Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

Como publicar um conteúdo interessante no LinkedIn

Dicas do editor executivo do LinkedIn de como escrever e compartilhar textos interessantes e construir o seu público

Como publicar um conteúdo interessante no LinkedIn
1710

Em 2014, a rede social de negócios LinkedIn habilitou a publicação de textos longos no perfil de seus usuários. Com a função, qualquer pessoa pode publicar artigos, resenhas e qualquer conteúdo de centenas de caracteres. Segundo o editor executivo do LinkedIn, Daniel Roth, o objetivo era permitir que todos, em qualquer lugar, compartilhassem seus conhecimentos com o mundo profissional.

 

Em média, são publicados 150.000 textos por semana. Este número impressionante faz parecer fácil a tarefa de escrever e publicar um conteúdo interessante. Mas não é bem assim. É o que diz o próprio editor da rede. Em seu perfil pessoal, ele listou algumas das melhores dicas para produzir textos bem escritos, com conteúdos importantes e atraentes, que realmente terão informações valiosas para quem os ler. E nós repassamos as dicas de Daniel Roth para você!

 

1. Escreva sobre o que você sabe

 

Sonde o mundo profissional no qual você está inserido para criar alguns tópicos. Quais “truques” você coloca em prática na sua rotina e que tornam a sua vida mais fácil? Que tipo de erro ou fracasso você já superou para chegar onde está hoje? O que te inspira a fazer o seu trabalho? Use estes detalhes da sua experiência pessoal para ajudar os outros.

 

Você também pode usar o LinkedIn como uma plataforma de exposição de suas grandes ideias. Por exemplo: se você percebe um novo padrão na economia e acha que as pessoas não estão cientes sobre ele, compartilhe-o. Explique porque você acha que uma empresa está se saindo tão bem e porque outra está falindo. Use o seu conhecimento para refinar esta ideia, remodelá-la, explicá-la e debatê-la com outros usuários.

 

Isto vale para todas as áreas e setores. Você pode falar sobre mídias sociais, TI, empreendedorismo, comunicação, SEO e até mesmo comportamento.

 

2. Escreva com frequência

 

Textos mais curtos e frequentes são melhores do que os longos e esporádicos. Compartilhe os seus pensamentos e deixe com que as pessoas que comentam ajudem-no a preparar a sua próxima ideia. Ache um modelo de post que funcione para você e continue a usá-lo. Não espere pela perfeição.

 

Segundo Roth, os dados do LinkedIn mostram que um texto de 800 a 2.000 palavras é ideal para encorajar o engajamento.

 

3. Conheça a sua audiência

 

O LinkedIn reúne mais de 400 milhões de executivos, empreendedores, recém-formados e profissionais prestes a se aposentar – basicamente o mercado de trabalho completo em um só lugar. A ideia é compartilhar textos com frequência, mas manter a conversa dentro da esfera profissional (preferencialmente, da sua esfera). E lembre-se de que os seus leitores são pessoas ocupadas, com rotinas agitadas – haverá sempre um email ou uma ligação disputando a atenção delas enquanto estiverem lendo o seu conteúdo.

 

Por isso, saiba exatamente o que você quer compartilhar que possa ser interessante para essas pessoas. Use imagens, subtítulos em negrito, listas, tópicos e infográficos sempre que puder. Tudo para deixar o texto mais interessante e rápido de ler.

 

4. Capriche na sua headline

 

A headline é um título um pouco mais longo, que deve resumir efetivamente o conteúdo do artigo em poucas palavras, de forma a instigar a curiosidade sobre o restante do texto. Ela tem um peso grande: pode tanto atrair quanto afastar o leitor, além de te ajudar a manter o foco no tema enquanto escreve o artigo; ela também dá informações valiosas aos mecanismos de busca.

 

Por isso, Roth dá um conselho: uma headline clara e sucinta é a melhor opção. Use trocadilhos e piadas com moderação. E não tente enganar as pessoas com uma headline que não condiz com o resto do seu texto. Isto com certeza irá desapontar e desagradar os leitores, e eles não voltarão.

 

5. Sempre dê crédito e informe fonte

 

Sempre que usar uma citação, trecho, imagem ou qualquer outra informação retirada de outro lugar, dê créditos. Use links e informe fontes deliberadamente.

 

6. Compartilhe!

 

Depois de publicado, compartilhe o artigo, envie para seus amigos e rede de contato, publique no Facebook, Twitter e outras redes sociais. Espalhe seu conteúdo para construir o seu o público.

 

Fonte: LinkedIn

 

Leia mais:

Networking é tudo: por que os seus contatos são o seu melhor trunfo

Como traduzir sucesso acadêmico em uma carreira real

Três motivos para investir em um intercâmbio focado na sua carreira

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Como publicar um conteúdo interessante no LinkedIn

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

O que é Co-op Program (Co-operative Education)?

Co-operative ou apenas co-op education é uma forma de aprendizado que combina o aprendizado teórico em salas de aulas com períodos de trabalhos práticos remunerados. Esta experiência de trabalho é chamada de co-op placement , ou seja, a instituição de ensino superior ajuda o estudante a conseguir uma posição profissional em empresas reais, para exercer funções reais relacionadas à área de estudo.   Os co-op placements são opções oferecidas pela

30456

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho

O site Business Insider publicou uma matéria com itens sobre o que fazer durante os 15 minutos angustiantes e de ansiedade que antecedem uma entrevista de trabalho. Este pequeno período pode ser a sua oportunidade de colocar-se no humor certo para se sair bem no processo seletivo. O principal, claro, é manter-se calmo e focado – dependendo do seu nível de stress, a sua capacidade de pensar de forma clara pode ser prejudicada.   Veja dez itens listados

14168

40 mudanças no currículo que irão deixá-lo mais professional

Chega sempre um momento em que o seu currículo precisa de uma revisão. Reservar um tempo para remodelar e enxugar o CV é muito válido, principalmente se você estiver se preparando para procurar um emprego. E mesmo que já esteja empregado, é sempre bom dar uma revisada no currículo, ao menos uma vez ao ano.   O site USA Today College listou várias dicas de como modificar o seu CV e fazer com que ele se destaque dentre os demais. E não se preocupe se

8396

Emprego pelo Mundo: o seu sonho de trabalhar no exterior começa aqui

Criado há pouco mais de um ano, com o objetivo de dar resposta a todos que estão à procura de uma oportunidade de emprego fora ou dentro do seu país de residência, o portal Emprego Pelo Mundo pretende fornecer aos seus seguidores um serviço de busca de oportunidades de emprego, empreendedorismo e formação, de forma rápida, fácil e gratuita.   Com um total de mais de 20 milhões de pageviews, mais de 3,5 milhões de visitantes e 213 mil membros no

8231