
No começo do ano, o site U.S. News publicou um ranking com os melhores países do mundo para se dar início a uma carreira profissional. A pesquisa para chegar ao resultado foi conduzida pela empresa BAV Consulting, de estratégia de marcas, em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia.
Foram entrevistadas mais de 16.000 pessoas de quatro regiões do mundo para associar países com características específicas; 6.000 respondentes eram adultos com menos de 35 anos. A pesquisa analisou sete atributos em cada um dos países: mercado de trabalho, estabilidade econômica, empreendedorismo, igualdade de renda, inovação, progresso e se o país é um lugar onde os respondentes gostariam de morar.
Veja o ranking dos cinco melhores países para o início de carreira:
5. Canadá
Melhores características: Considerado o mercado de trabalho mais favorável entre todos do ranking.
Setores ou profissões com mais oportunidades: Sistemas da informação e computação.
4. Reino Unido
Melhores características: Localização central no globo graças à linha de longitude Meridiano Primário e a Bolsa de Valores de Londres.
Setores ou profissões com mais oportunidades: Gerente de marketing (graças às vagas de trabalho, salário e mobilidade de carreira).
Melhores características: Educação superior acessível e pequenos negócios.
Setores ou profissões com mais oportunidades: Sistemas da informação e saúde.
2. Alemanha
Melhores características: Uma das menores taxas de desemprego da Europa e um dos maiores salários mínimos do mundo. Mais de 100 profissões, desde padeiro até professor do primário, exigem uma licença para serem praticadas, mas a Alemanha tem um amplo modelo de cursos de aprendizes que oferece todo o treinamento necessário em profundidade e ajuda a manter a taxa de desemprego baixa no país.
Setores ou profissões com mais oportunidades: Medicina, biodiversidade e economia.
1. China
Melhores características: Crescente economia, oportunidades em grandes empresas multinacionais, a cultura de trabalho em equipe (que evita o foco no desenvolvimento individual) e empreendedorismo.
Setores ou profissões com mais oportunidades: Empreendedorismo, medicina e engenharia da indústria automotiva.
Japão, Coreia do Sul, Suécia, Rússia, Arábia Saudita, Holanda, Dinamarca, Singapura, Austrália e França completam o top 15 do ranking.
Veja o ranking completo aqui.
(Com informações adicionais da revista Exame.)