
Não foram só os estudos que precisaram de replanejamento durante a pandemia. Os estágios e as experiências práticas de trabalho também, especialmente se essa for a única coisa que te separa de sua graduação.
Enquanto ainda não for possível fazer um estágio tradicional, há a opção de fazer um estágio virtual. Você sabia disso? Embora não seja tão amplamente conhecido ou disponível, ele existe sim.
O que é estágio virtual?
O estágio virtual pode ser feito de casa. O aprendizado acontece remotamente, sem a necessidade de estar em um ambiente profissional físico. A comunicação com o empregador é toda online, com a ajuda de diferentes recursos, como Skype, Microsoft Teams, email, webinário, Zoom, Slack, Whatsapp e vários outros.
O estagiário terá uma série de trabalhos e prazos definidos que ele deve realizar de maneira satisfatória, com o acompanhamento virtual de algum supervisor.
Os estágios virtuais têm diferentes formatos: remunerado ou não remunerado; de 10 horas semanas a 40 horas semanais; de quatro a 24 semanas de duração, etc. Tudo depende do seu objetivo.
Uma das principais vantagens do estágio virtual é a flexibilidade de trabalhar em meio período ou até mesmo em período integral de maneira remota de qualquer parte do mundo. Você pode trabalhar para uma empresa estrangeira sem se mudar de país e ganhar habilidades profissionais e conhecimentos do setor em um âmbito internacional no conforto do seu lar.
Que tipo de estágio virtual está disponível?
Obviamente, não são todos os tipos de trabalho e de indústria que viabilizam um estágio virtual. Algumas funções só acontecem de fato com a presença física do profissional. No entanto, há um leque enorme de opções de trabalhos exercidos facilmente em ambientes virtuais, com o apoio da internet e de recursos tecnológicos.
Veja alguns exemplos:
- Marketing e relações públicas: marketing virtual;
- Jornalismo e mídia social: edição de conteúdo web e gestão de redes sociais;
- Negócios e ONGs virtuais: gestão de campanhas, gestão de projetos e análise de dados;
- Finanças e contabilidade: consultoria, análise de risco ou análise de tecnologia;
- Recursos humanos: headhunter ou aquisição de talentos;
- Tecnologia da informação e ciência da computação: programação, desenvolvimento web, teste de garantia de qualidade, desenvolvimento de games, design de experiência do usuário;
- Tradução e localização;
- Mercado editorial: revisão, copidesque, diagramação.
- Design e artes: ilustração, design de interiores, design da moda.
Como pode ver, as opções são inúmeras. Em vários delas, além do acesso a um aparelho e uma boa conexão, serão necessários programas e softwares específicos para exercer o seu trabalho. Dependendo do seu estágio virtual, você poderá usar a conta profissional da empresa contratante sem precisar adquiri-los neste momento.
Como conseguir um estágio virtual?
De maneira geral, há duas formas de conseguir um estágio virtual: por conta própria ou por uma agência especializada.
Você pode entrar em contato direto com empresas no seu setor perguntando sobre a possibilidade de realizar estágios remotos, em especial neste momento de pandemia, em que diversos setores tiveram de adotar o home office por tempo indeterminado.
Ou então pode usar os serviços de uma agência especializada que faz a conexão entre o estagiário e uma seleção de empresas e organizações parceiras com vagas abertas. Às vezes elas mantêm também programas com universidades do mundo inteiro para servir de networking entre universitários e empregadores em busca de jovens profissionais capacitados.
Você completa um formulário de inscrição com todos os seus dados e objetivos (por exemplo, um foco internacional ou um foco profissional) e o seu perfil, se aprovados fica online para empregadores visualizarem e entrarem em contato caso achem que você é o estagiário certo para a vaga deles. Em outros formatos, alguém da agência trabalha individualmente com cada interessado a fim de encontrar a melhor opção de estágio virtual tanto para o estagiário quanto para o empregador.
A entrevista de trabalho também é feita virtualmente.
O benefício de usar um destes serviços é ter uma orientação durante o processo de busca e encontrar diversas possibilidades de vagas em um só lugar. A desvantagem é que, quase sempre, o serviço é pago.
Conheça algumas opções de agências ou banco de dados de estágios virtuais:
Fique atento: Se o estágio é um módulo obrigatório da sua graduação, certifique-se de que o trabalho virtual escolhido valerá academicamente para a sua universidade.
Do que você precisa para fazer um estágio virtual?
Como mencionamos acima, você pode precisar de programas de computador, contas em sites ou softwares específicos para exercer a sua função remota, como:
- Photoshop;
- Acesso a redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok;
- Pacote do Microsoft Office;
- Canva;
- Notepad++;
- CorelDraw;
- Adobe Illustrator;
- Trello;
- Hootsuite.
Estes são só alguns exemplos e eles variam de acordo com o setor e o trabalho. No caso de estágios virtuais internacionais, você deverá comprovar proficiência adequada no idioma estrangeiro.
Vantagens do estágio virtual
Com um estágio virtual, você aprende uma função e desenvolve habilidades e conhecimentos profissionais no seu setor sem sair de casa. Você economiza tempo e dinheiro de não precisar se locomover até a empresa todos os dias. Além disso, desenvolve gestão do tempo e independência, para entregar os seus trabalhos dentro do prazo sem ter alguém “no seu pé” o tempo todo.
Por ser remoto, você consegue trabalhar para uma empresa de qualquer lugar do mundo, ampliando as suas perspectivas globais e, quem sabe, abrindo um caminho para uma carreira internacional. Com certeza, isso terá um bom peso no seu currículo.
E, nas circunstâncias atuais, essa é uma forma de não atrasar os seus planos profissionais e acadêmicos e concluir a sua graduação no tempo certo, caso um estágio seja obrigatório para o seu curso.
Desvantagens do estágio virtual
Uma das características mais importantes para o sucesso de um estágio virtual é a comunicação com a empresa contratante. Se o seu supervisor não se mantém disponível, se as regras e objetivos do seu trabalho não forem bem definidos, se as orientações não forem diretas ou se você não receber nenhum feedback, tudo isso pode dificultar a execução da sua função e prejudicar o aprendizado.
Já no lado do estagiário, é preciso manter-se motivado e muito bem disciplinado para fazer todas as suas tarefas dentro do prazo com todas as distrações que a sua casa oferece. Se o contato com outras pessoas e a experiência em um ambiente de trabalho real for muito importante para você, talvez essa não seja mesmo a melhor opção.
Leia também:
Como aproveitar um estágio ao máximo?
Estágio no exterior pode facilitar a entrada no mercado de trabalho