Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

5 coisas para fazer após a graduação

Acabou de ser formar na universidade e não sabe bem o que fazer? Nossa lista ajudará a aproveitar essa época de realização pessoal da melhor maneira possível!

5 coisas para fazer após a graduação

Graduar-se e receber reconhecimento pelo seu desempenho é um ponto alto da carreira acadêmica de qualquer estudante. Após muito trabalho duro e noites acordado para estudar, finalmente chegou a hora de celebrar e também de pensar nos próximos passos.

 

estudar no exterior

 

A graduação é uma época maravilhosa, mas sabemos que, apesar do alívio, a liberdade recém-adquirida também pode ocasionar uma sensação avassaladora de insegurança, especialmente se você não souber o que quer fazer agora.

 

Não se desespere! Há diferentes formas valiosas de investir o seu tempo e dedicação após a graduação e nós estamos aqui para te ajudar a explorá-las a seguir!

 

5 coisas para fazer após a sua graduação

 

1. Iniciar a sua carreira profissional

 

carreira internacional - trabalhar no exterior

 

Agora que terminou a sua graduação e conseguiu o seu tão sonhado diploma, provavelmente você está considerando embarcar em uma carreira – se é que você já não embarcou durante os estudos. Conseguir experiência de trabalho é sempre uma boa ideia neste período, mesmo que você ainda não tenha total certeza sobre qual carreira específica escolher.

 

Você pode começar a sua pesquisa por empregos diretamente relacionados à sua área de estudo, em qualquer campo, ou então opções nada relacionadas. Independentemente da sua escolha, primeiro você precisa analisar as suas habilidades conquistadas com a graduação e as experiências de estágios que teve ao longo dos estudos, e como tudo isso lhe beneficiará na sua busca por uma oportunidade profissional.

 

Se você já estiver empregado quando se graduar, este é o momento ideal para se perguntar se é isso que você quer para a sua carreira. Se a resposta for não, talvez seja hora de considerar outras opções e procurar por uma vaga que se encaixe melhor aos seus planos para o futuro.

 

Caso precise de ajuda ou suporte nesta busca, visite a sua universidade para conversar com um orientador de carreira. Isso é bastante comum em instituições de ensino superior de países como Estados Unidos e Reino Unido.

 

Se você concluiu a sua graduação no exterior, pode estender a sua estadia para conseguir experiências profissionais no país antes de retornar para o Brasil. Saiba mais sobre isso aqui!

 

Outros artigos que lhe ajudarão nesta fase:

 

2. Fortalecer o seu currículo

 

Currículo profissional

 

Uma tarefa importantíssima desse período é atualizar o seu currículo profissional – especialmente a parte de “Ensino superior completo”!

 

Acrescente todas as informações essenciais sobre o seu bacharelado, projetos, experiências de trabalho, estágios, voluntariado, proficiência em idioma estrangeiro, iniciação científica e tudo o mais que possa lhe ajudar a conseguir uma oportunidade.

 

Ter um currículo forte e preparado será uma mão na roda quando encontrar vagas que lhe interessarem. Ao considerar as suas principais habilidades e conhecimentos enquanto prepara o CV, vai ficar mais fácil identificar o que você quer para o seu futuro.

 

Outros artigos que lhe ajudarão nesta fase:

 

3. Estudar um idioma estrangeiro

 

curso de inglês no exterior

 

Este passo é para quem não se formou no exterior: ter fluência em um idioma estrangeiro, especialmente no inglês, aumenta o número de oportunidades profissionais não só no Brasil como no mundo. Se a sua intenção for tentar uma carreira internacional, este item é fundamental.

 

Aproveite agora que você acabou a graduação e dedique-se ao estudo de outra língua.

 

Outros artigos que lhe ajudarão nesta fase:

 

4. Inscrever-se em uma pós-graduação

 

pós-graduação no exterior

 

Interessado em uma carreira acadêmica? Quer ter uma especialização sem perder o timing? Então talvez a melhor opção para você seja entrar direto em uma pós-graduação!

 

Os cursos de pós-graduação, sejam eles lato (MBA e certificados) ou stricto sensu (mestrados e doutorados), desenvolvem ainda mais as suas habilidades e aprofundam os seus conhecimentos em uma área específica. Por exemplo, se você gostaria de se tornar um professor universitário ou um terapeuta ocupacional, precisará de um mestrado.

 

Mesmo que a sua motivação seja pessoal, uma pós-graduação ajuda a avançar a carreira para funções mais qualificadas do que profissionais com apenas graduações.

 

Nos Estados Unidos, inclusive, áreas de estudo como Medicina e Direito são oferecidas apenas como pós-graduação. Isso significa que você precisa se formar primeiro em uma pós, em alguma área relacionada, e depois concorrer a uma vaga em uma Escola Médica ou de Direito, para fazer o seu mestrado e poder praticar a profissão. Saiba mais sobre isso aqui!

 

Outros artigos que lhe ajudarão nesta fase:

 

5. VIAJAR!

 

Viajar após a graduação

 

Depois de quatro ou cinco anos estressantes de muitos estudos, provas, projetos, trabalhos, talvez você esteja precisando de um período sabático, de muito descanso e inspiração para recarregar as energias e pensar no futuro com a cabeça mais tranquila. Que tal uma viagem!?

 

Viajar expande a sua mente, amplia os seus horizontes, enriquece sua experiência de vida, abre as portas para novas culturas, melhora a sua proficiência em outro idioma... Poderíamos passar horas falando sobre os benefícios de uma viagem internacional!

 

Apesar de muita gente achar que viajar logo após a graduação é uma perda de tempo, isso não é necessariamente verdade, uma vez que você consegue aproveitar a experiência para pensar sobre o que você quer para a sua vida e carreira e até mesmo fazer algum trabalho voluntário durante as férias.

 

Fazer uma viagem longa e, principalmente, sozinho ensina muita coisa: gestão do tempo e do dinheiro, organização, independência, resiliência, como fazer novas amizades, tolerância às diferenças e muito, muito mais.

 

Outros artigos que lhe ajudarão nesta fase:

 

Qual é o passo certo para você?

 

Depois destas cinco dicas, o importante é encontrar a que melhor atende aos seus motivos e objetivos. Não existe certo ou errado! Não caia na tentação de se comparar aos outros – reserve um tempo para descansar e também pensar com carinho no seu futuro. Ah, e comemore: uma graduação é uma grande conquista!

 

5 coisas para fazer após a graduação

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no Hotcourses Abroad. Tradução e adaptação de Brenda Bellani.)

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

5 coisas para fazer após a graduação

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

40 mudanças no currículo que irão deixá-lo mais profissional

Chega sempre um momento em que o seu currículo precisa de uma revisão. Reservar um tempo para remodelar e enxugar o CV é muito válido, principalmente se você estiver se preparando para procurar um emprego. E mesmo que já esteja empregado, é sempre bom dar uma revisada no currículo, ao menos uma vez ao ano.   O site USA Today College listou várias dicas de como modificar o seu CV e fazer com que ele se destaque dentre os demais. E não se preocupe se

70603

O que é Co-op Program (Co-operative Education)?

Co-operative ou apenas co-op education é uma forma de aprendizado que combina o aprendizado teórico em salas de aulas com períodos de trabalhos práticos remunerados. Esta experiência de trabalho é chamada de co-op placement , ou seja, a instituição de ensino superior ajuda o estudante a conseguir uma posição profissional em empresas reais, para exercer funções reais relacionadas à área de estudo.   Os co-op placements são opções oferecidas pela

36777

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho

O site Business Insider publicou uma matéria com itens sobre o que fazer durante os 15 minutos angustiantes e de ansiedade que antecedem uma entrevista de trabalho. Este pequeno período pode ser a sua oportunidade de colocar-se no humor certo para se sair bem no processo seletivo. O principal, claro, é manter-se calmo e focado – dependendo do seu nível de stress, a sua capacidade de pensar de forma clara pode ser prejudicada.   Veja dez itens listados

24578

Emprego pelo Mundo: o seu sonho de trabalhar no exterior começa aqui

Criado há pouco mais de um ano, com o objetivo de dar resposta a todos que estão à procura de uma oportunidade de emprego fora ou dentro do seu país de residência, o portal Emprego Pelo Mundo pretende fornecer aos seus seguidores um serviço de busca de oportunidades de emprego, empreendedorismo e formação, de forma rápida, fácil e gratuita.   Com um total de mais de 20 milhões de pageviews, mais de 3,5 milhões de visitantes e 213 mil membros no

9191