Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

O que é campus satélite?

Campus satélite: os campi secundários das universidades internacionais.

O que é campus satélite?
1745

As grandes universidades internacionais possuem um campus principal em uma localização específica. Costumam ser lugares espaçosos, com inúmeros prédios e instalações – formando um ambiente universitário completo. Os estudantes interessados em cursar a instituição, se admitidos, costumar arrumar suas malas e virem dos mais diversos locais do país (ou mundo) para morar próximos ao campus (ou dentro do campus, nos dormitórios universitários) durante os anos de estudo. Mas se o estudante não pode, por qualquer razão, se afastar do seu local de origem, a solução pode ser um satélite.

 

Um campus satélite – em inglês satellite ou branch campus – é um campus de uma faculdade ou universidade fisicamente separado do campus principal. Seriam como campi secundários em diferentes cidades, estados ou até mesmo países; e costumam ser bem menores que os campi principais.

 

O objetivo dos campi satélites é atender a estudantes que não podem ir e voltar de suas casas até a instituição todos os dias, ou então não podem mudar de cidade para estudar – seja por responsabilidades pessoais ou familiares, por limitações financeiras, por causa do trabalho, ou qualquer outro fator. Em outras palavras, permitem a comodidade de estudar sem precisar se deslocar por grandes distâncias. Já para estudantes internacionais, significa ter mais opções de destinos e cursos no exterior a se escolher.

 

Estes locais secundários de estudo disponibilizados por algumas universidades e faculdades internacionais podem aumentar significativamente as matrículas em cursos de ensino superior feitas por estudantes não tradicionais.

 

Non-traditional students

 

Non-traditional students” é um termo em inglês usado para se referir a uma categoria de estudantes do ensino superior que foge do “padrão”, como por exemplo:

 

-Estudantes que dão um intervalo grande entre o término do ensino médio (colegial) e início do ensino superior.

-Frequentam apenas curso de meio-período.

-Têm um emprego de período integral (35 horas semanais) durante os anos de estudo.

-São considerados financeiramente independentes (o que determina elegibilidade para ajudas financeiras oferecidas pela instituição).

-Têm família com filhos, ou são pai/mãe solteiros (as).

 

Campus satélite e a tecnologia

 

A tecnologia sem dúvidas é uma das facilitadoras da comunicação entre campus principal e os campi satélites. A comunicação eletrônica permite que aulas sejam transmitidas para todos os locais de estudos, independente da cidade/estado/país, em cursos à distância ou online. Os alunos de campi satélites, por exemplo, tem acesso ao acervo da biblioteca principal eletronicamente. E a instituição pode administrar matrículas, processos seletivos e ajudas financeiras à distância, apenas com os recursos disponíveis pela tecnologia.

 

Leia mais:

Quais as diferenças entre taught master’s degree e research master’s degree?

Como se preparar para entrevistas de processos seletivos de universidades internacionais

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

O que é campus satélite?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Cheerleading: Como ser uma líder de torcida no Brasil?

Você já as viu em filmes norte-americanos ou em grandes eventos esportivos dos Estados Unidos. Você sabe quem elas são! As cheerleaders, ou líderes de torcida, são parte integral da cena esportiva americana. Cada time tem o seu grupo de meninas (e, em grande parte, meninos também) que preparam apresentações cheias de dança, acrobacias, ginástica, ritmo e pom-poms com um só intuito: agitar a torcida.      Criado pela Princeton

46676

8 motivos para estudar no exterior

Seja por conta própria ou por um intercâmbio oferecido pela sua universidade brasileira, estudar no exterior será sempre uma opção beneficial à sua vida de maneira absolutamente geral. Existem inúmeras razões pelas quais a experiência de viver em outro país e frequentar uma instituição internacional deveria ser uma opção obrigatória do sistema educacional de qualquer lugar do mundo. Se você ainda não estiver convencido sobre os benefícios desta experiência, leia

37545

5 coisas que toda au pair precisa considerar antes de escolher uma host family

A escolha da sua host family é, sem dúvidas, a parte mais importante do seu intercâmbio. Afinal, você morará com eles por no mínimo um ano e eles serão não só responsáveis pela segurança como também os seus chefes durante toda a sua estadia.   Existem casos e casos, tanto positivos quanto negativos, sobre a relação entre a intercambista e a família estrangeira. Algumas pessoas precisam passar por rematch em poucos dias, enquanto outras são

9151

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto aqui . Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior...   1. Alegria avassaladora   Aquele momento de alegria pura e genuína. Uma

4873