
Há vários fatores envolvidos na escolha do seu curso acadêmico – no Brasil e mais ainda se você pretende estudar no exterior – e também nas carreiras que ele possibilitará. As suas motivações para essa escolha também são diversas – talvez você sempre teve interesse por uma área específica ou então goste de ajudar os outros; talvez o que vale mais é a segurança no trabalho e um salário alto.
Qualquer que seja a sua motivação ou raciocínio, há um aspecto dessa deliberação que às vezes não recebe a devida atenção: sua personalidade.
Neste artigo, queremos mostrar como a análise da sua personalidade pode ajudar na sua escolha de área de estudo e também de carreira, uma vez formado. Vamos lá?
Quais são os tipos de personalidade?
Embora cada indivíduo tenha uma personalidade única, existem traços identificáveis que você possui e que podem significar um determinado perfil. Tendo isso em mente, as definições de tipos de personalidade foram desenvolvidas por meio de extensos resultados de testes e medições psicológicas significativas.
Um exemplo bastante famoso é o teste de personalidade Myers-Briggs Type Indicator, mais conhecido como MBTI, criado por duas psicólogas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial.
Os participantes responderam um conjunto de questões padronizadas em um formato de teste objetivo. A intenção era obter respostas que não fossem influenciadas por um avaliador independente como, por exemplo, um psicólogo.
Se você já fez um desses testes, deve ter notado muitas perguntas de escala de classificação, procurando entender o que você gosta de fazer, como você reage a certas circunstâncias e como você interage com os outros.
Os resultados do teste Myers-Briggs são então comparados usando uma classificação de quatro escalas para formar uma imagem geral da sua personalidade:
- 1. Extroversão (E) e Introversão (I): Essa escala mede o quanto você gosta de agir e de interagir com outras pessoas ou se você prefere passar mais tempo sozinho com seus pensamentos;
- 2. Razão (T) e Sentimento (F): Essa escala mede as suas práticas de tomada e decisão e identificam se você tende a confiar mais na sua intuição e emoções ou se prefere dados e fatos concretos;
- 3. Sensorial (S) e Intuição (N): Essa escala mede como você coleta informações, seja orientado por detalhes ou procurando padrões;
- 4. Julgamento (J) e Percepção (P): Essa escala mede como você interage com o mundo e como a interação influencia a sua tomada de decisões e padrões de pensamentos.
Cada um dos traços recebe uma letra que, depois, são combinadas para formar um tipo de personalidade de acordo com as suas respostas. Há 16 combinações diferentes dessas letras, portanto, 16 personalidades identificáveis, geralmente divididos em quatro categorias: Analistas, Diplomatas, Sentinelas e Exploradores.
Quais são os 16 tipos de personalidades identificados pelo teste MBTI?
O teste identifica esses 16 tipos de personalidades de acordo com características-chave. Veja o resume de cada uma a seguir:
ANALISTAS
1. Arquiteto (INTJ): Você tem uma abordagem analítica usando lógica e razão.
2. Lógico (INTP): Você encontra soluções movidas por uma mente analítica.
3. Comandante (ENTJ): Você gosta de liderar, é confiante e presta atenção na tomada de decisões.
4. Inovador (ENTP): Você é um pensador inovador e fervilha com novas ideias.
DIPLOMATAS
5. Advogado (INFJ): Você é idealista, quieto, místico, inspirador e incansável.
6. Mediador (INFP): Você é intuitivo, filantrópico e meticuloso, orienta-se por valores e gosta de passar bastante tempo sozinho.
7. Protagonista (ENFJ): Você é extrovertido, sabe negociar e é ótimo em trabalhar com pessoas, sabe motivá-las.
8. Ativista (ENFP): Você é independente, inovador e entusiasta nas coisas que faz e também é altruísta.
SENTINELAS
9. Logístico (ISTJ): Você é extremamente organizado, um planejador, usa a lógica e presta atenção aos pequenos detalhes.
10. Defensor (ISFJ): Você tem um pensamento estruturado, é organizado e atento aos detalhes.
11. Executivo (ESTJ): Você tem padrões elevados, valoriza regras e leis e toma iniciativas.
12. Cônsul (ESFJ): Você é extrovertido, altruísta, empático e voltado à comunidade.
EXPLORADORES
13. Virtuoso (ISTP): Você é um pensador racional e lógico, busca novas experiências e quer saber como as coisas funcionam.
14. Aventureiro (ISFP): Você gosta de agir e viver o momento, é prático e aprende com as experiências.
15. Empresário (ESTP): Você tem flexibilidade, gosta de trabalhar e de conversar com pessoas, é orientado por detalhes e sabe improvisar.
16. Animador (ESFP): Você gosta de estar no centro dos eventos, é energético, criativo e engenhoso.
Como aplicar o seu tipo de personalidade nas suas escolhas?
Os tipos de personalidades servem como um insight bastante útil sobre o que você gosta de fazer, no que você é bom e, talvez, até mesmo revelar novas opções que você nem tenha considerado ainda em relação à área de estudo e profissão.
O seu ideal de graduação às vezes não combina com a sua personalidade e isso pode resultar em uma carreira que não te faça se sentir realizado, desafiado ou motivado. Por isso, é interessante identificar os seus pontos fortes e habilidades com um teste como o MBTI.
Que tipo de carreira combina com a minha personalidade?
Ao se familiarizar com os diferentes perfis de personalidade, você conseguirá discernir qual deles reflete melhor quem você é. Lembre-se de que eles não são categorias rígidas e você pode, sim, ter uma combinação de características de dois ou mais dos 16 tipos listados acima.
No entanto, de maneira generalizada, há certas profissões que cada uma das personalidades consegue desempenhar melhor. Veja alguns exemplos:
- Arquiteto (INTJ): contador, estrategista de negócios, psiquiatra, dentista, médico ou engenheiro.
- Lógico (INTP): engenheiro da computação ou de software, farmacêutico ou biomédico.
- Animador (ESFP): assistente social, psicólogo, ator, artista ou estilista.
- Inovador (ENTP): empreendedor, jornalista, advogado, planejador financeiro ou redator.
- Comandante (ENTJ): engenheiro médico, gerente de projetos ou relações públicas.
- Empresário (ESTP): engenheiro civil, publicitário, cientista de esportes ou médico de emergência.
- Ativista (ENFP): planejador urbano, enfermeiro, orientador, diplomata ou arquiteto urbanista.
- Virtuoso (ISTP): piloto, engenheiro elétrico ou cientista.
- Protagonista (ENFJ): professor ou gerente de recursos humanos.
- Mediador (INFP): designer, escritor ou cientista ambiental.
Não se desanime se você não conseguir identificar um caminho ou direção bem claro e definido. Os testes e tipos de personalidade servem apenas como um guia ao invés de uma regra. São uma ferramenta extra na sua busca por uma graduação e/ou carreira.
Se quiser fazer o teste MBTI, há diversas páginas na rede que o oferecem gratuitamente, como essa aqui.
Leia também:
Como mapear o seu plano de estudos e carreira
5 empregos que não existiam há 10 anos
Quais habilidades empregadores buscam em recém-graduados?
Trabalhar após os estudos: as opções nos principais destinos no exterior