
Segundo a famosa publicação de ensino superior, Times Higher Education, apenas 34 das 100 melhores universidades do mundo no ranking global de 2018 são lideradas por mulheres. Apesar de ser um número ainda bastante desigual, as reitoras e vice-reitoras estão tomando as rédeas de instituições tão importantes quanto Harvard, Oxford e Cornell.
No mês de março, em que comemoramos o Dia da Mulher, resolvemos trazer uma lista de dez universidades nacionais e internacionais administradas por mulheres extremamente competentes, com carreiras acadêmicas impecáveis e ideias com o potencial de revolucionar o mundo – além de, em muitos casos, elas serem as primeiras reitoras das instituições.
1. University ofOxford
Fonte: University of Oxford.
Louise Richardson é vice-reitora da Oxford, no Reino Unido, desde 2016. Antes, ela foi reitora da University of St Andrews por sete anos – e foi a primeira mulher a ocupar esta posição. O foco acadêmico de Louise é em segurança internacional, com ênfase em movimentos terroristas nas relações internacionais.
2. Harvard University
Fonte: Harvard University.
Drew Faust é a primeira mulher a assumir a posição de presidente da Harvard em toda a sua história de mais de 380 anos (e apenas a quinta entre todas as universidades da Ivy League). Ao ser nomeada presidente, Drew disse “esperar que a sua nomeação servisse de símbolo para novas oportunidades que teriam sido inconcebíveis até há uma geração atrás”.
3. UFSCar
Fonte: UFSCar.
A Universidade Federal de São Carlos, no estado de São Paulo, é administrada pela reitora Drª Wanda Hoffmann, graduada em Engenharia Metalúrgica, Mestre em Engenharia dos Materiais e Doutora em Ciência e Engenharia dos Materiais, e ainda tem dois pós-doutorados em Conformação a Quente e Prospecção de Informação Tecnológica.
Wanda já estudou e trabalhou em universidades do Estados Unidos, França e Canadá.
4. Imperial College London
Fonte: Imperial College London.
Apesar de ser americana e ter começado sua carreira acadêmica nos EUA, Alice Gast foi eleita presidente da Imperial College London em 2014, após sua experiência como reitora da Lehigh University, na Pensilvânia. O Instituto Americano de Engenheiros Químicos a elegeu entre os 100 principais engenheiros dos EUA na categoria “Liderança”.
5. University of Pennsylvania
Fonte: University of Pennsylvania.
Amy Gutmann é presidente da Universidade da Pensilvânia há quase 18 anos, com contrato firmado até 2022 – a mais longa administração da universidade em seus 278 anos. Ela é teórica política e autora de 16 livros sobre política, educação e filosofia.
A sua administração tem três focos principais: inclusão, inovação e impacto. Graças aos seus valores, a Penn conseguiu dobrar o número de estudantes de baixa renda e renda média.
6. Universidade Federal de Ouro Preto
Fonte: UFOP.
Cláudia Aparecida Marliére de Lima assumiu a reitoria da UFOP, em Minas Gerais, há pouco mais de um ano e a manterá até 2021. Ela é a primeira mulher a ocupar a posição desde a fundação da Universidade em 1969.
“Por ser mulher, eu tenho alguns compromissos que são muito importantes e o principal deles é tornar a UFOP mais inclusiva”, disse Cláudia em sua cerimônia de posse. Ela tem graduação em Nutrição pela própria UFOP e um doutorado de Avaliação do Impacto Ambiental pela Aberystwyth University, do Reino Unido.
7. London School of Economics and Political Science
Fonte: LSE.
Minouche Shafik é economista e já exerceu diferentes posições em organizações internacionais, como no Grupo Banco Mundial e Departamento de Desenvolvimento Internacional do governo britânico. Ela tornou-se diretora da LSE em setembro de 2017.
8. McGill University
Fonte: McGill University.
Suzanne Fortier é diretora e vice-reitora da McGill University, no Canadá, há cinco anos. Antes disso, a sua carreira acadêmica tinha foco em Cristalografia – ciência experimental que estuda a disposição dos átomos em sólidos – e Inteligência Artificial. Ela também já fez parte do Conselho de Ciências Naturais e Engenharia do Canadá.
9. University of California, Berkeley
Fonte: Berkeley.
Uma das universidades mais renomadas dos Estados Unidos, a Berkeley é administrada por Carol Christ, a primeira reitora da instituição depois de seis anos como vice-reitora e assistente de gestão e também depois de exercer a presidência da Smith College por 11 anos.
O seu foco administrativo na Berkeley é o combate à violência e abuso sexual no campus.
10. Universidade de Brasília
Fonte: UnB.
A UnB elegeu uma reitora em 2016. Toda a carreira acadêmica de Márcia Abrahão aconteceu na Universidade na capital do país, da graduação ao doutorado em Geologia, onde era professora desde 1995. Ela também foi bolsista sanduíche na França e fez pós-doutorado na Queen’s University, no Canadá.
Com informações da Times Higher Education.