Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

Filmes sobre o mundo universitário no exterior

Cinema: filmes sobre a vida de estudantes em universidades internacionais.

Filmes sobre a vida universitária
12101

Obras cinematográficas possuem o costume de extremar estereótipos. Em casos de filmes que retratam a vida acadêmica não poderia ser diferente. Exagero ou não, assistir nas telonas o mundo dos estudantes em instituições internacionais é uma forma de se animar para colocar os seus planos de estudar no exterior em prática. Por isso, listamos cinco filmes que possuem universidades como cenário ou estão envolvidas na trama. Vamos a eles!

 

1) Rede Social (Social Network) – Como todos sabem, Rede Social (2010), ganhador de três Oscars, conta a história da criação do Facebook, hoje presença constante na vida dos brasileiros. Boa parte da história se passa na Harvard University, melhor instituição de ensino superior do mundo (segundo os rankings internacionais da Times Higher Education e da Shangai), onde Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin estudavam quando criaram a mais famosa e mais lucrativa rede social de todos os tempos. Este filme mostra um pouco como funcionam as tradicionais fraternidades de Harvard e seus trotes de admissão, quando Saverin é aceito na Alpha Epsilon Pi Fraternity.

 

2) Legalmente Loira (Legally Blond) – Filme de 2001 legal para quem tem interesse em estudar direito. Elle Woods (Reese Witherspoon) tenta quebrar o estereótipo de que “loiras são burras” sendo admitida e conquistando um super estágio na área de direito, sem deixar de lado suas manias de patricinha.

 

3) Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind) – O filme é a biografia de John Nash, matemático sênior de investigação da University of Princeton, ganhador do Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1994. Nash, interpretado por Russel Crowe, resolveu a Teoria dos Jogos e trabalhou como criptógrafo para o governo dos EUA. A história para as telonas do gênio matemático, diagnosticado como esquizofrênico, levou o Oscar de melhor filme em 2002.

 

4) Dias Incríveis (Old School) e A Casa das Coelinhas (The House Bunny) – Tudo bem, este item tem dois filmes ao invés de um, mas há um por que: A Casa das Coelinhas, de 2007, é a versão feminina de Dias Incríveis, de 2003 (com Will Ferrel, Luke Wilson e Vince Vaughn). Em ambas as comédias, personagens nos seus 30 anos de idade, não-matriculados e não envolvidos com a universidade, tentam criar uma fraternidade/irmandade com um grupo de estudantes nerds e excluídos. Opções cinematográficas para quem gosta de filmes estilo besteirol americano!

 

5) Gilmore Girls – Este não é filme, é seriado. As sete temporadas da série americana acompanham Rory Gilmore, uma adolescente estudiosa e aplicada, durante todos os seus anos de ensino médio em uma escola particular nos Estados Unidos, o processo seletivo para o ensino superior, a admissão nas mais importantes universidades americanas e, então, as suas avenças e desavenças como estudante na Yale University. Na história acadêmica de Rory tem estudos, brigas, sociedades secretas, romance... A série mostra também a rotina do jornal universitário de Yale, onde a personagem faz estágio como jornalista. (Particularmente, sou apaixonada por esta história.)

 

E aí, já assistiu nossas sugestões? Tem algum filme, série ou livro preferido sobre a vida universitária? Então divide com a gente deixando um comentário aqui embaixo! =)

 

Leia mais:

10 razões para morar em um dormitório acadêmico

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Filmes sobre a vida universitária

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Cheerleading: Como ser uma líder de torcida no Brasil?

Você já as viu em filmes norte-americanos ou em grandes eventos esportivos dos Estados Unidos. Você sabe quem elas são! As cheerleaders, ou líderes de torcida, são parte integral da cena esportiva americana. Cada time tem o seu grupo de meninas (e, em grande parte, meninos também) que preparam apresentações cheias de dança, acrobacias, ginástica, ritmo e pom-poms com um só intuito: agitar a torcida.      Criado pela Princeton

37829

8 motivos para estudar no exterior

Seja por conta própria ou por um intercâmbio oferecido pela sua universidade brasileira, estudar no exterior será sempre uma opção beneficial à sua vida de maneira absolutamente geral. Existem inúmeras razões pelas quais a experiência de viver em outro país e frequentar uma instituição internacional deveria ser uma opção obrigatória do sistema educacional de qualquer lugar do mundo. Se você ainda não estiver convencido sobre os benefícios desta experiência, leia

36122

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto aqui . Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior...   Alegria avassaladora   Aquele momento de alegria pura e genuína. Uma

4345

Consultora explica como é o trabalho de orientação para quem quer estudar no exterior

O Hotcourses Brasil entrevistou Emily Dobson, consultora educacional coorporativa, criadora da Brazil College Counseling , agência de orientação universitária para brasileiros que gostariam de estudar nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Reconhecida oficialmente pela UCLA Credentialed Higher Education Consultants Association e autorizada a trabalhar no Brasil, Emily, que é americana e mora no Brasil há mais de dez anos, explicou como é o trabalho de um

3782