Essenciais
Estude no exterior : Destino de Estudo

5 séries de grandes destinos de estudo

Viaje sem sair de casa: Assista a cinco séries para conhecer cinco grandes destinos de estudo do mundo durante a quarentena.

5 séries de grandes destinos de estudo

Seguindo com a nossa série de posts para você viajar sem sair de casa, que começamos com receitas de cinco países diferentes, neste artigo o foco são séries gravadas em cinco destinos de estudo do mundo.

 

Cinco histórias com ambientação e gênero diferentes que farão você mergulhar na cultura local, nos hábitos, no idioma, na história e nas paisagens:

 

1. Reino Unido: The Crown

 

 

  • Primeiro episódio: 4 de novembro de 2016
  • Gênero: Drama e biografia
  • Temporadas: 3
  • Criação: Peter Morgan
  • Distribuição: Netflix
  • Status: Em andamento

 

Quer série mais britânica do que uma sobre a família real? The Crown começa pouco antes de Elizabeth se tornar rainha em 1952 aos 25 anos de idade. A partir daí, a trama segue a linha do tempo da sua vida pessoal e política, passando por momentos históricos nacionais e mundiais (como a sucessão de primeiros-ministros, a morte de John F. Kennedy e o desastre de Aberfan), permeada por flashbacks do passado.

 

O seriado é biográfico, mas tem várias “licenças poéticas” para dar aquela romantização típica da ficção à história real da Rainha Elizabeth II e sua família – o marido Philip, Duque de Edimburgo; sua irmão, a Princesa Margaret; seu filho, o Príncipe Charles, etc. Mesmo com a liberdade de roteiro, a série é amplamente baseada na realidade. Todos os eventos narrados aconteceram de fato.

 

Ambientada em Londres e região, vemos lugares icônicos do Reino Unido que serviram de locação, como o Castelo de Windsor, Aberdeenshire na Escócia, Lancaster House, Eltham Palace e Old Royal Naval College. Algumas cenas que se passam no jardim do Palácio de Buckingam, por exemplo, foram gravadas na verdade na University of Greenwich.

 

A série humaniza estes personagens reais conhecidos internacionalmente. Ela é bastante eficiente ao mostrar como é bizarro ter toda a sua vida exposta ao mundo e abdicar de coisas tão corriqueiras quanto escolher o que vestir e comer para manter o trono.

 

A terceira temporada estreada na Netflix em novembro de 2019 teve uma troca completa de elenco para apresentar uma nova fase de todos os personagens. A Rainha de Elizabeth II, agora acostumada à sua posição, passa por uma crise de meia idade.

 

2. Estados Unidos: Cheer

 

 

  • Foi ao ar: 8 de janeiro de 2020
  • Gênero: Documentário
  • Episódios: 6
  • Criação: Greg Whiteley
  • Distribuição: Netflix
  • Status: Minissérie de uma temporada

 

Há uma enoooorme variedade de séries sobre os Estados Unidos. No entanto, escolhemos Cheer por três razões específicas. A primeira delas é porque essa série documental mostra muito bem o espírito competitivo tão característico dos norte-americanos. Segunda, porque com ela aprendemos mais sobre esse esporte maravilhoso e assustador que é o cheerleading. E, por fim, a mais importante: entramos no mundo dos esportes universitários tão valorizado nos Estados Unidos (e do qual você mesmo pode fazer parte um dia se conseguir uma bolsa de estudo esportiva).

 

O documentário acompanha a rotina da melhor equipe de cheerleading universitária dos Estados Unidos, a Navarro College Bulldogs Cheer Team, liderada pela treinadora Monica Aldama. Além da coach, a série mostra um pouco da vida de cinco membros da equipe e os desafios que cada um deles teve de enfrentar antes de ser selecionado no time 14 vezes vencedor na divisão de junior colleges do campeonato nacional da NCA.

 

Os treinos são exaustivos e muitas vezes perigosos. Ao longo dos seis episódios, diferentes atletas se acidentam e nós, telespectadores, vamos ficando com os nervos à flor da pele à medida que o dia da competição se aproxima.

 

Além disso, se o seu interesse é estudar nos Estados Unidos, você vai entender um pouquinho mais como funciona começar os estudos acadêmicos em uma community college ou junior college, como a Navarro College na cidadezinha Corsicana, no Texas. Com Cheer, você perceberá que, mesmo com uma rotina exaustiva de treinamento, os cheerleaders também precisam se sair bem nos estudos para conseguir manter a bolsa na faculdade.

 

Leia também: Cheerleading: Como ser líder de torcida nos Estados Unidos?

 

3. Canadá: Anne with na E

 

 

  • Primeiro episódio: 19 de março de 2017
  • Gênero: Drama, romance e aventura
  • Temporadas: 3
  • Criação: Moira Walley-Beckett
  • Distribuição: CBC e Netflix
  • Status: Cancelada

 

Anne Shirley é uma menina geniosa de sardas e cabelos vermelhos, um vocabulário invejável e uma imaginação muito, muito fértil. Órfã, ela é adotada aos 13 anos por um casal de irmãos senhores da fazenda Green Gables, na comunidade canadense de Avonlea.

 

Anne começa a frequentar a escola do vilarejo onde faz amizades e também precisa superar o bullying e preconceito não só em relação ao seu passado como também simplesmente por ser diferente. Apesar de a história acontecer nos anos 1890, a trama traz temas bastante atuais, como feminismo e desigualdade social. A protagonista é uma menina à frente do seu tempo.

 

O seriado é baseado em uma obra literária canadense chamada Anne de Green Gables, de 1908. Antes de ser adaptada para a Netflix, o livro já havia virado desenho animado, filme e até peça musical.

 

A gravação aconteceu em cenários bucólicos de tirar o fôlego na província de Ilha do Príncipe Eduardo e também em algumas locações do sul de Ontário, como Millbrook e Caledon. Duvido que você não se encante com a peculiar Anne e mais ainda com as paisagens cenográficas da série!

 

Infelizmente, Anne with na E foi cancelada pela Netflix. A terceira e última temporada entrou no catálogo em janeiro de 2020.

 

4. Itália: A amiga genial

 

 

  • Primeiro episódio: 18 de novembro de 2016
  • Gênero: Drama
  • Temporadas: 2
  • Criação: Saverio Costanzo
  • Distribuição: HBO, RAI e TIMvision
  • Status: Em andamento

 

My Brilliant Friend é a adaptação da famosa (e incrível) tetralogia napolitana escrita por Elena Ferrante. Com produção italiana e americana, a série se passa no bairro de Nápoles, no sul da Itália, onde crescem a protagonista e narradora, Elena Greco (ou Lenu), e a sua melhor amiga Raffaella Cerullo, a Lila. Assim como nos livros, a trama acompanha a intrincada e conturbada amizade entre elas da infância à fase adulta.

 

Uma das coisas mais legais tanto dos livros quanto da série é observar como o meio influencia a vida de vários personagens do bairro, em especial a das duas principais. Inteligentíssimas, ambas são da mesma região e classe social, no entanto, uma tem a chance de continuar a estudar enquanto a outra se vê obrigada a seguir a tradição cultural de casar-se cedo.

 

Por avançar pelos anos a partir da década de 50, nós vemos as mudanças não só físicas no bairro, na cidade e nas personagens como também nos costumes de diferentes gerações.

 

O bairro napolitano tinha uma cultura muito violenta mesmo dentro das família. Era comum as crianças apanharem dos pais, as mulheres apanharem dos maridos e que as rusgas entre vizinhos fossem resolvidas com agressões físicas. A trama também envolve como plano de fundo a camorra, antiga associação criminosa de Nápoles, e a agiotagem na região. Inclusive, embora algumas partes sejam em italiano, o idioma predominante da série (assim como acontece nos livros) é o dialeto napolitano local.

 

A história acaba levando as personagens principais para paisagens maravilhosas de Nápoles e da Itália, como a ilha de Íschia, a Costa Amalfitana e a cidade de Pisa.

 

Comum a toda adaptação, o livro e a série são produtos diferentes. No entanto, a fidelidade com a obra de Ferrante é impressionante. As narrações de Lenu, por exemplo, são trechos exatos dos livros.

 

No momento, a terceira temporada ainda está em andamento e deve contar a história do terceiro livro da tetralogia napolitana, intitulado História de quem foge e de quem fica.

 

5. Espanha: Merlí

 

 

  • Primeiro episódio: 14 de setembro de 2015
  • Gênero: Comédia dramática
  • Temporadas: 3
  • Criação: Héctor Lozano
  • Distribuição: TV3 e Netflix
  • Status: Cancelada

 

À primeira vista, Merlí é só um drama teen. Mas engana-se quem desiste de continuar a série por causa disso. Sim, ela se passa em uma sala de colegial; e, sim, o elenco é predominantemente formado por adolescentes. No entanto, como o próprio título indica, a série é sobre Merlí Bergeron, um professor de filosofia com métodos nada tradicionais e uma índole questionável. O protagonista é um típico anti-herói, ora você o ama, ora odeia.

 

A cada episódio, ele apresenta um novo pensador à sala – Sócrates, Nietzsche, Schopenhauer e muito mais – que funciona como um fio condutor da trama do capítulo. Como se pode imaginar, os personagens passam por diferentes conflitos típicos da adolescência, como dramas familiares e despertar da sexualidade. Mas a série vai além, debatendo temas polêmicos e importantes, da bissexualidade e agorafobia à maternidade na adolescência e luto, sempre com um belo embasamento filosófico.

 

Uma das características mais legais é que a série se passa em Barcelona, na Catalunha, no nordeste da Espanha, que tem uma forte cultura local. Por toda a comunidade autônoma, o idioma oficial é o catalão, derivado do latim como uma mistura de espanhol, francês e italiano. É muito interessante prestar atenção à língua. Além disso, há alguns temas regionais na série, como o movimento separatista da Catalunha.

 

Divertida e sensível, Merlí tem mais a ver com o que significa ser humano. A série nos faz rir e chorar em cada episódio e, mais do que isso, leva a reflexões existenciais. Infelizmente, ela foi cancelada na terceira temporada em 2018. No entanto, a partir dela surgiu um spin-off com o personagem Pol chamada Merlí: Sapere Aude, estreada em 2019.

 

E aí? Você já assistiu alguma delas?

 

O que achou das recomendações? Quais outras séries destes e demais destinos de estudo poderiam entrar para essa lista?

 

Leia também:

40 fatos e curiosidades sobre o Reino Unido

Estudar na Espanha

10 razões para estudar no Canadá

10 melhores MBAs dos Estados Unidos

CURSO
PERFEITO

Encontre o curso perfeito para você

Responda algumas perguntas e nosso selecionador de cursos fará o resto por você

COMEÇAR SUA BUSCA