Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

Saiba como escolher o curso no exterior certo para você

Estudar no exterior: como escolher sua universidade nos EUA, Inglaterra ou Austrália.

Saiba como escolher o curso no exterior certo para você
3861

Há muitos detalhes há serem considerados ao escolher a sua universidade no exterior, como a reputação da instituição, rankings das melhores instituições do mundo, os cursos oferecidos, o preço das mensalidades e a qualidade do serviço de apoio ao estudante estrangeiro. Nós da Hotcourses Brasil tentamos oferecer o máximo de informação para ajudá-lo nesta escolha e, é claro, o nosso banco de dados tem inúmeras opções de cursos para você.

 
Existem vários outros critérios que devem ser considerados ao tomar sua decisão quanto a sua universidade internacional e listamos aqui os mais importantes:
 
Localização do campus: você prefere morar na cidade ou no subúrbio? Alguns campi estão localizados no centro da cidade, portanto a vida é mais agitada e as opções de lazer são mais amplas. Ou você pode gostar de viver em um local mais calmo e optar por um campus em um subúrbio.
 
Mas tenha em mente: subúrbio tem o mesmo significado em todos os países, ou seja, os arredores de uma cidade. No entanto, em cidades americanas e britânicas, por exemplo, o termo não é denegrido como no Brasil, no sentido de periferia. Estas áreas que circundam as cidades grandes são procuradas por famílias de classe média e alta. São áreas residenciais onde se encontram aquelas casas grandes que costumamos ver em filmes e são ambientes bastante tranquilos e familiares. 
 
Clima e tempo: em qual clima você se sente mais confortável? No calor da Califórnia (EUA) ou em cidades com clima frio mais constante, como Dublin (Irlanda) ou Estocolmo (Suécia)? O clima varia muito até mesmo dentro de um país - por exemplo, entre os estados americanos da Flórida e do Colorado. Leve este fator em consideração caso você seja uma daquelas pessoas que odeia passar frio/calor. 
 
Corpo estudantil: você prefere um grupo pequeno de alunos na sua sala de aula ou gosta de salas grandes? O tamanho do corpo discente influencia a sua experiência estudantil. Uma universidade pequena possui por consequência uma população de estudantes internacionais pequena, no entanto lhe permite criar um relacionamento mais próximo com os estudantes da sala, e os professores conseguem atender aos estudantes de forma mais individual.
 
Custo de vida: o custo de vida é um fator muito importante e deve ser considerado juntamente ao valor das mensalidades. De que vale a universidade ter preços acessíveis se os valores de moradia, alimentação e transporte na cidade são exorbitantes? Pesquise coisas do tipo: quanto custa um passe de ônibus ou bilhete de metrô, ou quais são os preços dos produtos em supermercados locais. Os custos podem variar muito dentro de um país, por exemplo, é mais caro morar em Londres do que em Liverpool (Inglaterra).
 
Você pode encontrar a maioria destas informações no site oficial das universidades, ou então procurar por um funcionário da instituição responsável pela orientação de estudantes estrangeiros e tirar as suas dúvidas. 
 
Fonte: Homeland Security
 

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Saiba como escolher o curso no exterior certo para você

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

8 motivos para estudar no exterior

Seja por conta própria ou por um intercâmbio oferecido pela sua universidade brasileira, estudar no exterior será sempre uma opção beneficial à sua vida de maneira absolutamente geral. Existem inúmeras razões pelas quais a experiência de viver em outro país e frequentar uma instituição internacional deveria ser uma opção obrigatória do sistema educacional de qualquer lugar do mundo. Se você ainda não estiver convencido sobre os benefícios desta experiência, leia

35228

Cheerleading: líderes de torcida no Brasil

Você já as viu em filmes norte-americanos ou em grandes eventos esportivos dos Estados Unidos. Você sabe quem elas são! As cheerleaders, ou líderes de torcida, são parte integral da cena esportiva americana. Cada time tem o seu grupo de meninas (e, em grande parte, meninos também) que preparam apresentações cheias de dança, acrobacias, ginástica, ritmo e pom-poms com um só intuito: agitar a torcida.    Criado pela Princeton University nos Estados

32333

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto aqui . Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior...   Alegria avassaladora   Aquele momento de alegria pura e genuína. Uma

3966

Consultora explica como é o trabalho de orientação para quem quer estudar no exterior

O Hotcourses Brasil entrevistou Emily Dobson, consultora educacional coorporativa, criadora da Brazil College Counseling , agência de orientação universitária para brasileiros que gostariam de estudar nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Reconhecida oficialmente pela UCLA Credentialed Higher Education Consultants Association e autorizada a trabalhar no Brasil, Emily, que é americana e mora no Brasil há mais de dez anos, explicou como é o trabalho de um

3508