Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

Curso online: uma boa opção para a sua carreira?

Os cursos online são respeitados no mercado de trabalho? Veja os prós e contras do ensino a distância para ajudar na sua decisão.

Curso online: uma boa opção para a sua carreira?

Ainda há um ceticismo entre os estudantes em relação à qualidade dos cursos oferecidos online. Critica-se a falta de interação social, a experiência estudantil e as perspectivas profissionais após a conclusão dos estudos. No entanto, as críticas nem sempre são condizentes à realidade e há também muitas vantagens de aprender virtualmente, em especial no que diz respeito à empregabilidade.

 

De fato, 6,6 milhões de estudantes se matricularam em cursos online/a distância em 2017 no Reino Unido, segundo o Centro Nacional para Estatísticas de Educação, e esse número só tende a aumentar no mundo inteiro. Como um setor, a educação online também deve atingir um resultado líquido de US$ 350 bilhões até 2025.

 

Por isso, criamos esse artigo para elaborar por que o aprendizado online pode ser exatamente o que você precisa para iniciar a sua carreira.

 

Verifique em qual qualificação o curso resulta

 

Se você preocupa-se com o tipo de qualificação oferecida pelos cursos online ou a distância, o primeiro passo é verificar com cuidado a instituição e o curso que você quer estudar virtualmente.

 

Se a sua intenção é fazer um bacharelado, por exemplo, não deve se inscrever em um certificado, porque ele costuma equivaler a apenas 60 créditos de um diploma de graduação. Da mesma forma, um diploma (e não um degree) conta como dois terço de um bacharelado. Portanto, o primeiro detalhe a se atentar é a estrutura do curso e a quantos créditos ele equivale.

 

Ambas – certificate e diploma – são boas opções para desenvolver habilidades e conhecimento em uma área específica, mas não são a mesma coisa que um curso que resulte em um degree. Um bacharelado terá um peso maio na hora de entrar para o mercado de trabalho, dependendo do setor e da carreira que você quer construir.

 

Nas circunstâncias atuais, como resultado da pandemia do coronavírus, você também pode optar por um curso que começa online e depois faça a transição para aulas presenciais no campus quanto for possível, de acordo com os procedimentos de segurança. Em alguns países como Canadá e Reino Unido, começar os seus estudos online não afetará as condições do seu visto de estudante e o direito de trabalhar no país após a formação.

 

Um curso online é tão respeitável quanto presencial?

 

Curso online: uma boa opção para a sua carreira?

 

Na maioria dos casos, sim. No entanto, é essencial fazer a distinção porque algumas profissões têm requisitos obrigatórios. Por exemplo, se você deseja uma carreira em Engenharia, Medicina, Enfermagem, Ciências Veterinárias ou Direito, vai precisar começar com uma graduação presencial na área de estudo desejada, em especial para conseguir experiência prática durante o curso.

 

Mas para a grande maioria das áreas (e até mesmo para algumas vertentes das áreas mencionadas acima), você pode, sim, fazer um curso online com a mesma qualidade de ensino, aprendizado e recursos que um presencial, desde que opte por uma graduação ou pós-graduação.

 

Um fator fundamental na hora de escolher um curso online que tenha o mesmo prestígio que um presencial é verificar a qualidade da universidade, escola ou instituto que o oferece. Procure sempre instituições reconhecidas oficialmente pelo governo ou algum importante órgão educacional/profissional e cursos que resultem em um diploma acadêmico.

 

Experiência de trabalho nos cursos online

 

A maior vantagem do curso online, como já debatemos em outros artigos, é a flexibilidade de encaixar os estudos na sua vida e não o contrário. Você consegue manter trabalho, família, vida social e outros compromissos enquanto estuda em meio período ou em período integral, mas virtualmente, da sua casa.

 

Embora seja um grande benefício, a flexibilidade também significa, em muitos casos, que o curso online levará mais tempo para ser concluído. Um Mestrado em Direito (LLM), por exemplo, que geralmente dura dois anos de estudos presenciais, pode levar até cinco anos na versão online.

 

Isso é bom ou ruim? Depende da sua situação. Se você já está empregado e não tem pressa de concluir o mestrado, cursá-lo online no seu próprio ritmo será excelente. Inclusive, conseguirá continuar trabalhando para bancar os estudos. Se você tem pressa de concluir os estudar e dar início à sua carreira ou mudar de rumo profissional, então talvez o formato presencial seja mais vantajoso.

 

Para algumas graduações, a experiência prática durante o curso, como estágios, são vitais para a formação profissional do estudante. Portanto, recomendamos que você consulte o site oficial da universidade na qual está interessado para saber quais são as oportunidades que eles oferecem para suprir essa demanda no curso online.

 

A instituição pode manter parcerias com empresas no Brasil ou oferecer recursos e contatos úteis que te ajudarão a conseguir um estágio, mesmo estudando remotamente.

 

Leiam também: O que é estágio virtual?

 

Limitações dos cursos online

 

Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens de se fazer um curso online. Conhecê-las te ajudará a tomar uma decisão mais bem-informada e específica aos seus objetivos e planos futuros.

 

Estaríamos mentindo se não disséssemos que os cursos online podem apresentar certas limitações, como:

 

1. Sem acesso a laboratórios

 

Cursos nas áreas de ciências, como química, por exemplo, geralmente envolvem bastante trabalho em laboratórios especializados, com equipamentos e ferramentas necessários para o aprendizado prático.

 

Como ter essa experiência em um curso online?

 

Algumas universidades têm simulações virtuais de laboratórios e/ou experiências práticas que você pode fazer em casa. Em alguns casos, você precisará investir em equipamentos para realizar os trabalhos. Mas, de fato, não é a mesma coisa que (nem tão seguro quanto) trabalhar em um laboratório universitário com supervisão profissional.

 

2. Trabalho de campo

 

Cursos como Geologia, Enfermagem e Educação exigem módulos práticos de trabalho de campo. Esse aspecto não é facilmente organizado e conduzido quando os estudantes estão espalhados por todas as partes do mundo. Em um curso online, você provavelmente terá de resolver esse módulo sem a ajuda da universidade.

 

3. Interação

 

Apesar de vários cursos online oferecer interação virtual em tempo real com professores e outros estudantes, uma desvantagem de estudar em casa é não ter o contato regular e tão enriquecedor com outras pessoas.

 

5 vantagens e desvantagens do curso online

 

O curso online afetará minhas perspectivas profissionais?

 

Um número cada vez maior de universidades renomadas do mundo inteiro tem aderido ao ensino online e a distância, como Harvard e Oxford. E com a pandemia da Covid-19, diversas outras foram forçadas a adaptar suas aulas ao ambiente virtual para atender à demanda dos seus estudantes sem colocá-los em risco.

 

Com isso, os cursos online ganham cada vez mais espaço e credibilidade no setor da educação superior mundial, com investimento crescente e a participação de universidades e professores no processo de atualização e aperfeiçoamento da abordagem.

 

Consequentemente, os empregadores também estão passando a reconhecer o trabalho árduo no equilíbrio dos estudos e de compromissos pessoais, familiares e profissionais de quem opta por um curso online. Inclusive, diversas corporações agora usam eLearning para treinar seus colaboradores. Isso reflete o valor que as empresas atribuem ao aprendizado online para aumentar as habilidades e conhecimentos da sua força de trabalho.

 

Leia também:

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

40 mudanças no currículo que irão deixá-lo mais profissional

Chega sempre um momento em que o seu currículo precisa de uma revisão. Reservar um tempo para remodelar e enxugar o CV é muito válido, principalmente se você estiver se preparando para procurar um emprego. E mesmo que já esteja empregado, é sempre bom dar uma revisada no currículo, ao menos uma vez ao ano.   O site USA Today College listou várias dicas de como modificar o seu CV e fazer com que ele se destaque dentre os demais. E não se preocupe se

93.2K

O que é Co-op Program (Co-operative Education)?

Co-operative ou apenas co-op education é uma forma de aprendizado que combina o aprendizado teórico em salas de aulas com períodos de trabalhos práticos remunerados. Esta experiência de trabalho é chamada de co-op placement , ou seja, a instituição de ensino superior ajuda o estudante a conseguir uma posição profissional em empresas reais, para exercer funções reais relacionadas à área de estudo.   Os co-op placements são opções oferecidas pela

38.4K

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho

O site Business Insider publicou uma matéria com itens sobre o que fazer durante os 15 minutos angustiantes e de ansiedade que antecedem uma entrevista de trabalho. Este pequeno período pode ser a sua oportunidade de colocar-se no humor certo para se sair bem no processo seletivo. O principal, claro, é manter-se calmo e focado – dependendo do seu nível de stress, a sua capacidade de pensar de forma clara pode ser prejudicada.   Veja dez itens listados

26.5K

Emprego pelo Mundo: o seu sonho de trabalhar no exterior começa aqui

Criado há pouco mais de um ano, com o objetivo de dar resposta a todos que estão à procura de uma oportunidade de emprego fora ou dentro do seu país de residência, o portal Emprego Pelo Mundo pretende fornecer aos seus seguidores um serviço de busca de oportunidades de emprego, empreendedorismo e formação, de forma rápida, fácil e gratuita.   Com um total de mais de 20 milhões de pageviews, mais de 3,5 milhões de visitantes e 213 mil membros no

9.4K