Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

3 erros mais comuns cometidos em entrevistas de trabalho

Seja por despreparo ou nervosismo, estes erros são bastante comuns durante entrevistas de trabalho e podem ser facilmente evitados

3 erros mais comuns cometidos em entrevistas de trabalho
999

As possibilidades de uma entrevista de trabalho não sair como você planejava são mais numerosas do que gostaríamos de admitir. Falar demais, falar algo errado, não saber a resposta, perceber que você não é a pessoa mais adequada para a vaga ou então que aquela não é a empresa certa para você. De fato, aguns erros são bem comuns, mas evitáveis, com muito preparo.

 

As pessoas fazem coisas inusitadas quando estão nervosas e sob pressão. E, convenhamos, as entrevistas podem ser bastante desconfortáveis. É comum errar e, ao colocar o pé fora da sala, ter a certeza de que você seria capaz de fazer muito melhor. E é assim que se aprende. Na próxima entrevista, você já estará mais preparado, conseguirá pensar em suas respostas com antecedência e poderá evitar os mesmos erros.

 

Antes de sair contando histórias muito pessoais, mentindo ou falando mais do que o necessário, saiba identificar os erros mais comuns cometidos por pessoas inteligentes em entrevistas de trabalho, segundo o site The Muse.

 

1. Esquecer de responder a pergunta feita

 

Falar, falar, falar e não falar nada... É sempre desconcertante quando entrevistador faz uma pergunta para a qual você não está preparado. De fato, isso pode ocorrer com uma frequência alarmante e uma saída recorrente é falar sem parar ou dar uma resposta desconexa.

 

Começar a sua resposta com alguma história pessoal ou anedota sem ligação com a pergunta pode até te dar alguns segundos para clarear a mente e organizar os seus pensamentos à procura de argumentos mais adequados. Você não é obrigado a saber de tudo, no entanto, deixar uma pergunta sem resposta é um erro muito comum e deve ser evitado.

 

Responda da melhor maneira possível, tendo sempre em mente a pergunta feita, mesmo que você precise formular os seus pensamentos antes, e tente associar a sua resposta com experiências prévias.

 

2. Comportar-se inadequadamente (falar palavrões ou dar detalhes muito pessoais)

 

Descontrair o ambiente ajuda bastante a acalmar os nervos e a sentir-se mais à vontade durante a entrevista. Talvez você seja o piadista da turma e queira falar algo engraçado para conseguir fazer os entrevistadores rirem. Ou então gostaria de contar alguma história pessoal para ter a sensação de que aquelas pessoas te entrevistando não são totalmente estranhos. Ótimo! Tudo isso por servir como uma arma a seu favor. Mas na medida certa...

 

É importante entender que, mesmo que consiga se descontrair um pouco, uma entrevista de trabalho é primordialmente uma ocasião formal. É sempre aconselhável evitar palavrões, expressões chulas, brincadeiras e piadinhas fora de contexto (ou desrespeitosas) e histórias muito íntimas. A não ser, é claro, que os próprios entrevistadores mudem o tom da conversa. E se isso acontecer, você também tem todo o direito de demonstrar desconforto se não gostar da maneira com que eles estão conduzindo a entrevista.

 

3. Desabafar sobre experiências passadas

 

Sabe aquele chefe carrasco que você teve no seu último emprego? Ou aquele estágio em que você não tinha nada para fazer e passava o dia no Facebook? Ou então aquele colega de trabalho chato que não fazia as coisas direito e jogava a culpa em você?

 

Talvez você ainda esteja rancoroso ou traumatizado com a experiência, mas uma entrevista de trabalho não é a hora nem o lugar certo para desabafar sobre isso. Entretanto, é espantoso como a conversa pode chegar rapidamente nestes tópicos. Uma resposta inocente sobre as suas experiências prévias (como, por exemplo, o que você poderia ter feito melhor no seu último emprego) facilmente acaba te levando a enumerar todas as razões para você odiar o seu antigo chefe.

 

Demonstrar insatisfação em relação a outras experiências é saudável e mostra que você quer algo melhor para a sua carreira e pode fazer ainda mais em um novo emprego. Mas é necessário selecionar bem as suas respostas e evitar histórias amargas. Ao invés de listar motivos de desgosto, você pode identificar o que você aprendeu ao lidar com situações adversas e com pessoas difíceis.

 

Preparo nunca é demais

 

Todos estes erros acontecem por um motivo muito simples: você ainda não estava totalmente preparado para a entrevista. A prática leva a experiência. Mesmo que você não seja selecionado em uma entrevista, com certeza, terá aprendido e melhorará muito mais para a próxima.

 

Leia mais:

O que fazer nos 15 minutos que antecedem uma entrevista de trabalho

30 perguntas que costumam ser feitas em entrevistas de trabalho

15 passos para encontrar o emprego dos seus sonhos

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

3 erros mais comuns cometidos em entrevistas de trabalho

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...