Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

5 melhores diplomas para o futuro

Conheça cinco áreas de estudo para quem quer fazer um curso acadêmico que resulte em uma profissão em alta demanda num futuro próximo.

5 profissões que estarão em alta num futuro próximo

Os especialistas preveem que 85% dos empregos que existirão em 2030 ainda não foram inventados, de acordo com o IFTF de 2017. Isso se deve em parte ao crescimento e desenvolvimento contínuo de tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina e robótica, que substituirão alguns empregos atuais.

 

Estima-se que, até 2030, certas profissões estarão completamente obsoletas, como, por exemplo, agentes de viagens, secretários jurídicos, motoristas de táxis e árbitro de esportes. Muitos acreditam que esses trabalhos se tornarão automatizados ao invés de serem realizados por humanos.

 

Quais profissões durarão então? E em quais cursos você deve investir seu tempo, energia e dinheiro para que rendam frutos e resultem em uma carreira em alta demanda?

 

Listamos aqui cinco carreiras preparadas para o futuro para ajudá-lo a decidir o que estudar na sua graduação ou então no que se especializar em uma pós-graduação.

 

1. Ciência de Dados

 

Em um relatório de empregos emergentes do LinkedIn em 2020, os cientistas de dados foram classificados como a terceira profissão mais procurada, com uma taxa de crescimento anual de 37%.

 

Em parte, isso ocorre porque as empresas e os governos precisam organizar e interpretar grandes conjuntos de dados para a tomada de decisões políticas e de negócios, além de compreender o comportamento humano.

 

Além disso, à medida que o reconhecimento facial e a inteligência artificial aumentam a quantidade de dados coletados, os cientistas de dados têm maior demanda para traduzir números em informações significativas.

 

Para se tornar um cientista de dados, você precisa estudar um dos seguintes campos:

 

 

 

Durante a maioria desses cursos, você desenvolverá habilidades relevantes em programação e codificação, o que é uma parte essencial de qualquer trabalho em ciência de dados. Algumas empresas também oferecem cursos de pós-graduação para treinar e desenvolver o seu conjunto de habilidades em ciência de dados.

 

2. Profissionais da Saúde

 

As pessoas sempre precisarão de cuidados e assistência médica. É por isso que as funções na medicina e enfermagem estão sempre em alta demanda. Embora alguns processos médicos possam ser automatizados, sempre haverá a necessidade de interação humana, proporcionando empatia e compreensão que não podem ser facilmente replicadas por máquinas.

 

Médicos e enfermeiras precisam fornecer uma avaliação geral das necessidades de um paciente, não se limitando apenas à sua condição física, mas também ao bem-estar e estado de espírito.

 

Além disso, os profissionais de saúde muitas vezes enfrentam dilemas éticos que os computadores provavelmente não conseguirão resolver. Então, se você está pensando em seguir uma carreira na medicina, não precisa se preocupar se o seu trabalho pode se tornar obsoleto em breve.

 

Encontre o seu curso no exterior:

 

 

3. Marketing e Relações Públicas

 

Os profissionais de marketing usam seu talento criativo e capacidade de empregar palavras e imagens para transmitir diferentes mensagens. Ter ideias novas e inovadoras seria muito difícil para uma máquina imitar.

 

O marketing digital está em alta demanda, pois os consumidores estão predominantemente online. Ganhar habilidades digitais será, portanto, benéfico para qualquer carreira que você deseja seguir nesse setor, já que muitos aspectos de nossas vidas cotidianas existem no virtual.

 

Da mesma forma, relações públicas (RP) tem tudo a ver com networking e gestão de relacionamentos. Esta profissão requer fortes habilidades interpessoais e de comunicação que sempre serão altamente empregáveis e transferíveis, mesmo com o surgimento de novas tecnologias e processos automatizados.

 

Para trabalhar em marketing ou RP, há áreas específicas que você pode cursar na faculdade:

 

 

A maioria das funções de marketing está aberta a todos os recém-graduados, você só precisa demonstrar suas habilidades transferíveis ou experiência de trabalho relevante.

 

4. Serviço Social

 

Empatia, compreensão, compaixão e inteligência emocional. Essas são apenas algumas das habilidades e características mais importantes de qualquer assistente social, que provavelmente não serão adotados por máquinas tão cedo. Essa profissão também requer pensamento crítico e tomada de decisão ética, que você precisa desenvolver por meio do treinamento.

 

Para se tornar um assistente social, você pode fazer um curso de graduação em serviço social ou escolher outra área de estudo, seguido de um mestrado em serviço social, que normalmente leva dois anos para ser concluído.

 

Assim, se você gosta de ajudar os outros, a assistência social pode ser a carreira certa para você, oferecendo longevidade, realização e uma renda estável.

 

5. Robótica

 

Como já mencionado, a robótica é um campo em rápida evolução que só deve crescer com o tempo. Existe uma grande procura de pessoas com competências e conhecimentos nesta área o que a torna uma indústria promissora para quem procura uma carreira com longevidade.

 

Embora controversos, os robôs estão aumentando a velocidade e a eficiência de muitos processos e tarefas diárias. Por exemplo, os roboticistas desenvolveram máquinas que podem ser usadas em resposta a desastres naturais, evitando, portanto, o risco humano. Os robôs já são usados ​​na área da saúde, em cirurgias para maior precisão e controle.

 

Então, como dar início a uma carreira na robótica? Embora nem todos os empregos em robótica exijam um diploma específico, ter uma formação acadêmica adequada será vantajoso para a sua carreira a longo prazo e é obrigatória para alguns cargos.

 

As disciplinas de graduação mais relevantes incluem:

 

 

Você também pode desenvolver suas habilidades com uma pós-graduação em robótica para se especializar ainda mais após um bacharelado. Isso é especialmente aplicável se o seu curso de graduação não for em robótica, mas em um campo relacionado que lhe forneça alguns conhecimentos de base, como engenharia.

 

Depois de se qualificar, você pode começar a se inscrever para cargos na área de robótica, como técnico, operador ou engenheiro.

 

Profissões em alta no futuro

 

Encontre o seu curso no exterior

 

Agora que você sabe quais carreiras têm probabilidade de resistir ao teste do tempo, esperamos que esteja se sentindo mais seguro e confiante sobre o curso que gostaria de estudar. Use nosso Selecionador de Cursos para encontrar a sua universidade no exterior de acordo com os seus objetivos e preferências.

 

Leia também:

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

40 mudanças no currículo que irão deixá-lo mais profissional

Chega sempre um momento em que o seu currículo precisa de uma revisão. Reservar um tempo para remodelar e enxugar o CV é muito válido, principalmente se você estiver se preparando para procurar um emprego. E mesmo que já esteja empregado, é sempre bom dar uma revisada no currículo, ao menos uma vez ao ano.   Vamos escrever o currículo perfeito juntos? Seguem as dicas!   Como escrever um CV?   O site USA Today College

103.9K
article Img

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho

O site Business Insider publicou uma matéria com itens sobre o que fazer durante os 15 minutos angustiantes e de ansiedade que antecedem uma entrevista de trabalho. Este pequeno período pode ser a sua oportunidade de colocar-se no humor certo para se sair bem no processo seletivo. O principal, claro, é manter-se calmo e focado – dependendo do seu nível de stress, a sua capacidade de pensar de forma clara pode ser prejudicada.   Veja dez itens listados

27.3K
article Img

Emprego pelo Mundo: o seu sonho de trabalhar no exterior começa aqui

Criado há pouco mais de um ano, com o objetivo de dar resposta a todos que estão à procura de uma oportunidade de emprego fora ou dentro do seu país de residência, o portal Emprego Pelo Mundo pretende fornecer aos seus seguidores um serviço de busca de oportunidades de emprego, empreendedorismo e formação, de forma rápida, fácil e gratuita.   Com um total de mais de 20 milhões de pageviews, mais de 3,5 milhões de visitantes e 213 mil membros no

9.6K