Essenciais
Estude no exterior : Escolher o que estudar

Os desafios da educação tradicional na era digital

As vantagens e desvantagens de fazer um curso de graduação online vs presencial no exterior

Os desafios da educação tradicional na era digital

Atualmente grande parte da comunidade acadêmica internacional tem sido forçada a reinventar seus formatos pedagógicos e adaptá-los a uma era de conectividade digital. Programas de educação online tornaram o ensino superior mais acessível a milhares de pessoas com sonho de obter um diploma profissional de uma universidade estrangeira. No entanto, há quem prefira os formatos tradicionais de aprendizagem, com salas de aula e textos em papel. Junte-se a nós para descobrir as vantagens e desvantagens desses dois métodos de estudo e entender qual deles melhor atende às suas necessidades.

 

A educação online é um método de estudo que surgiu graças à globalização. A distância não é mais uma barreira para acessar centenas de programas internacionais de educação de alta qualidade e iniciar um caminho de treinamento vocacional de qualquer lugar do mundo.

 

Para fazer uma graduação virtual, você só precisa ter acesso a um computador e a internet, razão pela qual uma das principais vantagens desse modo de estudo é a flexibilidade que permite que os alunos gerenciem seu tempo entre família, trabalho e os estudos. Geralmente, estudar online significa adaptar-se a uma metodologia de programação semanal, na qual o aluno se dedica à leitura de textos ou estuda o material do programa, participa de fóruns e realiza suas tarefas online. Diferentemente da educação tradicional, que exige que os alunos cumpram horários e aulas pré-estabelecidas, enquanto se deslocam de um lugar para outro.

 

Diferenças entre o online e o presencial

 

Cursos internacionais online

 

As universidades que oferecem programas presenciais contam com instalações especialmente projetadas para seus estudantes, permitindo viver uma experiência acadêmica integral entre salas de aulas, salas de estudos, bibliotecas, laboratórios de computadores e instalações para realização de atividades extracurriculares. As instituições que oferecem programas de educação virtual tiveram que inovar na criação de espaços digitais que facilitam o acesso à informação e ao conteúdo acadêmico.

 

Ao estudar online, você encontrará várias ferramentas convergentes que facilitarão seu processo de aprendizado. Aulas virtuais, fóruns e plataformas para a apresentação de atividades online serão o seu maior aliado durante a sua jornada virtual.

 

As diferentes formas de comunicação e interação desempenham um papel fundamental nos dois modos de estudo. Enquanto a educação tradicional permite aos alunos uma comunicação direta e personalizada com professores e tutores, a incorporação de novas tecnologias em diferentes ambientes educacionais facilita a comunicação com professores e colegas por meio de bate-papos, videoconferência, e-mail e aplicativos, entre outros. Essas novas formas de comunicação criam espaços para responder perguntas, aprofundar-se em um tópico e obter comentários de feedback de seus professores, tudo virtualmente.

 

Por outro lado, frequentar uma universidade presencial permite que os professores entendam facilmente suas necessidades e identifiquem seus pontos fortes e fracos, além de facilitar que o processo de avaliação no desenvolvimento cognitivo do aluno seja individual e eficaz.

 

O ensino a distância é um processo de autogestão do aprendizado e a procrastinação pode ser uma das principais desvantagens deste método de estudo. Se o aluno não tiver disciplina e dedicação para participar de fóruns online e debates com outros colegas de classe, pode se perder no processo e deixar passar oportunidades de aprendizado.

 

Embora você tenha a possibilidade de fazer uma pausa e retornar durante o processo de estudo para reler ou revisar o conteúdo, automotivação é essencial no desenvolvimento de uma carreira profissional bem-sucedida. Recomendamos que você estabeleça um cronograma no qual delimite seus horários de estudo e elimine as distrações ao estudar. Evite acessar redes sociais ou sites que não estejam relacionados ao conteúdo acadêmico, não utilizar espaços ruidosos e combinar suas atividades de lazer com seu processo de aprendizagem.

 

O que é melhor para você?

 

Você faria um curso online?

 

A realidade é que não há método de estudo melhor que o outro. Tomar a decisão de estudar para uma carreira profissional online ou presencialmente é puramente pessoal e dependerá de suas necessidades e disposição como aluno.

 

Você sempre sonhou em obter um diploma profissional em uma universidade norte-americana? Queremos dizer que é possível, as barreiras para alcançá-lo ficaram no passado e agora, o limite é definido por você!

 

Apesar de que a educação online possa ser eficaz para milhares de pessoas em todo o mundo, existem algumas disciplinas que exigem desenvolvimento prático obrigatório para obter treinamento profissional adequado, como nas áreas de medicina e ciência.

 

Embora existam aqueles que preferem o treinamento individual e são fascinados pela variedade de ferramentas tecnológicas que existem para fazer um curso de graduação online, outra grande parte dos estudantes opta pelo ensino tradicional, pois promove relacionamentos interpessoais e possibilidade de socializar e criar espaços para o trabalho em equipe – embora também seja possível trabalhar em grupo por meio da educação a distância.

 

O leque de possibilidades para uma graduação virtual é infinito e cada vez mais universidades do mundo inteiro estão expandindo seu campus virtual para oferecer aos alunos uma educação sem fronteiras. No entanto, se você prefere a educação presencial e deseja estudar no exterior, também tem a possibilidade de ter uma experiência extraordinária acadêmica e cultural.

 

Em resumo, o melhor método de estudo é escolhido por você! Hoje, graças à globalização e à hiperconectividade, é muito mais fácil estudar em qualquer lugar do mundo ou viajar para o destino dos seus sonhos, por isso, obter um diploma de graduação nos Estados Unidos está mais perto do que você imagina.

 

Leia também:

5 fatos sobre cursos online

5 vantagens e desvantagens do curso online

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA