Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

Os melhores países para dar início à sua carreira

Conheça o ranking compilado pelo U.S. News & World Report dos 10 melhores países do mundo para iniciar uma carreira profissional.

Os melhores países para dar início à sua carreira

O site U.S. News & World Report publica anualmente um ranking com os melhores países do mundo para se dar início a uma carreira profissional. A pesquisa é conduzida pela empresa BAV Consulting, de estratégia de marcas, em parceria com a Wharton School da University of Pennsylvania, e considera dez indicadores para chegar à pontuação final ranqueando 73 países do mundo todo.

 

Os melhores países para dar início à sua carreira

 

Na última edição, a pesquisa entrevistou mais de 17.000 pessoas, entre elas entre 6.950 entrevistados na faixa etária dos 18 a 35 anos. Segundo o site oficial do U.S. News, a lista baseia-se na percepção em relação ao mercado de trabalho, estabilidade econômica, empreendimentos, igualdade de rendimentos, inovação, progressismo e se é um lugar onde gostaria de viver.

 

Antes de listar os países que conseguiram um lugar entre os dez melhores para se iniciar uma carreira, entenda o que cada um dos indicadores da metodologia significa:

 

INDICADOR

 

PORCENTAGEM

PAÍS COM MELHOR NOTA

Empreendedorismo

País conectado ao resto do mundo; população instruída; empreendedor; inovador; oferece fácil acesso ao capital; mão de obra qualificada; conhecimento tecnológico; práticas comerciais transparentes; infraestrutura, infraestrutura digital e quadro jurídico bem desenvolvidos.

14,13%

Estados Unidos

Qualidade de Vida

País com um bom mercado de trabalho; acessível; economicamente estável; familiar; politicamente estável; seguro; com igualdade de renda e sistemas de educação e de saúde pública bem desenvolvidos.

14,12%

Suécia

Agilidade

País adaptável, dinâmico, moderno, progressista e responsivo.

14,02%

Estados Unidos

Propósito Social

País que se preocupa com os direitos humanos, ambiente, igualdade de gênero, equidade racial, liberdade religiosa e direitos dos animais; respeita os direitos de propriedade; tem um poder político confiável e bem distribuído; e compromete-se com os objetivos climáticos e com a justiça social.

12,83%

Suécia

Impulsionadores

País diferente, distinto, dinâmico, resiliente e único; adaptável aos desafios da economia global.

11,54%

Emirados Árabes Unidos

Influência Cultural

País culturalmente relevante em termos de entretenimento e moda; alegre; cultura influente; tem marcas de consumo fortes; moderno, prestigiado e dita tendências.

10,44%

Itália

Abertura para Negócios

País com custos de produção baratos; ambiente fiscal favorável; análise das práticas governamentais burocráticas, corruptas ou transparentes.

9,43%

Suíça

Aventura

País amigável, divertido, forte turismo, clima agradável, pitoresco e sexy.

5,37%

Brasil

Poder

País líder, econômica e politicamente influente; tem fortes exportações, alianças internacionais e forças armadas.

5,00%

Estados Unidos

Patrimônio

País culturalmente acessível, com uma história rica, boa comida, muitas atrações culturais e geográficas.

3,13%

Itália

Fonte: U.S. News & World Report.

 

10 melhores países para iniciar uma carreira, segundo U.S. News & World Report

 

Este ano, um total de 87 países foram analisados pelos entrevistados para criar a classificação, com a participação de pessoas de 36 países - todos os quais estão presentes na lista -, mas a pesquisa abrange mais lugares do mundo.

 

Este foram os dez primeiros colocados:

 

1. Alemanha

 

A Alemanha é uma das maiores economias do mundo e viu o seu papel na comunidade internacional crescer de forma constante desde a reunificação. O país da Europa Central faz fronteira com nove nações e a sua paisagem varia ao longo do seu território, de planícies no Norte aos Alpes da Baviera, no sul.

 

A maior nota da Alemanha no ranking foi no indicador de Empreendedorismo (99,8%), segundo por Qualidade de Vida (85,8%) e Poder (81,4%). O país possui uma força de trabalho altamente qualificada e abundante e as indústrias de telecomunicações, saúde e turismo são as que mais contribuem para a economia do país.

 

2. Canadá

 

O segundo maior país do mundo em território, o Canadá é escassamente povoado - a maioria dos seus 35,5 milhões de residentes vivem num raio de 200 quilômetros da fronteira com os EUA. A extensa natureza selvagem do Canadá ao norte desempenha um papel importante na identidade canadense, assim como a reputação multicultural do país, que acolhe imigrantes rotineiramente.

 

O Canadá é uma sociedade industrial de alta tecnologia com um alto padrão de vida. Embora o setor dos serviços seja o maior motor econômico do Canadá, o país é um exportador significativo de energia, alimentos e minerais.

 

3. Estados Unidos

 

Os EUA são a potência econômica e militar mais dominante do mundo. Da mesma forma, a sua marca cultural tem alcance global, liderada em grande parte pela sua cultura popular na música, no cinema e na televisão.

 

A economia dos EUA é a maior do mundo em termos de produto interno bruto e também a mais poderosa tecnologicamente. As exportações significativas do país incluem computadores e máquinas elétricas, veículos, produtos químicos, alimentos, animais vivos e equipamento militar. E, como sempre dizemos aqui, o país tem algumas das melhores universidades do mundo, como Harvard, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Stanford.

 

4. Japão

 

Um arquipélago composto por quatro ilhas principais e mais de 6.800 menores, o Japão é uma das nações mais alfabetizadas e tecnicamente avançadas do mundo. Com a terceira maior economia do mundo, o país está entre os maiores produtores mundiais de veículos automotores, equipamentos eletrônicos e aço. O setor de serviços representa a maior percentagem da economia em termos de produto interno bruto e de empregos.

 

5. Suíça

 

Um pequeno país na Europa Central de apenas 41.285 km² formados por cidades, Alpes, lagos e vales esculpidos em geleiras, a Suíça é uma das nações mais ricas do mundo, há séculos conhecida pela sua neutralidade. Ela tem um baixo desemprego, uma força de trabalho qualificada, um dos maiores produtos internos brutos per capita do mundo, baixas taxas de imposto e um setor de serviços altamente desenvolvido liderado por serviços financeiros.

 

6. Dinamarca

 

Juntamente com a Suécia e a Noruega, a Dinamarca forma a Escandinávia, uma região cultural no Norte da Europa. Através da tributação progressiva, o ensino superior é gratuito, assim como a maior parte dos serviços do sistema de saúde universal. Por estas e outras razões, o governo e a estrutura social altamente progressistas da Dinamarca criam uma mobilidade social incrível.

 

A Dinamarca tem várias indústrias importantes, incluindo processamento de alimentos, turismo e produção de ferro, aço e maquinaria. A economia dinamarquesa baseia-se no modelo de flexigurança, que combina um mercado de trabalho flexível com uma política para os desempregados.

 

7. Suécia

 

Um dos maiores países da União Europeia em extensão territorial, a Suécia opera sob um modelo semelhante ao de outras nações nórdicas: fortemente capitalista, com uma grande percentagem dos gastos destinados ao serviço público. Os cuidados de saúde, bem como a educação universitária, são gratuitos e a sua população possui uma das maiores esperanças de vida do mundo. Quase todo o lixo da Suécia é reciclado.

 

8. Reino Unido

 

O Reino Unido é uma nação altamente desenvolvida que exerce considerável influência econômica, política, científica e cultural pelo mundo. O papel do país no cenário global enfrenta novas questões com sua saída da União Europeia. No entanto, as indústrias bancária e turística ainda fazem parte de um setor de serviços mais vasto que impulsiona grande parte do crescimento econômico do país.

 

Além disso, o Reino Unido também tem algumas das melhores universidades do mundo, incluindo Oxford, Cambridge e Imperial College London.

 

9. Noruega

 

Um país da península escandinava, composto principalmente por terreno montanhoso, a Noruega tem um rendimento elevado com um setor privado vibrante e um programa de segurança social substancial.

 

Por ser mais isolado, a Noruega manteve muitos dos seus costumes, histórias e folclore. O país desenvolveu uma rica tradição literária após se separar da Dinamarca no século XIX e está agora entre os líderes mundiais em livros publicados per capita.

 

10. Holanda

 

A Holanda é uma planície costeira repleta de moinhos de vento característicos do seu desenvolvimento em torno da água. Três grandes rios europeus – o Reno, o Mosa e o Escalda – atravessam os vizinhos Alemanha e Bélgica até chegar aos seus movimentados portos.

 

Além de ser um país historicamente progressista e tolerante, a Holanda também possui a maior concentração de museus do mundo. Foi o berço de Rembrandt e Van Gogh, assim como de descobertas como microscópio, telescópio e termômetro.

 

10 melhores países para iniciar uma carreira, segundo U.S. News & World Report

 

Veja o ranking completo no site da U.S. News & World Report.

 

Texto originalmente publicado em 2016. Última edição realizada em 14 de novembro de 2023.

Leitura recomendada

article Img

40 mudanças para deixar o currículo mais atrativo

Chega sempre um momento em que o seu currículo precisa de uma revisão. Reservar um tempo para remodelar e enxugar o CV é muito válido, principalmente se você estiver se preparando para procurar um emprego, mudar de carreira ou simplesmente de olho em novas oportunidades.   Mesmo que já esteja empregado, é sempre bom dar uma revisada no currículo, ao menos uma vez ao ano. Muita coisa muda nesse período: você conquistou novas habilidades? Subiu de

109.5K
article Img

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho

O site Business Insider publicou uma matéria com itens sobre o que fazer durante os 15 minutos angustiantes e de ansiedade que antecedem uma entrevista de trabalho. Este pequeno período pode ser a sua oportunidade de colocar-se no humor certo para se sair bem no processo seletivo.   Preparação para entrevista de emprego   O principal, claro, é manter-se calmo e focado – dependendo do seu nível de stress, a sua capacidade de pensar de

29.5K
article Img

Emprego pelo Mundo: o seu sonho de trabalhar no exterior começa aqui

Criado há pouco mais de um ano, com o objetivo de dar resposta a todos que estão à procura de uma oportunidade de emprego fora ou dentro do seu país de residência, o portal Emprego Pelo Mundo pretende fornecer aos seus seguidores um serviço de busca de oportunidades de emprego, empreendedorismo e formação, de forma rápida, fácil e gratuita.   Com um total de mais de 20 milhões de pageviews, mais de 3,5 milhões de visitantes e 213 mil membros no

9.9K