Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

Qual é a importância do inglês para uma carreira internacional?

Entende as razões para o inglês ser essencial para o profissional interessado em alavancar uma carreira internacional

Qual é a importância do inglês para uma carreira internacional?
136

Que aprender o inglês, considerado o idioma universal, é essencial para a sua carreira, você já está cansado de saber há muito tempo. De fato, muitos acreditam que só o inglês nem é mais suficiente e o mercado dá prioridade agora para quem tem fluência em um segundo idioma estrangeiro, seja ele o espanhol, mandarim, francês, alemão ou qualquer outro. Mas qual é a importância do inglês especificamente para uma carreira internacional?

 

O número de estudantes brasileiros que deixam o país para estudar no exterior cresce ano a ano. Em 2016, o setor de intercâmbio movimentou US$ 2,2 bilhões no Brasil, segundo a Pesquisa Selo Belta, com Canadá, Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Reino Unido e Nova Zelândia como principais destinos. Seis países em que o inglês é o idioma oficial!

 

Mesmo sendo bilíngue e ter o francês também como idioma oficial, o Canadá tornou-se o destino mais popular entre brasileiros, dentre outras razões, graças às suas opções de cursos de inglês de curta duração e de férias.

 

Segundo a mesma pesquisa, o brasileiro tem procurado por um intercâmbio exatamente para aprender a língua inglesa e diferenciar o seu currículo com uma experiência no exterior.

 

Ter um conhecimento adequado da língua inglesa é um requisito essencial para o sucesso, tanto acadêmico quanto profissional.

 

Investimento no futuro

 

Aprender inglês, hoje mais do que nunca, é um investimento no futuro. Ter aulas do idioma no exterior, por sua vez, é a maneira mais rápida de aprender e, na maioria dos casos, é também o primeiro passo para adentrar o mercado de trabalho internacional. Isto porque a imersão total na cultura estrangeira facilita e agiliza a sua evolução e adaptação e faz com que você se torne um profissional mais flexível, dinâmico e culturalmente preparado.

 

Além dos benefícios amplamente conhecidos de se aprender uma língua estrangeira, como fortalecimento da memória e dos músculos cognitivos do cérebro, a fluência abre diferentes portas profissionais.

 

Globalização

 

Em um mundo globalizado e em constante mudança, o profissional que não procura evoluir estagna sua carreira. O inglês é o idioma mais usado para as relações internacionais, seja em negócios, comércio, diplomacia, direito, educação, entre vários outros campos.

 

A fluência é um requisito obrigatório para o processo seletivo em grandes empresas e companhias multinacionais localizadas no Brasil e cada vez mais a preferência é dada aos candidatos com algum tipo de experiência no exterior, como explica a psicóloga especializada em RH nesta entrevista – da mesma forma que é dada aos que possuem especialização ou pós-graduação.

 

Com o conhecimento do inglês, o profissional tem um leque muito maior de possibilidades: ler notícias em inglês, participar de conferência e seminários, comunicar-se por escrito e oralmente, fazer viagens a serviço ao exterior, receber visitantes estrangeiros, etc. Tudo isso considerado na seleção de candidatos.

 

E uma das principais vantagens para quem quer alavancar a carreira internacional é que, estando em uma multinacional e possuindo a fluência adequada, o colaborador tem grandes chances de conseguir uma transferência para uma filial em outro país.

 

É por estas e outras que as próprias empresas estão investindo na capacitação em língua inglesa de seus colaboradores e também permitindo – até mesmo incentivando – que tirem um tempo da carreira para estudar o idioma no exterior.

 

Processos seletivos internacionais

 

O seu caminho pode ser ainda mais direto se você já passar pela seleção de emprego no exterior. Para isso a proficiência no idioma será fundamental. Vários países anglófonos, como Canadá e Austrália, têm escassez constante de mão de obra qualificada, recorrendo a profissionais internacionais para preencher as vagas do mercado. Saiba mais sobre isso aqui!

 

Nestes casos, todo o processo será feito em inglês, inclusive a entrevista. Se você já tiver experiência no exterior e/ou vivência em uma empresa multinacional, melhor ainda.

 

Estudar no exterior funciona em diversos casos como uma porta de entrada direta para o mercado de trabalho do país. A grande maioria dos países que mais recebem estudantes internacionais oferece algum tipo de extensão da estadia para que o estrangeiro possa permanecer no país a fim de ganhar experiência profissional e, quem sabe, ser efetivado e conseguir um visto de trabalho.

 

Se o seu curso no exterior for uma graduação ou pós-graduação, há grandes possibilidades também de você conseguir experiência profissional no país durante os estudos, com um estágio ou co-op program, por exemplo, muitas vezes como parte obrigatória da grade curricular.

 

Conheça a opção de extensão da estadia de cada país para trabalhar após os estudos acadêmicos:

 

Canadá

Estados Unidos

Austrália

Irlanda

Reino Unido

Nova Zelândia

 

Enfim, resumidamente, o inglês é importante para uma carreira profissional por ser:

 

  • Um item essencial em um currículo profissional;
  • O idioma oficial das relações internacionais;
  • Um requisito para quem pretende trabalhar em grandes empresas e multinacionais em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil;
  • Um requisito para quem pretende passar por entrevistas de trabalho n o exterior;
  • Um requisito para quem pretende estudar uma graduação ou pós-graduação no exterior.

 

O Hotcourses Brasil pode te ajudar a alcançar a tão necessária fluência no inglês! Pesquise entre universidades no exterior que oferecem cursos e preparatórios na língua inglesa para estudantes internacionais aqui.

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Qual é a importância do inglês para uma carreira internacional?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...