Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Perspectivas profissionais - Leitura recomendada

40 mudanças para deixar o currículo mais atrativo

Aprenda como deixar o seu currículo mais organizado, funcional e atraente, para ajudar a destacá-lo dentre os demais.

40 mudanças para deixar o currículo mais atrativo em poucos minutos

Chega sempre um momento em que o seu currículo precisa de uma revisão. Reservar um tempo para remodelar e enxugar o CV é muito válido, principalmente se você estiver se preparando para procurar um emprego, mudar de carreira ou simplesmente de olho em novas oportunidades.

 

Mesmo que já esteja empregado, é sempre bom dar uma revisada no currículo, ao menos uma vez ao ano. Muita coisa muda nesse período: você conquistou novas habilidades? Subiu de cargo na empresa? Aprendeu algo novo? Concluiu mais um curso?

 

Vamos escrever o currículo perfeito juntos? Seguem as dicas!

 

40 mudanças para deixar o currículo mais atrativo em minutos

 

O site USA Today College listou várias dicas de mudanças para deixar o currículo mais atrativo em poucos minutos. Portanto, não se preocupe se você não tiver o tempo necessário para fazer uma super revisão ou reescrever o currículo. Há coisas que você pode fazer com apenas dois minutinhos.

 

Mas antes de listar as dicas, vale frisar que cada caso é um caso. Considere as mudanças que façam sentido na sua área de atuação e no cargo que você gostaria de conquistar

 

Encontre sua pós-graduação no exterior pelo Hotcourses Brasil

 

Mudanças no currículo em 2 minutos

 

1. Mude a fonte do seu currículo para uma mais adequada, como Verdana, Times
New Roman, Arial e Calibri. Em outras palavras, certifique-se de que a fonte não seja difícil de ler.

 

2. Não anexe cartas de referência – faça isso apenas se for solicitado pela empresa.

 

3. O que escrever no objetivo do currículo? Segundo o USA Today College, você deveria excluir clichês como “Eu sou um profissional dedicado, interessado em trabalhar no setor [preencha aqui]”. Isto tudo é óbvio, afinal você já está se candidatando a uma vaga no setor. Tente resumir em uma ou duas frases bem objetivas e específicas o que é realmente importante para você. Seja sincero.

 

4. Verifique a ortografia (muito importante!) e corrija erros eventuais.

 

5. Salve o seu currículo como PDF. Assim a formatação não corre o risco de ser bagunçada quando o arquivo for aberto em outro computador.

 

6. Mudo o nome do arquivo para “[NOME] [SOBRENOME] Currículo”. Fica mais fácil de identificar quem o enviou e ajuda a evitar que o seu currículo se perca na multidão.

 

7. Se você não for da região onde a empresa está localizada e o emprego for presencial, remova o seu endereço do currículo. Pode ser que os recrutadores já o eliminem sem ler e sem saber, por exemplo, que você está disposto a se mudar.

 

8. No lugar do endereço, acrescente um link para o seu perfil no LinkedIn e de outras redes sociais relevantes (se você usá-los de forma profissional ou se estiver se candidatando a vagas relacionadas à mídia ou à criatividade).

 

9. Crie uma URL customizada para o seu perfil público no LinkedIn usando apenas /seunome (ou alguma variação mais simples se o seu username já estiver tomado). 

 

10. Certifique-se de que todos os hiperlinks no seu currículo estejam funcionando direitinho – email, LinkedIn, outros perfis nas redes, site pessoal, etc.

 

11. Se você já se formou há mais de três anos, evite incluir a data de sua graduação. O mais importante para os recrutadores é saber se você tem um diploma acadêmico.

 

12. Coloque a seção sobre educação depois da parte sobre experiências. A não ser que você tenha se graduado recentemente, as informações sobre os seus dois últimos empregos são mais relevantes.

 

13. Para facilitar a leitura, aumente o espaço entre as linhas (no Word, vá a Layout da Página – Parágrafo – Espaçamento).

 

Leia também: 5 dicas para a construção de um currículo internacional.

 

Como deixar o curriculo mais atraente em poucos minutos?

5 dicas para fortalecer o seu currículo em dois minutos.

 

Mudanças no currículo em 5 minutos

 

1. Exclua qualquer referência ao ensino médio, a não ser que: você acabou de se formar no colegial; precisa fazer volume no currículo; ou tenha feito algo de extraordinário no ensino médio que seja realmente relevante.

 

2. Atualize a seção de “habilidades”. Adicione novas habilidades adquiridas e remova qualquer uma que esteja desatualizada. (No geral, ninguém precisa saber que você sabe usar o Microsoft Word porque isso já é uma exigência geral).

 

3. Verifique a consistência da formatação no documento: a mesma fonte, o mesmo tamanho, a mesma cor, o mesmo espaçamento.

 

4. Se você tem várias habilidades relacionadas a uma função – por exemplo, fluência em uma língua estrangeira, softwares e liderança -, prefira dividi-las em seções como “Habilidades com Softwares” e “Fluência em Línguas Estrangeiras”.

 

5. Encontre acrônimos no currículo e escreva o nome de cada um deles de forma completa pelo menos uma vez (título, certificação, organização, universidade ou diploma).

 

6. A não ser que você seja um designer e tenha um currículo super criativo e bem feito, remova fotos e qualquer elemento visual. Fica bem mais clean.

 

7. Se você tiver intervalos de alguns meses entre empregos, troque as datas de início e término de cada posição para apenas anos (por exemplo, 2011 – 2012).

 

8. Troque adjetivos genéricos e clichês (como experiente e perfeccionista) por uma linguagem mais forte e marcante que descreva os seus pontos fortes de maneira mais original. (Nós listamos adjetivos para currículo abaixo neste mesmo artigo.)

 

9. Trabalhou em várias funções dentro da mesma organização? Aprenda como listá-las corretamente no currículo.

 

10. Como regra geral, você deve informar apenas os últimos dez a 15 anos de seu histórico profissional e incluir só as experiência relevantes à posição específica a qual você estiver se inscrevendo.

 

11. Revise linha a linha e anote todas as “palavras órfãs” (aquelas palavras isoladas à esquerda na linha). Veja se há a possibilidade de editar a linha acima para eliminá-la da de baixo. Parece pouco (e é), mas faz o seu currículo mais atraente e bem editado.

 

12. Divida as seções com linhas de lado a lado, separando a página. Isso deixa o seu currículo visualmente mais organizado e fácil de consultar.

 

13. Escreva todos os números no formato numérico (30% ou invés de “trinta por cento”, por exemplo) para que fiquem mais visíveis.

 

14. Leia o seu currículo em voz alta. Isto não só ajudará a notar erros como também perceber sentenças que estejam soando estranhas ou difíceis de compreender.

 

Leia também: O que responder em pretensão salarial?

 

Mudanças no currículo em 10 a 15 minutos

 

1. Preste muita atenção à primeira metade da primeira folha do seu currículo. Esta parte vai ser a primeira coisa que o recrutador vai ver quando abri-lo. Ou seja, será a primeira impressão que ele terá de você.

 

2. Certifique-se de ter no máximo seis ou sete tópicos para cada posição. Mesmo que você tivesse mais funções no trabalho, o recrutador não lerá todas elas se a seção estiver muito longa. Por isso, priorize as mais importantes e que sejam relacionadas à vaga que você estiver concorrendo.

 

3. Mostre o seu currículo para alguém com quem você não tem muito contato e peça para que o leia por 30 segundos. E então pergunte: Quais são as três coisas que mais te chamaram a atenção? Este feedback lhe ajudará a modelá-lo para atender melhor aos seus objetivos.

 

4. Outra ideia muito interessante é colocar o seu currículo em um “gerador de nuvens de tag” e ver quais palavras mais se destacam. Estas serão as que mais chamarão a atenção do recrutador. Você está satisfeito com elas? Se não, revise e altere o currículo.

 

5. Acrescente mais números ao seu currículo. Quantas pessoas foram impactadas pelo seu trabalho? Por qual porcentagem você excedeu a sua meta? (Tudo bem usar estimativas, desde que você tenha como comprová-las.)

 

6. Considere acrescentar uma seção de qualificações. Ela deverá ter até seis linhas ou tópicos com apenas o que você tiver de melhor nos quesitos habilidades, conquistas e experiências importantes.

 

7. Melhore o cabeçalho do seu currículo para ficar mais chamativo. Ele pode acabar virando a sua “marca”.

 

8. Se você acha que precisa preencher mais o seu currículo, nada o impede de acrescentar experiências não-remuneradas, trabalhos voluntários, blogs ou trabalhos como freelancer que você já tenha feito.

 

9. O seu currículo tem de aparentar ser interessante e relevante para qualquer pessoa que analisá-lo pela primeira vez, seja um assistente, recrutador, estagiário ou um executivo de alto nível.

 

10. Verifique se todas as informações inseridas no currículo estão atualizadas: um artigo que você tenha publicado, novas habilidades adquiridas, prêmios recebidos.

 

11. Atualize o seu perfil no LinkedIn de acordo com as informações inseridas no currículo.

 

12. Peça (educadamente) para dar uma olhadinha no currículo de amigos e contatos profissionais para se inspirar.

 

13. Com o currículo remodelado e atualizado, é hora de enviá-lo para se candidatar a vagas de seu interesse.

 

Tópicos de um currículo

 

  • Informações pessoais: seu nome completo, endereço, celular (Whatsapp), email e redes sociais;

  • Histórico acadêmico: o seu grau de escolaridade, diplomas e certificados, nome da instituição cursada (comece pelo curso mais recente ou o mais importante para a vaga) e ano de conclusão;

  • Objetivo profissional;

  • Carreira profissional: onde você já trabalhou, qual era o seu cargo, nome da empresa, por quanto tempo exerceu a função, resumo das suas atividades e responsabilidades;

  • Nível de fluência em idiomas estrangeiros;

  • Atividades e hobbies: qualquer tipo de atividade realizada no seu tempo livre que tenha relação com a vaga ou que mostre um pouco mais sobre os seus interesses.

 

Algumas coisas nesta lista contradizem as dicas nas mudanças acima, eu sei. Mas como já comentei na introdução, cada caso é um caso. O ideal é formular o seu currículo de acordo com a vaga na qual estiver concorrendo.

 

Adjetivos para currículo

 

Segundo o site especializado de busca por empregos Indeed, os adjetivos para currículo variam de acordo com a sua área. Para cargos de tecnologia, por exemplo, você pode usar proficiente, meticuloso, inovador, sofisticado, entre outros. Já para áreas de marketing, use criativo, dinâmico, articulado e outros.

 

Mas, se de maneira geral, você quiser usar adjetivos para currículo que sejam relacionados a habilidades como liderança, comunicação e produtividade, use:

 

  • Confiável

  • Decisivo

  • Responsável

  • Disciplinado

  • Prolífico

  • Competente

  • Rentável

  • Atento

  • Persuasivo

  • Respeitoso

  • Construtivo

  • Inclusivo

  • Flexível

 

É importante que você faça uma busca pelas palavras-chave da sua área de atuação antes de realizar as mudanças que vão deixar o seu currículo mais atrativo. Os adjetivos com certeza podem ajudar.

 

Use os adjetivos listados acima para descrever a si mesmo e aos seus projetos e experiências de acordo com a vaga que você busca.

 

Currículo colorido pode?

 

Um pouco de cor em pontos estratégicos do currículo pode sim. Isso ajuda a destacar informações importantes. Mas não exagere e escolha uma cor agradável aos olhos, sem ser muito chamativa.

 

Como escrever sua cover letter: introdução ou email para se candidatar a uma vaga profissional/acadêmica e encaminhar o seu currículo.

 

Fonte: USA Today College

Leitura recomendada

article Img

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho

O site Business Insider publicou uma matéria com itens sobre o que fazer durante os 15 minutos angustiantes e de ansiedade que antecedem uma entrevista de trabalho. Este pequeno período pode ser a sua oportunidade de colocar-se no humor certo para se sair bem no processo seletivo.   Preparação para entrevista de emprego   O principal, claro, é manter-se calmo e focado – dependendo do seu nível de stress, a sua capacidade de pensar de

29.5K
article Img

Emprego pelo Mundo: o seu sonho de trabalhar no exterior começa aqui

Criado há pouco mais de um ano, com o objetivo de dar resposta a todos que estão à procura de uma oportunidade de emprego fora ou dentro do seu país de residência, o portal Emprego Pelo Mundo pretende fornecer aos seus seguidores um serviço de busca de oportunidades de emprego, empreendedorismo e formação, de forma rápida, fácil e gratuita.   Com um total de mais de 20 milhões de pageviews, mais de 3,5 milhões de visitantes e 213 mil membros no

9.9K
article Img

Cinco países com os maiores salários mínimos do mundo

Salário mínimo é o menor valor que um empregador é legalmente obrigado a pagar por um serviço a seus empregados. Em 2014, entrou em vigor no Brasil um novo salário mínimo de R$724 – em 2013 era de R$678. Em quais países este valor é o maior? O site Emprego pelo Mundo listou os cinco maiores salários mínimos do mundo. Veja a seguir o equivalente em reais.   5º) Reino Unido – R$42.638 anuais (2011)   Além do valor anual, o valor

9.6K