Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

Como escrever um email para acompanhar o seu currículo

Como escrever sua cover letter: introdução ou email para se candidatar a uma vaga profissional/acadêmica e encaminhar o seu currículo.

24835

Hoje em dia, tudo é resolvido virtualmente. Algumas grandes empresas, antes de marcar a entrevista presencial, fazem as primeiras etapas do processo de seleção – testes e entrevistas – de forma completamente online. Para se candidatar a uma vaga profissional, basta preencher um formulário online ou, mais simples ainda, enviar o currículo por email.

 

Mas... O que escrever no email? É necessária uma introdução, polida e formal, que quase sempre segue o mesmo padrão: quem você é, para qual vaga quer se candidatar, sua formação (ou atual curso em andamento), talvez um pouco da sua experiência, uma menção ao currículo anexo, e um agradecimento. Esta introdução em inglês é chamada de cover letter. Existem várias formas de escrevê-la e ela pode ser mais importante do que aparenta ser. Imagine ela estiver mal escrita ou conter erros de digitação ou ortográfico, pode passar uma imagem negativa do candidato logo de cara.

 

Por isso, não subestime a cover letter. Ela será a sua "carta de entrada", a primeira impressão que os empregadores terão de você. Veja a seguir algumas dicas de como criar uma boa introdução ao seu email de candidatura a uma vaga de emprego.

 

Como escrever o seu email (cover letter)

 

A sua introdução do email deve complementar o seu currículo em anexo, e não ser apenas uma réplica dele. Ela deve ser criada com propósitos específicos (por exemplo: acadêmico ou profissional?), portanto, nada de escrever um texto genérico e enviá-lo para todos e quaisquer empregadores em potencial. O seu email deve conter o nome da empresa em questão e o nome específico da vaga pela qual você esta interessado. É bom também explicar as razões que lhe levaram a se interessar pela vaga.

 

Modelo de email

 

-Cumprimento

Olá/Bom dia/Boa tarde, Sr. ou Sra. [NOME]

 

-Corpo do email

Informe seu nome, a vaga de interesse e de que forma você foi informado sobre a vaga.

Relate brevemente suas qualificações: cursos completados ou em andamento, experiências profissionais, e atividades extracurriculares. Lembre-se: as qualificações devem ser relevantes à vaga em questão.

Explique brevemente porquê a vaga lhe interessa.

Pedir educadamente que considerem o seu currículo em anexo no processo de seleção.

 

-Despedida

Um breve agradecimento

A WikiHow tem um passo a passo bem legal de como escrever um email cover letter em inglês, veja aqui.

 

O que fazer

 

-Seja breve. Suas informações já estarão detalhadas no currículo anexo, o email é apenas uma introdução.

-Pesquise sobre a empresa e a vaga. Demonstrar conhecimento sobre a empresa pode comprovar o seu interesse pela vaga.

-Seja específico. Sempre mencione o nome da empresa, o nome completo da vaga e qualquer informação específica que possam mostrar que você dedicou o seu tempo escrevendo aquele email exclusivamente para eles.

-Exalte suas qualificações O seu email é uma introdução ao seu currículo. Este não é o momento para ser exageradamente modesto, você tem que convencê-los de que vale a pena considerar o seu currículo anexo.

-Seja educado Lembre-se que este email será a primeira impressão que os empregadores terão de você, antes mesmo de abrirem o seu currículo.

 

O que evitar

 

-Usar fontes complicadas, imagens, cores ou piadas. Seja profissional. A fonte Times New Roman e o tamanho 11 podme ser suficiente.

-Cometer erros. Verifique o seu email duas vezes antes de enviar para evitar erros de gramática, ortografia e digitação. Ou pior: não erre, de forma alguma, o nome da empresa.

-Usar clichês.

-Enviar textos genéricos.  Nunca envie o mesmo email para todas as companhias.

 

Leia mais:

Criando o seu currículo

Preparando-se para a entrevista do processo de seleção em uma universidade no exterior

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

O que é Co-op Program (Co-operative Education)?

Co-operative ou apenas co-op education é uma forma de aprendizado que combina o aprendizado teórico em salas de aulas com períodos de trabalhos práticos remunerados. Esta experiência de trabalho é chamada de co-op placement , ou seja, a instituição de ensino superior ajuda o estudante a conseguir uma posição profissional em empresas reais, para exercer funções reais relacionadas à área de estudo.   Os co-op placements são opções oferecidas pela

30443

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho

O site Business Insider publicou uma matéria com itens sobre o que fazer durante os 15 minutos angustiantes e de ansiedade que antecedem uma entrevista de trabalho. Este pequeno período pode ser a sua oportunidade de colocar-se no humor certo para se sair bem no processo seletivo. O principal, claro, é manter-se calmo e focado – dependendo do seu nível de stress, a sua capacidade de pensar de forma clara pode ser prejudicada.   Veja dez itens listados

14151

40 mudanças no currículo que irão deixá-lo mais professional

Chega sempre um momento em que o seu currículo precisa de uma revisão. Reservar um tempo para remodelar e enxugar o CV é muito válido, principalmente se você estiver se preparando para procurar um emprego. E mesmo que já esteja empregado, é sempre bom dar uma revisada no currículo, ao menos uma vez ao ano.   O site USA Today College listou várias dicas de como modificar o seu CV e fazer com que ele se destaque dentre os demais. E não se preocupe se

8381

Emprego pelo Mundo: o seu sonho de trabalhar no exterior começa aqui

Criado há pouco mais de um ano, com o objetivo de dar resposta a todos que estão à procura de uma oportunidade de emprego fora ou dentro do seu país de residência, o portal Emprego Pelo Mundo pretende fornecer aos seus seguidores um serviço de busca de oportunidades de emprego, empreendedorismo e formação, de forma rápida, fácil e gratuita.   Com um total de mais de 20 milhões de pageviews, mais de 3,5 milhões de visitantes e 213 mil membros no

8227