio. Afinal, você morará com eles por no mínimo um ano e eles serão não só responsáveis pela segurança como também os seus chefes durante toda a sua estadia.   Existem casos e casos, tanto positivos quanto negativos, sobre a relação entre a intercambista e a família estrangeira. Algumas pessoas precisam passar por rematch em poucos dias, enquanto outras são

4661

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto aqui . Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior...   Alegria avassaladora   Aquele momento de alegria pura e genuína. Uma

4456

Consultora explica como é o trabalho de orientação para quem quer estudar no exterior

O Hotcourses Brasil entrevistou Emily Dobson, consultora educacional coorporativa, criadora da Brazil College Counseling , agência de orientação universitária para brasileiros que gostariam de estudar nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Reconhecida oficialmente pela UCLA Credentialed Higher Education Consultants Association e autorizada a trabalhar no Brasil, Emily, que é americana e mora no Brasil há mais de dez anos, explicou como é o trabalho de um

3869