Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

8 coisas que você gostaria de saber durante a faculdade

Aqueles conselhos que poderiam ter te ajudado a se preparar melhor e aproveitar mais os anos na faculdade. Você tem algum conselho que não está na lista?

8 coisas que você gostaria de saber durante a faculdade
5909

Tem coisas que a gente gostaria de ter aprendido antes. Detalhinhos que poderiam ter ajudado ou facilitado a planejar a experiência de viver pelos quatro anos de uma graduação. Com certeza, você não levou muito tempo para aprender alguns itens desta lista, mas tem coisa que a gente só aprende errando. Para que você não precise passar pelo caminho mais difícil, aqui vão algumas dicas do site USA Today que todo mundo deveria saber antes de entrar na faculdade!

 

1. O “triângulo universitário” é um ato de equilíbrio

 

 

Sono. Estudos. Vida social. Este é o triângulo da vida universitária. Diz-se que o ideal é escolher dois destes itens – ter os três seria impossível. Só que não. É essencial que você consiga um equilíbrio entre os três itens do triângulo, principalmente porque ele é vital para um bom desempenho acadêmico. A prática de um exercício, atividades extracurriculares, estágio, aulas, trabalhos em grupo, leituras obrigatórias, saídas com os amigos, baladas, festas, churrascos, dormir no mínimo seis horas por noite... Tem que haver um balanço! É claro que em certos períodos, como em final de semestre, por exemplo, é normal estudar mais e dormir menos para dar conta de tudo. No entanto, passada a semana de provas, o estudante pode compensar no sono e na vida social durante as férias e voltar com a bateria carregada.

 

 Se você trabalha e estuda ao mesmo tempo, o triângulo vira um quadrado, mas nós temos algumas dicas para você! Leia nossa matéria sobre como conciliar estudos e trabalho.

 

2. Tem sempre alguém disposto a te ajudar

Tem muita gente na faculdade disponível e disposta a ajudá-lo. Professores, administradores, veteranos e funcionários. Pessoas com bastante experiência e que, quando solicitadas, irão compartilhá-la de bom grado. Faça uso do email de contato que o professor oferece no primeiro dia de aula; saiba quem o representa no governo estudantil; tenha amizade com estudantes do segundo, terceiro e quarto ano do curso. Isso vai ajudá-lo também a criar uma excelente rede de contatos.

 

3. Não se importe com o que as pessoas pensam de você

É fácil se ver preso na mentalidade do grupo com quem você anda na faculdade. Você naturalmente vai passar bastante tempo com amigos que fizer na universidade e também vai querer se enturmar com os colegas de classe. Mas agora também é a hora de fazer a sua opinião ser ouvida (respeitosamente) e fazer o que você gosta porque é importante para você, não porque é importante para qualquer outra pessoa. A universidade é um período definidor. Fuja de estereótipos, negatividade e qualquer picuinha típica de colegial.

 

4. É bom sair da sua zona de conforto pelo menos uma vez

Você mora na casa dos seus pais durante os estudos? Então considere a possibilidade de estudar no exterior por alguns meses ou então fazer algum tipo de trabalho voluntário na sua própria cidade. Você só faz os requisitos mínimos para passar nas matérias? Então escolha um curso extracurricular de um segundo idioma ou de qualquer outra coisa que agregue ao conteúdo do seu curso (Photoshop? Fotografia? Gastronomia? Marketing?). O propósito é aproveitar este período para aprender coisas novas.

 

5. É normal não ter tudo planejado

Apesar de parecer que muita gente já tem tudo planejado, é normal não saber o que você quer fazer depois da faculdade. É normal não ter certeza qual área profissional você gosta mais. Mas as respostas não vão chegar magicamente até você. Use este período para se conhecer melhor, fazer contatos, e experimentar as diferentes possibilidades profissionais que o seu curso criará para você.

 

6. É fácil de esquecer que você é um estudante

Entre estágio, trabalho, amigos, família e atividades, é fácil esquecer o porquê de você estar na faculdade: para aprender! Esta é a época para focar em oportunidades intelectuais disponíveis, participando de discussões em sala de aula, conversando com seus colegas de classe, mantendo-se atualizado sobre a sua área de estudo, usando os recursos e instalações da sua faculdade, frequentando feiras e conferências, etc.

 

7. Você também precisa descansar

Dormir faz bem. Praticar algum exercício que relaxe e alivie a tensão dos estudos. Rever os amigos ou sair com a (o) namorada (o). Passar um domingo inteiro assistindo a uma temporada daquela série que você ama... Descansar faz bem à saúde e ajuda a recarregar as baterias.

 

8. Ter orgulho da sua universidade não é cafona

Você escolheu matricular-se nela. Esta universidade vai sempre fazer parte da sua vida e da sua história! Tudo bem sentir um orgulho enorme dela. Tudo bem lembrar-se dela com a maior nostalgia e saudades depois que o seu curso acabar. Ter orgulho da sua carreira acadêmica não é cafona!

 

Leia mais:

Cinco técnicas de preparação para provas

Como conseguir experiência profissional sem experiência profissional

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

8 coisas que você gostaria de saber durante a faculdade

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Cheerleading: Como ser uma líder de torcida no Brasil?

Você já as viu em filmes norte-americanos ou em grandes eventos esportivos dos Estados Unidos. Você sabe quem elas são! As cheerleaders, ou líderes de torcida, são parte integral da cena esportiva americana. Cada time tem o seu grupo de meninas (e, em grande parte, meninos também) que preparam apresentações cheias de dança, acrobacias, ginástica, ritmo e pom-poms com um só intuito: agitar a torcida.      Criado pela Princeton

42209

8 motivos para estudar no exterior

Seja por conta própria ou por um intercâmbio oferecido pela sua universidade brasileira, estudar no exterior será sempre uma opção beneficial à sua vida de maneira absolutamente geral. Existem inúmeras razões pelas quais a experiência de viver em outro país e frequentar uma instituição internacional deveria ser uma opção obrigatória do sistema educacional de qualquer lugar do mundo. Se você ainda não estiver convencido sobre os benefícios desta experiência, leia

36746

5 coisas que toda au pair precisa considerar antes de escolher uma host family

A escolha da sua host family é, sem dúvidas, a parte mais importante do seu intercâmbio. Afinal, você morará com eles por no mínimo um ano e eles serão não só responsáveis pela segurança como também os seus chefes durante toda a sua estadia.   Existem casos e casos, tanto positivos quanto negativos, sobre a relação entre a intercambista e a família estrangeira. Algumas pessoas precisam passar por rematch em poucos dias, enquanto outras são

5776

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto aqui . Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior...   Alegria avassaladora   Aquele momento de alegria pura e genuína. Uma

4564