Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

5 dicas para encontrar um emprego como estudante estrangeiro

O passo a passo para encontrar um emprego no exterior como estudante estrangeiro

5 dicas para encontrar um emprego como estudante estrangeiro
151

Encontrar um emprego como estudante internacional pode ser confuso e preocupante. Há tantas regras e regulamentos para se ter em mente, isso sem mencionar um mercado de trabalho inteiramente novo para compreender. Para ajudá-lo nesse período complicado, aqui estão cinco dicas para encontrar um emprego no exterior.

 

# 1. Aprenda as regras do visto

 

É mais fácil falar do que fazer, certo? Mas o primeiro passo dado deve ser sempre responder à pergunta: "É possível que eu consiga um emprego?" As variantes sobre o curso, o destino e a situação individual tornam impossível listar aqui cada regra de visto. E, claro, como elas mudam com frequência, as informações que fornecemos poderiam estar desatualizadas no momento em que você as lesse.

 

Então, a melhor coisa a fazer é entrar no site do governo do país e encontrar a seção de serviços de cidadania e imigração. Lá você pode encontrar as regras para trabalhar no país, seja como recém formado ou como aluno. Leia as regras e entenda o que você pode ou não pode solicitar.

 

# 2. Pesquise sobre os cargos e as empresas

 

Algumas empresas podem patrociná-lo e fornecer o visto que você precisa, por isso, certifique-se de perguntar sobre este fator quando entrar em contato com elas. Algumas podem também não contratar ativamente estudantes internacionais, mas você podem conversar e verificar o melhor caminho para ambos.

 

Mantenha uma planilha ou algum registro dos lugares que lhe interessam. Pesquise o que eles estão procurando, o que você precisa fornecer, prazos, informações de contato e assim por diante.

 

E como um conselho de emprego mais generalizado, retenha alguma perspectiva. Entenda os tipos de papéis para os quais você deve se candidatar, o que esses papéis estão procurando e construa seu currículo apropriadamente.

 

# 3. Obtenha experiência fora da sala de aula

 

Isso vale para todos os cargos disponíveis, mas especialmente como estudante internacional, você precisa ter tantas habilidades quanto possível evidenciadas em seu currículo. Além da inclusão dos feitos acadêmicos, os empregadores sempre apreciarão sua audácia e experiência que são uma consequência natural de uma educação internacional.

 

Mas você também precisará apresentar aos empregadores habilidades como: liderança; trabalho em equipe; habilidades de comunicação (escritas e verbais); habilidades para resolver problemas; capacidade de planejar, organizar e processar informações.

 

Então, se você puder, comece uma sociedade universitária, construa um site, seja um tutor, mantenha um blog, inicie um canal de vídeo, qualquer coisa criativa ou que teste suas habilidades de alguma forma.

 

# 4. Conheça a cultura local

 

Os empregadores querem alguém que se encaixe. Isso significa que eles querem pessoas que sejam entusiastas, curiosas, entendam o negócio, sejam agradáveis de se conviver, agreguem valor e valorizem a cultura.

 

É claro que não é esperado que você saiba tudo sobre os funcionários e o negócio antes de começar. Essa jornada pode ser divertida e agradável por si mesma, mas você deve pelo menos ter uma ideia geral sobre como funciona a comunicação ou se há diferenças culturais sobre as quais você precisa estar ciente.

 

# 5. Esteja aberto a todos os tipos de oportunidades

 

Pode ser que alguns empregos oferecidos a você talvez não sejam o tipo de coisa que você estava considerando. Isso não significa que você tenha que aceitá-los, mas esteja com a mente aberta! Permaneça curioso sobre tudo - isso inclui oportunidades em outros países. Como cidadão global, você deve entender que não está vinculado a um único local e que, por fim, pode trabalhar em qualquer lugar. Uma educação internacional é apreciada em todos os lugares, então pense um pouco e veja se há algum outro lugar que você gostaria de experimentar.

 

Seja persistente

 

Além destas cinco dicas, existem toneladas de conselhos sobre empregos disponíveis que serão aplicados, não importa aonde você esteja no mundo: estabelecer relacionamentos e conexões com aqueles que podem ajudá-lo, treinar para sua entrevista, negociar bem, evitar suposições, falar com ex-funcionários e outros ex-alunos de sua escola. Sempre peça conselhos e seja confiante.

 

Encontrar um emprego pode ser complicado, ainda mais quando é em outro país. Porém, basta seguir os conselhos acima e você poderá encontrar o emprego dos seus sonhos em qualquer lugar do mundo!

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

5 dicas para encontrar um emprego como estudante estrangeiro

Editor - colaborador

Leitura recomendada

O que é Co-op Program (Co-operative Education)?

Co-operative ou apenas co-op education é uma forma de aprendizado que combina o aprendizado teórico em salas de aulas com períodos de trabalhos práticos remunerados. Esta experiência de trabalho é chamada de co-op placement , ou seja, a instituição de ensino superior ajuda o estudante a conseguir uma posição profissional em empresas reais, para exercer funções reais relacionadas à área de estudo.   Os co-op placements são opções oferecidas pela

30796

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho

O site Business Insider publicou uma matéria com itens sobre o que fazer durante os 15 minutos angustiantes e de ansiedade que antecedem uma entrevista de trabalho. Este pequeno período pode ser a sua oportunidade de colocar-se no humor certo para se sair bem no processo seletivo. O principal, claro, é manter-se calmo e focado – dependendo do seu nível de stress, a sua capacidade de pensar de forma clara pode ser prejudicada.   Veja dez itens listados

14951

40 mudanças no currículo que irão deixá-lo mais professional

Chega sempre um momento em que o seu currículo precisa de uma revisão. Reservar um tempo para remodelar e enxugar o CV é muito válido, principalmente se você estiver se preparando para procurar um emprego. E mesmo que já esteja empregado, é sempre bom dar uma revisada no currículo, ao menos uma vez ao ano.   O site USA Today College listou várias dicas de como modificar o seu CV e fazer com que ele se destaque dentre os demais. E não se preocupe se

9427

Emprego pelo Mundo: o seu sonho de trabalhar no exterior começa aqui

Criado há pouco mais de um ano, com o objetivo de dar resposta a todos que estão à procura de uma oportunidade de emprego fora ou dentro do seu país de residência, o portal Emprego Pelo Mundo pretende fornecer aos seus seguidores um serviço de busca de oportunidades de emprego, empreendedorismo e formação, de forma rápida, fácil e gratuita.   Com um total de mais de 20 milhões de pageviews, mais de 3,5 milhões de visitantes e 213 mil membros no

8311