Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

O que é grade point average (G.P.A.)?

Média de notas: Como são dadas notas em provas e trabalhos universitários nas universidade dos Estados Unidos.

O que é GPA?

10, 9, 8... A, B, C, D... Ótimo, Bom, Razoável, Insatisfatório. Já entendeu do que se trata este artigo? As notas! Tão temidas em matérias que não temos tanta desenvoltura ou motivo de orgulho em disciplinas que dominamos muito bem. G.P.A. é a sigla para grade point average, ou “média de notas”. Se você pretende estudar no exterior, é bom entender como isso funciona, pois é uma forma usada nas escolas e universidades internacionais para calcular a média semestral de cada estudante.

 

Estude no exterior

 

É bem simples. Você tem uma média para cada disciplina, certo? Para saber a sua nota geral nos semestre é só somar as suas médias de cada matéria e depois dividir pelo número total de matérias.

 

Ainda parece complicado? Então vamos por partes. As instituições costumam usar letras para classificar o desempenho dos estudantes em provas e trabalhos. As letras representam números, sendo 4.00 o melhor resultado e 0.00 o pior, e podem vir acompanhadas de um sinal de + ou -. Assim:

 

A = 4.00

A- = 3.67

B+ = 3.33

B = 3.00

B- = 2.67

C+ = 2.33

C = 2.00

D = 1.00

E/F = 0.00

 

Imaginemos que você tenha as seguintes matérias e suas respectivas médias:

Math (matemática) – A- (3.67)

English (inglês) – A (4.00)

Physics (física) – C (2.00)

Chemistry (química) – B+ (3.33)

Biology (biologia) – B (3.00)

 

Somando suas notas finais de cada disciplina, você teria, no total, 16.00. Aí é só dividi-lo por 5, o número de matérias que você teve no semestre.

 

16/5 = 3,2

 

Portanto, seu G.P.A. – sua média geral de notas do semestre – seria B+ (porque 3,2 está mais próximo do 3,33). No entanto, o G.P.A. pode ter algumas diversificações em países diferentes. O ‘+’ pode representar 0.33 (como mostrado acima) ou 0.3 a mais, já o ‘–‘ representa 0.33 ou 0.3 a menos. Em alguns países, as letras são substituídas apenas por palavras, por exemplo:

 

A, A- e B+ = Excellent (excelente)

B, B + e C+ = Good (bom)

C = Satisfactory (satisfatório)

D = Poor (ruim)

E/F = Failure (insatisfatório)

 

Honor society

 

Nos Estados Unidos, existem organizações com o nome de Honor Societies que reúnem alunos com altas G.P.A.s: aqueles que tiverem as melhores médias de notas ou aqueles que se destacarem em disciplinas específicas são convidados a fazer parte destes grupos seletos de alunos “prodígios”. E qual é a vantagem em fazer parte de uma Honor Society? Ser membro de uma destas organizações gera reconhecimento no mercado de trabalho. Demonstra que o estudante é dedicado e se destacou dentre os demais pelo seu desempenho acadêmico.

 

Leia mais...

O que é PhD?

O que é Fraternity?

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Cheerleading: Como ser uma líder de torcida no Brasil?

Você já as viu em filmes norte-americanos ou em grandes eventos esportivos dos Estados Unidos. Você sabe quem elas são! As cheerleaders, ou líderes de torcida, são parte integral da cena esportiva americana. Cada time tem o seu grupo de meninas (e, em grande parte, meninos também) que preparam apresentações cheias de dança, acrobacias, ginástica, ritmo e pom-poms com um só intuito: agitar a torcida.      Criado pela Princeton

70.6K

8 motivos para estudar no exterior

Seja por conta própria ou por um intercâmbio oferecido pela sua universidade brasileira, estudar no exterior será sempre uma opção beneficial à sua vida de maneira absolutamente geral. Existem inúmeras razões pelas quais a experiência de viver em outro país e frequentar uma instituição internacional deveria ser uma opção obrigatória do sistema educacional de qualquer lugar do mundo. Se você ainda não estiver convencido sobre os benefícios desta experiência, leia

40.4K

5 coisas que toda au pair precisa considerar antes de escolher uma host family

A escolha da sua host family é, sem dúvidas, a parte mais importante do seu intercâmbio. Afinal, você morará com eles por no mínimo um ano e eles serão não só responsáveis pela segurança como também os seus chefes durante toda a sua estadia.   Existem casos e casos, tanto positivos quanto negativos, sobre a relação entre a intercambista e a família estrangeira. Algumas pessoas precisam passar por rematch em poucos dias, enquanto outras são

31.2K

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto aqui . Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior...   1. Alegria avassaladora   Aquele momento de alegria pura e genuína. Uma

6.4K