
A promoção para uma posição de gerência não transforma automaticamente o profissional em líder. Algumas pessoas são líderes natas, enquanto outras precisam desenvolver as habilidades com o tempo. No entanto, há diversas diferenças entre ser chefe e ser líder. Essa distinção é essencial porque o sucesso de uma organização depende da aptidão dos profissionais escolhidos para comandar equipes.
A capacidade de liderar acontece com a prática. Não é à toa que as universidades internacionais focam tanto nas habilidades e treinamentos de liderança durante a graduação, com diferentes programas e módulos na grade curricular ou atividades extracurriculares. O objetivo é formar profissionais que estejam prontos para assumir posições de gestão de pessoas no mercado de trabalho após os estudos.
Durante o webinar “Entenda a bolsa Chevening” realizado pela organização loveUK ano passado, a gerente regional na América Latina da University of York, Jenny Gonzalez Hogg, explicou como a seleção dos bolsistas se preocupa em encontrar “futuros líderes”. “Considere o que significa ser um bom líder, pense em exemplos e quais qualidades eles têm em comum. Depois, tente entender quais e como você as apresenta”, explicou.
Saber quais são as características de um líder eficiente e as diferenças entre liderança e chefia te ajudará a se destacar desde o início da sua vida acadêmica e profissional. Se liderar não for natural para você, entenda que é possível mudar e se aperfeiçoar ao longo da carreira. Entretanto, é preciso estar disposto a se expor e a desenvolver habilidades, como as de comunicação.
As 10 diferenças essenciais entre líderes e chefes
Você já deve ter escutado falar na principal diferença entre líder e chefe: as pessoas seguem os líderes e trabalham para os chefes. Embora verdade, a distinção vai além disso.
A seguir, discorremos sobre dez das diferenças essenciais entre líderes e chefes, de acordo com a Forbes, Business2Community e outros sites de referência em business.
1. Criar uma visão do futuro ao invés de metas
Os líderes conseguem criar uma visão completa do futuro e inspirar as pessoas a enxergá-la também. Desse jeito, trabalhar para torná-la realidade vira um objetivo coletivo – não porque “o chefe mandou”, mas porque todos conseguem visualizá-la e se envolvem com o processo. É diferente de apenas estipular metas ou prazos específicos sem explicar as razões ou os caminhos até eles.
A liderança faz com que todos sejam parte de algo maior e sabe que uma equipe engajada chega mais longe do que indivíduos trabalhando autonomamente.
2. Ser agentes de mudança
Inovação é importante para os líderes. Eles entendem que, apesar de as coisas funcionarem bem como estão, há sempre maneiras de melhorar. Isso não significa não ter receio de mudança, mas encará-la mesmo assim, por um bem maior.
Os chefes tendem a preferir manter o status quo. É aquela coisa de “Por que mexer em time que está ganhando?”. Já os líderes são agentes de mudança e compreendem que uma pequena evolução pode criar ondas por toda a empresa.
3. Ser autêntico
Os líderes são autênticos. Eles procuram se conhecer o máximo possível, tanto os pontos positivos quanto os negativos, para atingir a autoconsciência. Também trabalham a fim de criar uma marca pessoal fiel a quem eles são. Geralmente, isso resulta em pessoas transparentes, dispostas a se destacar e confortáveis consigo mesmas.
Os chefes preferem repetir competência, ações e comportamentos que aprenderam com os outros. Ou seja: adotam um estilo de liderança já existente ao invés de tentar definir o seu próprio.
4. Arriscar-se
Ao unir a vontade de inovar com a confiança da autenticidade, você atinge uma outra qualidade comum aos líderes: a capacidade de assumir riscos. Diferente dos chefes, que preferem permanecer em um caminho conhecido e seguro para minimizar os riscos, o líder gosta de experimentar coisas novas, mesmo que acabem falhando.
Ele sabe que o fracasso faz parte do sucesso.
Os chefes procuram evitar ou controlar os problemas em vez de abraçá-los como um meio de aperfeiçoamento.
5. Pensar em longo termo
Líderes mantêm sua palavra. Eles fazem o que falam e são capazes de conservar a motivação de um objetivo distante, sem precisar ficar recebendo recompensas regularmente.
Os chefes trabalham com metas de curto prazo e buscam reconhecimento e elogios com mais frequência. Se isso não acontece, se desmotivam com facilidade.
6. Buscar o crescimento pessoal
Os líderes são criativos e curiosos. Eles enxergam o retrocesso em não aprender algo novo ou desenvolver suas habilidades todos os dias. O mercado de trabalho está em constante evolução. Para acompanhá-lo, o profissional precisa se manter relevante e o crescimento pessoal é essencial nesse caminho.
Os chefes costumam apenas repetir as habilidades e ações que os tornaram bem-sucedidos, aperfeiçoando apenas características já existentes e adotando comportamentos “comprovados”.
7. Construir relações
O foco dos líderes são as pessoas. O que importa para eles é estar em contato com todas as partes envolvidas na realização da sua visão do futuro. O trabalho em equipe é fundamental e a comunicação deve ser clara, respeitosa e convincente. Tudo isso faz com que o líder seja eficiente em criar confiança e lealdade.
O foco dos chefes é o sistema. Eles estão mais interessados nas estruturas. Enxergam apenas indivíduos, e não uma equipe, e preocupam-se com as análises e processos que resultarão no objetivo esperado.
8. Inspirar
Os líderes entendem que as pessoas que trabalham para eles têm as respostas ou os meios para encontrá-las. São capazes de enxergar o potencial em cada um dos seus colaboradores e os incentivam a melhorar sempre. Apesar de liderar e guiar, eles sabem identificar o momento de se afastar e deixar que as pessoas aprendam e se desenvolvam sozinhas.
Os chefes mandam. Eles distribuem tarefas e o passo a passo para realizá-las – e muitas vezes ficam insatisfeitos quando suas ordens não são seguidas à risca.
9. Ser entusiasta
O trabalho pode ser enfastiante de vez em quando. Não é natural estar disposto ou satisfeito o tempo inteiro, nem mesmo para um líder. O importante é saber o que fazer quando bate o tédio ou o desânimo.
Líderes são profissionais mais entusiastas e carismáticos e, ao mesmo tempo, sabem respeitar o potencial e carisma dos outros, sem medo de perder o lugar.
Os chefes são autoritários e controladores. Por essas e outras que é tão comum que o líder seja uma pessoa admirada, enquanto o chefe é temido.
10. Incentivar novas ideias e escutar
Os líderes fazem brainstorm e incentivam o pensamento “fora da caixinha”. Eles buscam o envolvimento de toda a equipe para criar novas ideias e escuta as suas opiniões. Os chefes gostam de ser ouvidos. Exigir respeito é diferente de conquistá-lo.
10 formas de treinar a liderança
- 1. Escute mais, fale menos.
- 2. O consenso é bom, mas direção e determinação criam ação.
- 3. Qualquer pessoa pode identificar um problema. Um líder faz parte da solução.
- 4. Não se vanglorie publicamente.
- 5. Dê o exemplo certo.
- 6. Seja honesto e otimista.
- 7. Saiba quais são os seus planos para o futuro.
- 8. Procure conhecer-se cada dia mais.
- 9. Não tenha vergonha de assumir um erro e pedir desculpas.
- 10. Respeito em primeiro lugar, sempre.
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