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Como publicar um conteúdo interessante no LinkedIn

Dicas do editor executivo do LinkedIn de como escrever e compartilhar textos interessantes e construir o seu público

Como publicar um conteúdo interessante no LinkedIn

Em 2014, a rede social de negócios LinkedIn habilitou a publicação de textos longos no perfil de seus usuários. Com a função, qualquer pessoa pode publicar artigos, resenhas e qualquer conteúdo de centenas de caracteres. Segundo o editor executivo do LinkedIn, Daniel Roth, o objetivo era permitir que todos, em qualquer lugar, compartilhassem seus conhecimentos com o mundo profissional.

 

Em média, são publicados 150.000 textos por semana. Este número impressionante faz parecer fácil a tarefa de escrever e publicar um conteúdo interessante. Mas não é bem assim. É o que diz o próprio editor da rede. Em seu perfil pessoal, ele listou algumas das melhores dicas para produzir textos bem escritos, com conteúdos importantes e atraentes, que realmente terão informações valiosas para quem os ler. E nós repassamos as dicas de Daniel Roth para você!

 

1. Escreva sobre o que você sabe

 

Sonde o mundo profissional no qual você está inserido para criar alguns tópicos. Quais “truques” você coloca em prática na sua rotina e que tornam a sua vida mais fácil? Que tipo de erro ou fracasso você já superou para chegar onde está hoje? O que te inspira a fazer o seu trabalho? Use estes detalhes da sua experiência pessoal para ajudar os outros.

 

Você também pode usar o LinkedIn como uma plataforma de exposição de suas grandes ideias. Por exemplo: se você percebe um novo padrão na economia e acha que as pessoas não estão cientes sobre ele, compartilhe-o. Explique porque você acha que uma empresa está se saindo tão bem e porque outra está falindo. Use o seu conhecimento para refinar esta ideia, remodelá-la, explicá-la e debatê-la com outros usuários.

 

Isto vale para todas as áreas e setores. Você pode falar sobre mídias sociais, TI, empreendedorismo, comunicação, SEO e até mesmo comportamento.

 

2. Escreva com frequência

 

Textos mais curtos e frequentes são melhores do que os longos e esporádicos. Compartilhe os seus pensamentos e deixe com que as pessoas que comentam ajudem-no a preparar a sua próxima ideia. Ache um modelo de post que funcione para você e continue a usá-lo. Não espere pela perfeição.

 

Segundo Roth, os dados do LinkedIn mostram que um texto de 800 a 2.000 palavras é ideal para encorajar o engajamento.

 

3. Conheça a sua audiência

 

O LinkedIn reúne mais de 400 milhões de executivos, empreendedores, recém-formados e profissionais prestes a se aposentar – basicamente o mercado de trabalho completo em um só lugar. A ideia é compartilhar textos com frequência, mas manter a conversa dentro da esfera profissional (preferencialmente, da sua esfera). E lembre-se de que os seus leitores são pessoas ocupadas, com rotinas agitadas – haverá sempre um email ou uma ligação disputando a atenção delas enquanto estiverem lendo o seu conteúdo.

 

Por isso, saiba exatamente o que você quer compartilhar que possa ser interessante para essas pessoas. Use imagens, subtítulos em negrito, listas, tópicos e infográficos sempre que puder. Tudo para deixar o texto mais interessante e rápido de ler.

 

4. Capriche na sua headline

 

A headline é um título um pouco mais longo, que deve resumir efetivamente o conteúdo do artigo em poucas palavras, de forma a instigar a curiosidade sobre o restante do texto. Ela tem um peso grande: pode tanto atrair quanto afastar o leitor, além de te ajudar a manter o foco no tema enquanto escreve o artigo; ela também dá informações valiosas aos mecanismos de busca.

 

Por isso, Roth dá um conselho: uma headline clara e sucinta é a melhor opção. Use trocadilhos e piadas com moderação. E não tente enganar as pessoas com uma headline que não condiz com o resto do seu texto. Isto com certeza irá desapontar e desagradar os leitores, e eles não voltarão.

 

5. Sempre dê crédito e informe fonte

 

Sempre que usar uma citação, trecho, imagem ou qualquer outra informação retirada de outro lugar, dê créditos. Use links e informe fontes deliberadamente.

 

6. Compartilhe!

 

Depois de publicado, compartilhe o artigo, envie para seus amigos e rede de contato, publique no Facebook, Twitter e outras redes sociais. Espalhe seu conteúdo para construir o seu o público.

 

Fonte: LinkedIn

 

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