Essenciais
Estude no exterior : Destino de Estudo

Os 5 destinos de estudo que mais estão atraindo estudantes brasileiros

O que os brasileiros procuram na hora de escolher o destino de estudo? Conheça 5 países que atraem cada vez mais estudantes brasileiros no exterior!

Os 5 destinos de estudo que mais estão atraindo estudantes brasileiros
323

Em anos anteriores, alguns países dominavam como os principais destinos para estudantes brasileiros que procuravam estudar no exterior. Aqui veremos o que fizeram eles se tornarem tão populares e também se existem países menos conhecidos que os estudantes deveriam considerar.

 

Tradicionalmente, os estudantes brasileiros quando vão estudar no exterior, escolhem esses locais: Canadá, EUA, Austrália e Reino Unido. Há várias razões pelas quais eles podem preferir qualquer um desses lugares para estudar, mas há uma tendência óbvia entre eles: o idioma.

 

Eles tem o inglês como língua principal, embora alguns tenham um grande número de cidadãos que usam principalmente outras línguas (especialmente o Canadá, com uma grande população de língua francesa).

 

Uma grande porcentagem de estudantes brasileiros estuda no exterior principalmente para aprender um novo idioma, e para aqueles que viajam por outros motivos, aprimorar a proficiência é um excelente bônus. A duração dos cursos para aprendizagem de línguas varia de apenas algumas semanas a alguns anos. A maioria dos estudantes viajará para fazer os cursos mais curtos, pois eles tendem a ser mais baratos, mas o tempo que os estudantes brasileiros estão passando no exterior está se alongando. Por quê?

 

Possibilidade de trabalhar no exterior

 

Alguns estão ampliando sua estadia para incluir mais tempo de trabalho como parte de seus estudos, enquanto outros ficam mais tempo com a esperança de encontrar emprego depois que os cursos foram concluídos. O trabalho extra traz uma boa experiência profissional e também pode ajudar a financiar os estudos à medida que eles estão acontecendo.

 

Além disso, uma boa experiência de trabalho nesses países pode ajudar o currículo de um estudante a se destacar mais, aumenta a empregabilidade e promove a experiência internacional, o que pode ser um componente vital de uma carreira bem sucedida.

 

O Canadá e a Austrália são especialmente bons em apoiar a empregabilidade de estudantes estrangeiros. Não que os EUA e o Reino Unido não ofereçam oportunidades, mas há uma percepção de que o Canadá e a Austrália são um pouco mais fortes a este respeito. A Austrália, por exemplo, apoia os brasileiros com vistos que permitem o trabalho por um certo número de horas, dependendo da duração e do tipo de programa atendido.

 

Qualidade da educação

 

Outra consideração importante para os estudantes é a qualidade da educação. Os EUA e o Reino Unido têm reivindicação de algumas das melhores universidades do mundo, enquanto existem, sem dúvidas, instituições de educação excepcionais no Canadá e na Austrália também. Ao procurar a universidade certa para você, considere sempre as universidades individualmente, e não o país como um todo.

 

As outras duas principais considerações para o destino são a qualidade de vida e o custo. Os Estados Unidos e o Reino Unido se destacam em termos de custo altos, enquanto a Austrália e o Canadá também podem ser vistos como caros, apesar da moeda dos dois países ser mais barata do que o dólar americano e a libra esterlina. No entanto, em troca, a qualidade de vida em cada um é excepcional.

 

5 países que têm atraído muitos estudantes brasileiros

 

Então, agora que conhecemos os principais componentes de um bom destino de estudo: um idioma popular para aprender (especialmente se é inglês); experiência de trabalho valiosa; boas universidades; boa qualidade de vida e, de preferência, que seja mais barato, embora o custo possa valer a pena se o país corresponder a todos os outros requisitos.

 

Então, com isso em mente, selecionamos alguns dos destinos que estão atraindo cada vez mais estudantes brasileiros pelo mundo:

 

1. República da Irlanda

 

A Irlanda é uma forte alternativa ao Reino Unido e é tipicamente um dos destinos mais bem classificados para os estudantes brasileiros. Isso faz sentido. O inglês é o idioma principal do país e há excelentes oportunidades de experiência profissional.

 

Empresas como Amazon, Apple, Airbnb, eBay, Facebook, LinkedIn, Twitter e Uber têm escritórios com sede na Irlanda, a maioria das quais opera como base de operações na Europa. Existe portanto uma grande demanda para graduados na Irlanda, bem como oportunidades de experiência profissional, não apenas no setor de tecnologia, mas em uma grande variedade de áreas. Os vistos irlandeses/europeus também são bastante fáceis de obter para os brasileiros.

 

A Irlanda se diferencia do Reino Unido no equilíbrio entre educação e custo. É muito mais barato viver na Irlanda e as taxas das universidades são muito menores, embora a qualidade da educação não seja tão renomada em comparação. Entretanto, a University College Dublin ou a Universidade de Limerick, continuam sendo excelentes instituições, comparáveis ​​às do Reino Unido.

 

2. Nova Zelândia

 

Assim como a Irlanda pode ser vista como uma alternativa ao Reino Unido, então a Nova Zelândia pode ser vista como uma alternativa à Austrália, até mesmo melhor em algumas maneiras.

 

Eles também têm o inglês como primeira língua, têm uma boa qualidade de vida e excelentes opções de educação.

 

Assim como a Austrália pode fornecer aos estudantes estrangeiros o visto para o trabalho, a Nova Zelândia tem um governo com iniciativas e programas para incentivar os estudantes internacionais a permanecerem no país após formados.

 

3. Espanha

 

O idioma é obviamente uma consideração fundamental para os alunos quando viajam e, embora o inglês possa ser de fato relevante, o espanhol também é uma língua extremamente importante, até com mais falantes do que o inglês. Além do que, para os brasileiros, ela é bem mais fácil de aprender.

 

A Espanha é mais acessível que os outros principais destinos e tem um clima muito mais agradável do que a maioria deles (Austrália e partes dos EUA podem discordar).

 

A experiência de trabalho e as boas universidades podem ser encontradas nas principais cidades da Espanha, onde a maioria dos estudantes viajam: Madrid, Barcelona, Valência e Sevilha.

 

4. Itália

 

A Itália compartilha muitas semelhanças com a Espanha em relação ao destino dos estudantes. Embora o inglês não seja a língua proeminente, o italiano é um idioma incrivelmente valioso e a Itália é, obviamente, um país pitoresco e com uma cultura bastante conhecida.

 

Novamente, bem como a Espanha, os estudantes brasileiros tipicamente se dirigem às principais cidades da Itália para trabalhar e pela qualidade da educação, como Milão e Roma, em particular.

 

A Itália também é o lar de algumas das universidades de melhor valor do mundo, com custos de vida muito competitivos. Por exemplo, tanto a Escola de Estudos Avançados de Sant'Anna quanto a Scuola Normale Superiore di Pisa são gratuitas para estudantes que obtêm nota alta nos exames de admissão.

 

5. Malta

 

Os vistos malteses são fáceis de obter para os estudantes brasileiros, enquanto o seu custo benefício também é um grande fator motivador. O clima também é excelente lá, o que a torna duplamente eficaz para aqueles que desejam trabalhar ao ar livre, talvez durante os meses de verão.

 

É claro que a educação lá não é tão reconhecida quanto a de alguns outros países, mas um adicional poderia ser o uso frequente do inglês no país - três quartos dos habitantes falam a língua. Se você está procurando um país de baixo custo, com um clima quente, e onde você pode aprender ou melhorar o seu Inglês, não poderia ter lugar melhor do que Malta.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Os 5 destinos de estudo que mais estão atraindo estudantes brasileiros

Editor - colaborador