
As possibilidades de uma entrevista de trabalho não sair como você planejava são mais numerosas do que gostaríamos de admitir. Falar demais, falar algo errado, não saber a resposta, perceber que você não é a pessoa mais adequada para a vaga ou então que aquela não é a empresa certa para você. De fato, aguns erros são bem comuns, mas evitáveis, com muito preparo.
As pessoas fazem coisas inusitadas quando estão nervosas e sob pressão. E, convenhamos, as entrevistas podem ser bastante desconfortáveis. É comum errar e, ao colocar o pé fora da sala, ter a certeza de que você seria capaz de fazer muito melhor. E é assim que se aprende. Na próxima entrevista, você já estará mais preparado, conseguirá pensar em suas respostas com antecedência e poderá evitar os mesmos erros.
Antes de sair contando histórias muito pessoais, mentindo ou falando mais do que o necessário, saiba identificar os erros mais comuns cometidos por pessoas inteligentes em entrevistas de trabalho, segundo o site The Muse.
1. Esquecer de responder a pergunta feita
Falar, falar, falar e não falar nada... É sempre desconcertante quando entrevistador faz uma pergunta para a qual você não está preparado. De fato, isso pode ocorrer com uma frequência alarmante e uma saída recorrente é falar sem parar ou dar uma resposta desconexa.
Começar a sua resposta com alguma história pessoal ou anedota sem ligação com a pergunta pode até te dar alguns segundos para clarear a mente e organizar os seus pensamentos à procura de argumentos mais adequados. Você não é obrigado a saber de tudo, no entanto, deixar uma pergunta sem resposta é um erro muito comum e deve ser evitado.
Responda da melhor maneira possível, tendo sempre em mente a pergunta feita, mesmo que você precise formular os seus pensamentos antes, e tente associar a sua resposta com experiências prévias.
2. Comportar-se inadequadamente (falar palavrões ou dar detalhes muito pessoais)
Descontrair o ambiente ajuda bastante a acalmar os nervos e a sentir-se mais à vontade durante a entrevista. Talvez você seja o piadista da turma e queira falar algo engraçado para conseguir fazer os entrevistadores rirem. Ou então gostaria de contar alguma história pessoal para ter a sensação de que aquelas pessoas te entrevistando não são totalmente estranhos. Ótimo! Tudo isso por servir como uma arma a seu favor. Mas na medida certa...
É importante entender que, mesmo que consiga se descontrair um pouco, uma entrevista de trabalho é primordialmente uma ocasião formal. É sempre aconselhável evitar palavrões, expressões chulas, brincadeiras e piadinhas fora de contexto (ou desrespeitosas) e histórias muito íntimas. A não ser, é claro, que os próprios entrevistadores mudem o tom da conversa. E se isso acontecer, você também tem todo o direito de demonstrar desconforto se não gostar da maneira com que eles estão conduzindo a entrevista.
3. Desabafar sobre experiências passadas
Sabe aquele chefe carrasco que você teve no seu último emprego? Ou aquele estágio em que você não tinha nada para fazer e passava o dia no Facebook? Ou então aquele colega de trabalho chato que não fazia as coisas direito e jogava a culpa em você?
Talvez você ainda esteja rancoroso ou traumatizado com a experiência, mas uma entrevista de trabalho não é a hora nem o lugar certo para desabafar sobre isso. Entretanto, é espantoso como a conversa pode chegar rapidamente nestes tópicos. Uma resposta inocente sobre as suas experiências prévias (como, por exemplo, o que você poderia ter feito melhor no seu último emprego) facilmente acaba te levando a enumerar todas as razões para você odiar o seu antigo chefe.
Demonstrar insatisfação em relação a outras experiências é saudável e mostra que você quer algo melhor para a sua carreira e pode fazer ainda mais em um novo emprego. Mas é necessário selecionar bem as suas respostas e evitar histórias amargas. Ao invés de listar motivos de desgosto, você pode identificar o que você aprendeu ao lidar com situações adversas e com pessoas difíceis.
Preparo nunca é demais
Todos estes erros acontecem por um motivo muito simples: você ainda não estava totalmente preparado para a entrevista. A prática leva a experiência. Mesmo que você não seja selecionado em uma entrevista, com certeza, terá aprendido e melhorará muito mais para a próxima.
Leia mais:
O que fazer nos 15 minutos que antecedem uma entrevista de trabalho
30 perguntas que costumam ser feitas em entrevistas de trabalho