Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

O que é grade point average (G.P.A.)?

Média de notas: Como são dadas notas em provas e trabalhos universitários nas universidade dos Estados Unidos.

O que é GPA?
77138

10, 9, 8... A, B, C, D... Ótimo, Bom, Razoável, Insatisfatório. Já entendeu do que se trata este artigo? As notas! Tão temidas em matérias que não temos tanta desenvoltura ou motivo de orgulho em disciplinas que dominamos muito bem. G.P.A. é a sigla para grade point average, ou “média de notas”. Se você pretende estudar no exterior, é bom entender como isso funciona, pois é uma forma usada nas escolas e universidades internacionais para calcular a média semestral de cada estudante.

É bem simples. Você tem uma média para cada disciplina, certo? Para saber a sua nota geral nos semestre é só somar as suas médias de cada matéria e depois dividir pelo número total de matérias.

Ainda parece complicado? Então vamos por partes. As instituições costumam usar letras para classificar o desempenho dos estudantes em provas e trabalhos. As letras representam números, sendo 4.00 o melhor resultado e 0.00 o pior, e podem vir acompanhadas de um sinal de + ou -. Assim:

A = 4.00

A- = 3.67

B+ = 3.33

B = 3.00

B- = 2.67

C+ = 2.33

C = 2.00

D = 1.00

E/F = 0.00

Imaginemos que você tenha as seguintes matérias e suas respectivas médias:

Math (matemática) – A- (3.67)

English (inglês) – A (4.00)

Physics (física) – C (2.00)

Chemistry (química) – B+ (3.33)

Biology (biologia) – B (3.00)

Somando suas notas finais de cada disciplina, você teria, no total, 16.00. Aí é só dividi-lo por 5, o número de matérias que você teve no semestre.

16/5 = 3,2

Portanto, seu G.P.A. – sua média geral de notas do semestre – seria B+ (porque 3,2 está mais próximo do 3,33). No entanto, o G.P.A. pode ter algumas diversificações em países diferentes. O ‘+’ pode representar 0.33 (como mostrado acima) ou 0.3 a mais, já o ‘–‘ representa 0.33 ou 0.3 a menos. Em alguns países, as letras são substituídas apenas por palavras, por exemplo:

A, A- e B+ = Excellent (excelente)

B, B + e C+ = Good (bom)

C = Satisfactory (satisfatório)

D = Poor (ruim)

E/F = Failure (insatisfatório)

Honor society

Nos Estados Unidos, existem organizações com o nome de Honor Societies que reúnem alunos com altas G.P.A.s: aqueles que tiverem as melhores médias de notas ou aqueles que se destacarem em disciplinas específicas são convidados a fazer parte destes grupos seletos de alunos “prodígios”. E qual é a vantagem em fazer parte de uma Honor Society? Ser membro de uma destas organizações gera reconhecimento no mercado de trabalho. Demonstra que o estudante é dedicado e se destacou dentre os demais pelo seu desempenho acadêmico.

 

Leia mais...

O que é PhD?

O que é Fraternity?

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é GPA?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Cheerleading: Como ser uma líder de torcida no Brasil?

Você já as viu em filmes norte-americanos ou em grandes eventos esportivos dos Estados Unidos. Você sabe quem elas são! As cheerleaders, ou líderes de torcida, são parte integral da cena esportiva americana. Cada time tem o seu grupo de meninas (e, em grande parte, meninos também) que preparam apresentações cheias de dança, acrobacias, ginástica, ritmo e pom-poms com um só intuito: agitar a torcida.      Criado pela Princeton

42474

8 motivos para estudar no exterior

Seja por conta própria ou por um intercâmbio oferecido pela sua universidade brasileira, estudar no exterior será sempre uma opção beneficial à sua vida de maneira absolutamente geral. Existem inúmeras razões pelas quais a experiência de viver em outro país e frequentar uma instituição internacional deveria ser uma opção obrigatória do sistema educacional de qualquer lugar do mundo. Se você ainda não estiver convencido sobre os benefícios desta experiência, leia

36819

5 coisas que toda au pair precisa considerar antes de escolher uma host family

A escolha da sua host family é, sem dúvidas, a parte mais importante do seu intercâmbio. Afinal, você morará com eles por no mínimo um ano e eles serão não só responsáveis pela segurança como também os seus chefes durante toda a sua estadia.   Existem casos e casos, tanto positivos quanto negativos, sobre a relação entre a intercambista e a família estrangeira. Algumas pessoas precisam passar por rematch em poucos dias, enquanto outras são

5938

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto aqui . Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior...   Alegria avassaladora   Aquele momento de alegria pura e genuína. Uma

4585