Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

Viagens internacionais: o que é permitido nas bagagens de mão

O que é permitido conter nas malas de mão em viagem internacional.

2039

Você já aprendeu tudo o que é preciso sobre bagagens despachadas. Mas... E os itens que você quer levar com você dentro do avião?  Um livro pra passar o tempo durante o voo longo, a maquiagem para retocar ao chegar ao destino, uma garrafa de água... Para isso, você é permitido trazer uma mala de mão. Mas existem algumas regras quanto a elas também. Portanto, estudantes, fiquem atentos ao preparar as bagagens para estudar no exterior!

 
As bagagens de mão são aquelas que não são registradas e despachadas, ou seja, as que não são levadas no compartimento separado do avião reservado para as bagagens maiores. A bagagem de mão não pode medir mais que 23 (altura) x 40 (largura) x 55 (comprimento) cm. São de total responsabilidade dos passageiros e devem ser guardadas nos compartimentos acima do seu assento ao entrar no avião. Além da mala de mão, o passageiro é permitido levar com ele itens pequenos como uma bolsa, câmara fotográfica profissional, guarda-chuva, mochila pequena, livro, entre outros.
 
 Estas são as malas que passarão pelo raio-x, no portão de embarque, portanto o conteúdo deve seguir as regras impostas pelos aeroportos internacionais (que ficaram mais restritas depois das ameaças terroristas, para a proteção contra líquidos explosivos).
 
Não pode haver na sua bagagem:
 
-Bebidas e alimentos;
-Xampus, cremes, loções, ou qualquer recipiente (com líquido ou gel) com capacidade superior a 100 mililitros; em alguns aeroportos, são distribuídos bolsas de plástico, estilo ziplock, para guardar estes itens em sua bolsa com segurança (ou são vendidos em farmácias antes de entrar na área de embarque);
-Remédios;
-Desodorante;
-Objetos pontiagudos (faca, estilete, canivete, alicate de unha, etc.);
-Fósforos e isqueiros.
 
Lembrando que este procedimento de passagem pelo raio-x (e detector de metais) acontece ao passar pelo portão de embarque. Uma vez lá dentro, você tem liberdade de comprar bebida ou comida nos diversos restaurantes disponíveis na área de embarque e entrar com os produtos no avião, sem problemas. O que a segurança do aeroporto tenta evitar com estas regras é que passageiros adentrem o avião com qualquer item trazido de casa que possa representar perigo à segurança dos demais passageiros.
 
Se você possui alguma medicação que precisa ser tomada durante o voo, é necessário apresentar receita médica para manter os remédios na bagagem de mão. Viajando como estudante, você poderá interessar-se em levar remédios de uso comum (como para dores de cabeça ou cólicas), a dica é que os coloque nas malas que serão despachadas, que não passarão pelo raio-x do portão de embarque – mas, mesmo assim, tenha a receita médica.
 
Aparelhos eletrônicos são permitidos: celulares, laptops, iPods, iPads, etc. Apesar de ser exigido que mantenha-os desligados até que o avião atinja uma altura segura, para não haver interferências.
 
Lembre-se: é extremamente importante que você a etiquete com suas informações (nome e telefone), para casos de perda ou roubo. 
 
Leia mais...
 

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Cheerleading: Como ser uma líder de torcida no Brasil?

Você já as viu em filmes norte-americanos ou em grandes eventos esportivos dos Estados Unidos. Você sabe quem elas são! As cheerleaders, ou líderes de torcida, são parte integral da cena esportiva americana. Cada time tem o seu grupo de meninas (e, em grande parte, meninos também) que preparam apresentações cheias de dança, acrobacias, ginástica, ritmo e pom-poms com um só intuito: agitar a torcida.      Criado pela Princeton

40654

8 motivos para estudar no exterior

Seja por conta própria ou por um intercâmbio oferecido pela sua universidade brasileira, estudar no exterior será sempre uma opção beneficial à sua vida de maneira absolutamente geral. Existem inúmeras razões pelas quais a experiência de viver em outro país e frequentar uma instituição internacional deveria ser uma opção obrigatória do sistema educacional de qualquer lugar do mundo. Se você ainda não estiver convencido sobre os benefícios desta experiência, leia

36509

5 coisas que toda au pair precisa considerar antes de escolher uma host family

A escolha da sua host family é, sem dúvidas, a parte mais importante do seu intercâmbio. Afinal, você morará com eles por no mínimo um ano e eles serão não só responsáveis pela segurança como também os seus chefes durante toda a sua estadia.   Existem casos e casos, tanto positivos quanto negativos, sobre a relação entre a intercambista e a família estrangeira. Algumas pessoas precisam passar por rematch em poucos dias, enquanto outras são

4694

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto aqui . Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior...   Alegria avassaladora   Aquele momento de alegria pura e genuína. Uma

4460