Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

Comparando os custos de uma graduação no exterior

4372

A renomada reputação das universidades britânicas e norte-americanas continua atraindo um grande número de estudantes internacionais, porém, o cenário acadêmico internacional parece estar mudando.

Com a emersão da Ásia e Oceania (Austrália e Nova Zelândia) como destinos de estudo cada vez mais atraentes para os estudantes estrangeiros, muitas vezes torna-se difícil a comparação do custo real de um curso universitário no exterior. Qual será o destino de estudo que apresenta o melhor custo-benefício?

O Hotcourses comparou as taxas de ensino e o custo de vida nos destinos mais procurados pelos estudantes internacionais: Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos, Cingapura e Malásia. Os resultados traçam um panorama que vai te ajudar a medir o investimento total necessário em cada destino.

* Clique na imagem para visualizar maior

estudar no exterior

A Ásia e Oceania são claramente as opções que apresentam o menor custo de mensalidades anual, enquanto Cingapura e Malásia oferecem aos estudantes o custo de vida mais vantajoso. 

O alto custo de vida na Austrália é equilibrado pelas taxas de ensino mais baixas e, em comparação com alguns de seus colegas ocidentais, ela também é o país que oferece as melhores oportunidades de trabalho de meio-período para os estudantes internacionais .

Países como Estados Unidos e Reino Unido apresentam um custo de vida mais baixo que o da Austrália, porém, suas taxas de ensino costumam ser bem mais altas. Portanto, vale lembrar que o alto investimento em um curso universitário em um desses países pode ser justificado pelos benefícios que um diploma de uma universidade de prestígio no Reino Unido ou nos Estados Unidos podem te render no futuro. O Ranking Times das Melhores Universidades de 2010-2011 foi dominado pelas instituições do  Reino Unido e Estados Unidos, que juntas somaram um total de 67 entre as 100 selecionadas.

O sucesso financeiro da sua carreira profissional pode ser muito influenciado pela reputação da universidade que você escolher, vale a pena pesar se um investimento alto à curto prazo em um curso de uma instituição de prestígio  trazerá vantagens a longo prazo.

Será que vale a pena o investimento a longo prazo? Você decide. Conte para nós a sua opinião no campo abaixo!

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor

Leitura recomendada

Cheerleading: Como ser uma líder de torcida no Brasil?

Você já as viu em filmes norte-americanos ou em grandes eventos esportivos dos Estados Unidos. Você sabe quem elas são! As cheerleaders, ou líderes de torcida, são parte integral da cena esportiva americana. Cada time tem o seu grupo de meninas (e, em grande parte, meninos também) que preparam apresentações cheias de dança, acrobacias, ginástica, ritmo e pom-poms com um só intuito: agitar a torcida.      Criado pela Princeton

42459

8 motivos para estudar no exterior

Seja por conta própria ou por um intercâmbio oferecido pela sua universidade brasileira, estudar no exterior será sempre uma opção beneficial à sua vida de maneira absolutamente geral. Existem inúmeras razões pelas quais a experiência de viver em outro país e frequentar uma instituição internacional deveria ser uma opção obrigatória do sistema educacional de qualquer lugar do mundo. Se você ainda não estiver convencido sobre os benefícios desta experiência, leia

36819

5 coisas que toda au pair precisa considerar antes de escolher uma host family

A escolha da sua host family é, sem dúvidas, a parte mais importante do seu intercâmbio. Afinal, você morará com eles por no mínimo um ano e eles serão não só responsáveis pela segurança como também os seus chefes durante toda a sua estadia.   Existem casos e casos, tanto positivos quanto negativos, sobre a relação entre a intercambista e a família estrangeira. Algumas pessoas precisam passar por rematch em poucos dias, enquanto outras são

5933

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto aqui . Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior...   Alegria avassaladora   Aquele momento de alegria pura e genuína. Uma

4585