Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

Melhores cursos vocacionais para dar início à sua carreira

Conheça quatro áreas que crescerão nos próximos dez anos segundo o Bureau of Labor Statistics 2021 e nas quais você pode trabalhar com um curso vocacional.

4 cursos vocacionais que crescerão nos próximos 10 anos

Embora você com certeza vá encontrar (inclusive aqui) que a melhor opção para dar início à sua carreira é um diploma acadêmico, como um bacharelado, você tem outras opções possíveis. Se você prefere aprender de maneira mais prática e não pretende gastar em um curso de três a quatro anos, há vários cursos profissionalizantes disponíveis pelo mundo.

 

Neste artigo, exploramos algumas das melhores opções de cursos vocacionais com base nas perspectivas de empregabilidade, salários iniciais, custo e crescimento do setor, com informações do Bureau of Labor Statistics 2021.

 

Antes de começar, você pode ler o nosso artigo sobre cursos vocacionais para entender melhor o que são eles e o que têm a oferecer.

 

1. Higiene dental

 

Como higienista dental, você seria responsável por ajudar crianças e adultos a cuidar dos dentes e gengivas, trabalhando como parte de uma equipe odontológica. As responsabilidades diárias incluem esterilização de equipamentos, agendamento de consultas, obtenção de imagens de raio-X, entre outras.

 

Segundo o Bureau of Labor Statistics 2021, as vagas para higienistas dentais devem crescem 6% entre 2019 e 2029 à medida que a população envelhece e a demanda dessa ocupação aumenta. Embora os dentistas devam completar um curso de bacharelado de cinco anos para exercer a profissão, os programas vocacionais de higiene bucal podem ser muito mais curtos e mais baratos.

 

Você pode obter um diploma nessa área em faculdades comunitárias e escolas de treinamento odontológico especializadas. Eles normalmente levam dois anos para serem concluídos.

 

Por exemplo, há um diploma avançado de higiene dental de 90 semanas na Fanshawe College, no Canadá, no valor de C$ 7.596 por termo (2021/2022). As taxas variam dependendo da instituição, portanto, verifique diretamente no site da universidade para obter detalhes mais específicos.

 

2. Elétrica e eletrônica

 

À medida que aumenta a demanda por fontes alternativas de energia, como energia eólica e solar, aumenta também a necessidade de eletricistas pelo mundo. Os empregos de eletricistas crescerão 8% entre 2019 e 2029, de acordo com o Bureau of Labor Statistics 2021.

 

Os eletricistas são responsáveis pela instalação e manutenção de energia elétrica em residências e empresas, incluindo iluminação, sistemas de controle, dispositivos, eletrodomésticos e outros produtos elétricos. Esta profissão requer habilidades de resolução de problemas, disposição física e habilidades de atendimento ao cliente.

 

Para se qualificar como eletricista, você não precisa necessariamente de um diploma acadêmico. Ao invés, muitos profissionais frequentam uma escola técnica ou programas de aprendizes. Os estágios desses cursos normalmente levam de dois a quatro anos para serem concluídos.

 

O que é ótimo nesse tipo de aprendizado é receber um treinamento prático, que proporcionará experiências reais necessárias para começar a trabalhar imediatamente após a conclusão dos estudos.

 

3. Construção

 

Para trabalhar no setor de construção, nem sempre você não precisa de educação formal. No entanto, existem cursos vocacionais e estágios disponíveis na área, que proporcionam as habilidades e conhecimentos necessários para diferentes funções.

 

Como aprendiz, você receberá uma combinação de experiência prática e aprendizado teórico em sala de aula. Esses programas normalmente levam de dois a quatro anos para serem concluídos. Durante um estágio de construção, você aprenderá sobre:

 

  • Construção civil
  • Operação de maquinário
  • Estruturas de construção (andaimes/pontes)
  • Medidas de saúde e segurança
  • Paisagismo
  • Desconstrução
  • Assentamento de tijolos

 

Além disso, espera-se que o setor cresça 5% de 2019 a 2029 de acordo com os dados do Bureau of Labor Statistics 2021. Você também pode decidir fazer um diploma de gestão de construção se deseja aumentar seu nível de conhecimento e trabalhar em projetos maiores.

 

4. Desenvolvimento web

 

Você tem afinidade com tecnologia? Se você é especialista em informática e deseja trabalhar na indústria de desenvolvimento web, talvez fique satisfeito em saber que há cursos profissionalizantes para trabalhar nesta profissão. Esta indústria deverá crescer 8% nos próximos dez anos, o que é muito mais rápido do que a média pelas estatísticas do Bureau of Labor Statistics 2021.

 

Como web developer, a sua função envolveria projetar e criar sites, codificação e teste de usabilidade. Para treinar, você pode concluir um curso de codificação que ensinará o básico de HTML, CSS e JavaScript, todos essenciais para um desenvolvedor ou web designer. Além disso, você também precisará aprender a usar softwares de design, como Photoshop e Dreamweaver.

 

Há muitos caminhos que você pode seguir para se tornar um profissional dessa área, desde a obtenção de um certificado, diploma ou diploma acadêmico até mesmo por cursos online. Por exemplo, você pode estudar um diploma em UX (Experiência do Usuário) e web design por 18 meses em período integral na Torrens University, na Austrália, que custará A$ 15.094 por ano para estudantes internacionais.

 

Os cursos vocacionais de desenvolvimento web costumam durar de um a dois anos. Você também pode se tornar um desenvolvedor web depois de estudar ciência da computação ou TI, se esse for o caminho que você preferir seguir.

 

Gostou? Encontre o seu curso no exterior!

 

Esses são só apenas sete exemplos das possibilidades de escolas de música no exterior. Há inúmeras outras em diversos países, formatos e áreas. Se a sua intenção é estudar música no exterior, use o nosso Selecionador de Cursos para encontrar a opção mais adequada de acordo com as suas preferências, objetivo e orçamento.

 

Leia também:

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

40 mudanças no currículo que irão deixá-lo mais profissional

Chega sempre um momento em que o seu currículo precisa de uma revisão. Reservar um tempo para remodelar e enxugar o CV é muito válido, principalmente se você estiver se preparando para procurar um emprego. E mesmo que já esteja empregado, é sempre bom dar uma revisada no currículo, ao menos uma vez ao ano.   Vamos escrever o currículo perfeito juntos? Seguem as dicas!   Como escrever um CV?   O site USA Today College

102.8K
article Img

O que é Co-op Program (Co-operative Education)?

Co-operative ou apenas co-op education é uma forma de aprendizado que combina o aprendizado teórico em salas de aulas com períodos de trabalhos práticos remunerados. Esta experiência de trabalho é chamada de co-op placement , ou seja, a instituição de ensino superior ajuda o estudante a conseguir uma posição profissional em empresas reais, para exercer funções reais relacionadas à área de estudo.   Os co-op placements são opções oferecidas pela

38.9K
article Img

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho

O site Business Insider publicou uma matéria com itens sobre o que fazer durante os 15 minutos angustiantes e de ansiedade que antecedem uma entrevista de trabalho. Este pequeno período pode ser a sua oportunidade de colocar-se no humor certo para se sair bem no processo seletivo. O principal, claro, é manter-se calmo e focado – dependendo do seu nível de stress, a sua capacidade de pensar de forma clara pode ser prejudicada.   Veja dez itens listados

27.2K
article Img

Emprego pelo Mundo: o seu sonho de trabalhar no exterior começa aqui

Criado há pouco mais de um ano, com o objetivo de dar resposta a todos que estão à procura de uma oportunidade de emprego fora ou dentro do seu país de residência, o portal Emprego Pelo Mundo pretende fornecer aos seus seguidores um serviço de busca de oportunidades de emprego, empreendedorismo e formação, de forma rápida, fácil e gratuita.   Com um total de mais de 20 milhões de pageviews, mais de 3,5 milhões de visitantes e 213 mil membros no

9.5K