
Co-operative ou apenas co-op education é uma forma de aprendizado que combina o aprendizado teórico em salas de aulas com períodos de trabalhos práticos remunerados. Esta experiência de trabalho é chamada de co-op placement, ou seja, a instituição de ensino superior ajuda o estudante a conseguir uma posição profissional em empresas reais, para exercer funções reais relacionadas à área de estudo.
Os co-op placements são opções oferecidas pela própria universidade, que constrói uma rede de contatos com empresas, seleciona estudantes com base em alguns requisitos, e ajuda-os a encontrar a vaga ideal promovendo entrevistas de emprego no próprio campus.
Benefícios do co-op program
-Você aplica na prática tudo o que já estudou em sala de aula, e aprende em ambientes profissionais diferentes aspectos de suas disciplinas acadêmicas.
-A experiência adquirida pelo co-op program proporciona uma grande vantagem profissional, afinal, você poderá acrescentar experiências de peso ao seu currículo antes mesmo de concluir o seu curso acadêmico.
-Durante o co-op program, você constrói sua própria network profissional.
-Você faz um "test-drive" da sua carreira. Com o co-op program, é possível ter uma ideia de como será trabalhar na sua área de formação e você pode decidir se é isso mesmo que quer para a sua vida profissional.
Requesitos de admissão
É necessário se inscrever no programa de educação cooperativa da universidade para se eleger a alguma vaga. Cada instituição possui regras diferentes, por isso, verifique as opções oferecidas pela sua universidade internacional. O programa pode ter alguns requisitos de admissão, e o semestre de experiência prática será integral (e possivelmente remunerado), intercalado com um semestre de aulas teóricas. A instituição terá datas certas para que possíveis empregadores façam entrevistas com os estudantes selecionados para o co-op program.
A seleção para a educação cooperativa tem como base o desempenho acadêmico dos estudantes: quanto mais altas as suas médias, melhores as suas chances de ser admitido no programa. Normalmente, o número de estudantes selecionados é determinado pelo número de vagas profissionais disponíveis. E mesmo depois de admitido, o estudante precisa manter um grade point average mínimo.
Melhores co-op programs dos Estados Unidos
Em 2013, o site Education, do U.S. News, pediu que presidentes, reitores e oficiais acadêmicos de mais de 1.500 faculdades americanas selecionassem dez instituições com os programas de estágio/co-op exemplares. As faculdades mais mencionadas nas listas foram:
Berea College
Cornell University
Elon University
Georgia Institute of Technology
Massachusetts Institute of Technology
Northeastern University
Purdue University - West Lafayette
Rensselaer Polytechnic Institute
Rochester Institute of Technology
University of Cincinnati
Wagner College
Infográfico
No infográfico abaixo reunimos para você tudo o que você precisa saber sobre o Co-op education. Salve em seu computador e compartilhe com seus amigos.
Leia mais:
Experiência real: como criar um network enquanto estuda no exterior