Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

Lista de presentes para estudantes que vão estudar no exterior

Uma lista com várias ideias para presentear estudantes que estão se preparando para estudar em outro país

Presentes de Natal para estudantes
3147

Você tem algum parente ou amigo que está prestes a se mudar de país para estudar? Ou você mesmo está preparando as suas malas? Sua tia já perguntou uma dezena de vezes o que você quer de Natal, mas você não sabe o que responder?

 

Este período de preparos para se mudar de país é bastante atribulado. Para que você não precise ficar quebrando a cabeça pensando no que pedir ou no que comprar, listamos alguns itens essenciais que podem ser excelentes presentes de Natal (ou de aniversário) para estudantes/viajantes.

 

Malas

 

Malas resistentes. Este deve ser o primeiro item da sua lista. Para se mudar de país, é necessário levar apenas o essencial (afinal, você pode e vai comprar mais coisas durante os estudos), no entanto, mesmo assim, será inevitável viajar com uma bagagem lotada. Por isso, é fundamental ter uma mala forte que resista as quedas e trombos em aeroportos, com rodinhas que funcionem bem, para conseguir arrastar todo o peso que estiver carregando com você. Além disso, ganhar uma mala é divertido, porque existem versões coloridas, estampadas, cheia de repartições, etc.

 

Laptop

 

Obviamente, um laptop ou um tablet será essencial para os seus estudos no exterior e também para manter contato diário com família e amigos no Brasil e amenizar a saudade. Depender de um notebook velho durante o intercâmbio pode ser perigoso – e se ele “morrer” durante a semana de provas, quando você mais precisar dele? É claro que não é todo mundo que pode pedir um laptop de presente antes de viajar, ainda mais sabendo que no exterior os aparelhos eletrônicos são bem mais baratos. Então, uma opção seria pedir dinheiro de presente para a família toda, assim, quando viajar, você terá a quantia certa para comprar o seu novo notebook em seu destino de estudo.

 

Impressora

 

Fundamental na vida de qualquer estudante universitário, a impressora é um caso de amor e ódio. Apesar de inúmeros professores preferirem a entrega de trabalhos por email ou pelo portal da universidade, ainda há quem seja tradicional e queira ler e corrigi-los no papel. E aí? O jeito é pegar a fila na biblioteca e pagar pela impressão; ou esperar pelo seu colega acordar para você usar a impressora dele. Melhor ter a sua própria, não? E sabe o que pode ser feito quando os seus estudos no país acabarem? Vender a sua impressora para outro estudante internacional antes de retornar ao Brasil (assim sobra mais espaço na mala e você ainda recupera um dinheirinho)!

 

Microfone, webcam e caixas de som

 

Não são todos os PC’s e laptops que já vêm com estes itens. Se você ainda não os tiver, esta é a hora de pedi-los de presente. Você vai, com toda certeza, querer ver, ouvir e conversar com sua família e amigos durante o intercâmbio. Com microfone, webcam e caixas de som, você usa facilmente o Skype para matar a saudade de casa. Além disso, é bastante provável que você precise destes mesmos itens para os estudos: aulas e discussões online, sessões de dúvidas com professores, entrevista de emprego, conferências e várias outras coisas que farão parte dos seus estudos no exterior.

 

Passagens aéreas

 

A não ser que você tenha conseguido uma bolsa de estudo generosa, você mesmo terá que comprar as suas passagens. Com um bom planejamento, haverá tempo de pesquisar até encontrar o melhor período com os melhores preços. Mesmo assim, passagens de avião para outro país costumam ser bastante caras, por isso ganhá-las de Natal será um alívio para o seu orçamento – o dinheiro economizado poderá ser usado no exterior. E se este for o mesmo caso do laptop, que costuma ser caro, peça dinheiro de presente para a família toda e use-o para comprar suas passagens.

 

Roupas

 

Antes de tudo, vale ressaltar mais uma vez: não se desespere em levar muitas roupas porque você vai acabar comprando muita coisa nova no exterior – as lojas são incríveis e os preços baixos. Entretanto, existem alguns itens fundamentais na sua mala, que vão variar de acordo com o clima que estiver no país quando você chegar. Se estiver viajando para um país durante o inverno congelante, com neve e tudo, é bom levar com você um casaco bem reforçado, toca, luvas, meias e botas quentinhas. Se você estiver viajando para um país bem quente no litoral, é bom ter roupa de banho (mulheres: não é em qualquer lugar que se encontra modelos de biquínis iguais aos brasileiros).

 

Dinheiro extra

 

Apesar de ser impessoal, dar/receber dinheiro de presente de Natal é bastante prático e útil. Estudantes costumam viver com um orçamento apertado, principalmente os que estudam no exterior, por isso, uma ajudinha extra é sempre muito bem-vinda (e evita com que você ganhe presentes que não terão utilidade para a viagem).

 

Leia mais:

Natal longe de casa

10 desafios que você vai enfrentar (e superar) ao estudar no exterior

A vida de estudante colegial em gráficos

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Presentes de Natal para estudantes

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Cheerleading: Como ser uma líder de torcida no Brasil?

Você já as viu em filmes norte-americanos ou em grandes eventos esportivos dos Estados Unidos. Você sabe quem elas são! As cheerleaders, ou líderes de torcida, são parte integral da cena esportiva americana. Cada time tem o seu grupo de meninas (e, em grande parte, meninos também) que preparam apresentações cheias de dança, acrobacias, ginástica, ritmo e pom-poms com um só intuito: agitar a torcida.      Criado pela Princeton

44564

8 motivos para estudar no exterior

Seja por conta própria ou por um intercâmbio oferecido pela sua universidade brasileira, estudar no exterior será sempre uma opção beneficial à sua vida de maneira absolutamente geral. Existem inúmeras razões pelas quais a experiência de viver em outro país e frequentar uma instituição internacional deveria ser uma opção obrigatória do sistema educacional de qualquer lugar do mundo. Se você ainda não estiver convencido sobre os benefícios desta experiência, leia

37201

5 coisas que toda au pair precisa considerar antes de escolher uma host family

A escolha da sua host family é, sem dúvidas, a parte mais importante do seu intercâmbio. Afinal, você morará com eles por no mínimo um ano e eles serão não só responsáveis pela segurança como também os seus chefes durante toda a sua estadia.   Existem casos e casos, tanto positivos quanto negativos, sobre a relação entre a intercambista e a família estrangeira. Algumas pessoas precisam passar por rematch em poucos dias, enquanto outras são

7330

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto aqui . Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior...   1. Alegria avassaladora   Aquele momento de alegria pura e genuína. Uma

4738