Essenciais
Estude no exterior : Destino de Estudo

10 melhores cidades estudantis do mundo

Londres vence o QS Best Student Cities 2022. Veja quais são as melhores cidades estudantis do mundo aqui!

10 melhores cidades estudantis do mundo

O QS Best Student Cities 2022 acaba de ser anunciado, revelando as melhores cidades estudantis do mundo de acordo com uma série de fatores como custo de vida, conveniência e a opinião dos próprios estudantes. O ranking proporciona uma visão geral dos melhores lugares para se morar e estudar; a edição 2022 foi liderada por Londres.

 

Com instituições como a University College London, Imperial College London e King's College London, a capital do Reino Unido tem sido a favorita de estudantes há muitos anos, graças a vários aspectos, entre eles, a qualidade do ensino oferecido pelas universidades nela localizadas.

 

Estudar no exterior

 

Metodologia do Best Student Cities 2022

 

O ranking QS Best Student Cities usa vários indicadores divididos em seis categorias principais para identificar os melhores destinos urbanos para os estudantes internacionais.

 

Primeiramente, para ser considerada, a cidade precisa ter uma população a partir de 250.000 e no mínimo duas instituições presentes no mais recente QS World University Rankings®, a famosa lista da QS das melhores universidades do mundo. Este ano, 164 cidades se qualificaram dentro dessas regras e foram consideradas com base na metodologia do ranking.

 

As seis categorias principais de avaliação são as seguintes:

 

  • Ranking universitário: desempenho coletivo das universidades da cidade no QS World University Rankings®;
  • Mistura estudantil: composição estudantil da cidade, tanto geral quando internacional;
  • Conveniência: o quanto cada cidade é atraente para os estudantes de maneira geral, incluindo qualidade de vida, globalização, segurança, poluição, corrupção e conveniência;
  • Empregabilidade: indicação de quais cidades são mais procuradas como áreas de recrutamento entre os empregadores;
  • Custo de vida: a importância da acessibilidade financeira para a maioria dos futuros alunos e suas famílias;
  • Opinião dos estudantes: indicador com base em uma pesquisa com mais de 95.000 estudantes do mundo todo.

 

Melhores cidades do mundo para estudantes

 

Depois de analisadas por todos os critérios listados acima, as cidades a seguir foram as dez primeiras colocadas no Best Student Cities 2022. Você pode usar o ranking para comparar destinos, avaliar as suas opções ou confirmar se a cidade em que você deseja estudar está entre as melhores do mundo.

 

1. Londres

 

Estudar em Londres

 

Com as melhores pontuações nos indicadores de conveniência e opinião dos estudantes, Londres mais uma vez reina suprema no QS Best Cities Ranking.

 

Ela tem um número impressionante de 18 universidades no QS World University Rankings 2022, duas delas, inclusive, no top 10 global: Imperial College London em sétimo lugar; e a University College London (UCL) empatada em 8º lugar.

 

Com população de 9.304.000 habitantes, ela também tem o quarto melhor desempenho em atividades de empregabilidade. O seu ponto fraco é o custo de vida, ocupando a 95ª posição na categoria.

 

Universidades em Londres:

 

 

2. Munique

 

Estudar em Munique

 

Munique conseguiu superar Berlim e conquistou o segundo lugar no QS Best Cities Ranking. Isso faz com que a Alemanha tenha não uma, mas duas cidades entre as melhores do mundo para estudantes. Isso indica também o status crescente de destino de estudo internacional da Alemanha.

 

Leia também: Por que estudar na Alemanha?

 

O feito impressionante de Munique na lista deste ano foi, sem dúvida, graças ao aumento nos indicadores de atratividade, empregabilidade e custo de vida. Ela tem os preços mais baixos em comparação com outros centros europeus, além de oferecer qualidade de vida, facilidade de locomoção e vida noturna.

 

Universidades em Munique:

 

  • Ludwig Maximilian University of Munich;
  • Technical University of Munich;
  • Munich Business School.

 

=3. Seul

 

Estudar em Seul

 

Seul continua a subir no ranking das melhores cidades estudantis do mundo. Ela conseguiu melhorar sete posições para alcançar a terceira esse ano, empatada com Tóquio, os dois grandes destinos na Ásia.

 

A capital da Coreia do Sul tem uma boa pontuação em uma série de indicadores, incluindo a atividade de empregadores, em terceiro lugar geral, o que reflete a forte reputação dos graduados das universidades em Seul entre os empregadores nacionais e internacionais.

 

Além disso, Seul tem nada mais nada menos do que 21 universidades no QS World University Rankings® 2022.

 

Leia também: 5 melhores universidades da Coreia do Sul

 

Universidades em Seul:

 

  • Universidade Nacional de Seul;
  • Yonsei University;
  • Sungkyunkwan University (SKKU).

 

=3. Tóquio

 

Estudar em Tóquio

 

Para quem quer estudar em meio à agitação da cidade grande, Tóquio com certeza é um dos lugares a se considerar. Uma das áreas urbanas mais populosas do mundo, ela é a segunda melhor cidade estudantil da Ásia no ranking QS Best Student Cities 2022.

 

A população da capital japonesa é tão grande que, mesmo com 12 universidades classificadas internacionalmente, ela ainda tem uma população estudantil muito baixa. Tóquio, então, é uma cidade para aqueles que preferem a imersão total na cultura local ao invés de viver em uma “bolha estudantil”.

 

O resultado do tamanho gigantesco de Tóquio é que ela oferece um dos ambientes de vida mais variados e cosmopolitas do planeta. Como um dos três principais centros financeiros do mundo, ao lado de Nova York e Londres, também oferece invejáveis oportunidades profissionais e de estágio, sendo classificada consistentemente como a melhor do mundo no indicador de atividade de empregadores.

 

Universidades em Tóquio:

 

  • University of Tokyo;
  • Waseda University;
  • Keio University.

 

5. Berlim

 

Estudar em Berlim

 

A capital da Alemanha conseguiu o quinto lugar esse ano, ficando atrás de Munique como a melhor cidade estudantil do país. O apelo crescente de Berlim como um destino de estudo internacional também se deve, em partes, ao grande número de cursos ministrados em inglês, especialmente pós-graduações.

 

Embora a capital alemã não seja um centro acadêmico como Londres, Paris ou Boston, três universidades de Berlim figuram no QS World University Rankings® 2022. A mais bem classificada delas é a Freie Universität Berlin, em 127º no mundo.

 

Leia também: Por que estudar em Berlim?

 

Universidades em Berlim:

 

 

6. Melbourne

 

Estudar em Melbourne

 

Em sexto lugar no QS Best Student Cities deste ano, Melbourne é um destino altamente atraente para alunos internacionais, lar de uma das comunidades estudantis mais diversificadas do mundo.

 

Portanto, não é nenhuma surpresa que ela tenha alcançado uma das pontuações mais altas do ranking em opinião estudantil - e a mais alta para mix de estudantes - por mais um ano consecutivo.

 

Sete universidades em Melbourne estão no QS World University Rankings® 2022, a mais bem classificada delas é a University of Melbourne em 37º lugar no mundo – e a terceira melhor universidade da Austrália.

 

Universidades em Melbourne:

 

 

7. Zurique

 

Estudar em Zurique

 

Zurique ficou em sétimo lugar neste ano no ranking QS Best Student Cities. Ela é conhecida por sua prosperidade, ordem e impostos baixos. Atualmente classificada em oitavo lugar no mundo, a ETH Zurique é a universidade com melhor classificação na Europa continental - e o melhor desempenho fora dos Estados Unidos e do Reino Unido.

 

Leia também: Por que o ETH Zurique é uma das melhores universidades do mundo?

 

A Universidade de Zurique também está classificada entre as 100 primeiras no QS World University Rankings® 2022, em 70º lugar. Zurique melhorou sua pontuação no indicador de conveniência este ano, atrás apenas de três outras cidades da lista.

 

8. Sydney

 

Estudar em Sydney

 

Embora Melbourne seja principal cidade estudantil da Austrália, Sydney continua sendo uma rival à altura, terminando em nono lugar no ranking QS Best Student Cities pelo terceiro ano consecutivo.

 

Sydney está apenas dois pontos atrás de Melbourne no indicador de mix de estudantes, graças à sua grande comunidade estudantil, diversificada e inclusiva. Ela também ocupa o quarto lugar no mundo em conveniência, refletindo a alta qualidade de vida geral na cidade, bem como sua popularidade entre os futuros alunos.

 

Universidades em Sydney:

 

 

=9. Boston

 

Estudar em Boston

 

Empatada como a nona melhor cidade estudantil do mundo, Boston tem uma população de estudantes menor apenas que a de Nova York nos Estados Unidos.

 

Boston é, sem dúvida, um dos centros acadêmicos mais conhecidos do mundo, e sua posição é reforçada pelas universidades localizadas na área metropolitana de Boston, na cidade vizinha de Cambridge. Os mais famosos são o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard University - classificados em primeiro e quinto lugar do mundo, respectivamente, no QS World University Rankings® 2022.

 

Universidades em Boston:

 

 

=9. Montreal

 

Estudar em Montreal

 

Montreal, agora empatada em nono lugar na edição de 2022 do QS Best Student Cities, é multicultural, multilíngue e amplamente conhecida como a “capital cultural” do Canadá.

 

Ela tem um bom desempenho em quatro dos seis indicadores avaliados, ficando entre os 50 primeiros em todos eles, exceto acessibilidade financeira e empregabilidade, sua maior queda na pontuação.

 

Montreal é celebrada pelos estudantes pelas artes e cultura, bem como pelo seu acolhimento e diversidade.

 

Universidades em Montreal:

 

  • McGill University;
  • Université de Montréal;
  • Concordia University.

 

Veja o QS Best Student Cities 22 completo.

 

Encontre o seu curso no exterior

 

Ficou interessado em estudar em algumas dessas cidades incríveis? Encontre o seu curso no exterior com a nossa ferramenta gratuita Selecionador de Cursos. É fácil de usar e você encontra resultados de acordo com os seus interesses, objetivos e orçamento.

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA