Essenciais
Estude no exterior : Destino de Estudo

A diferença entre college e university

College e university: o que são essas instituições de ensino superior, quais são as diferenças entre elas e as vantagens de estudar em cada uma delas.

A diferença entre college e university

Tanto college quanto university são instituições de ensino superior no exterior. Embora distingui-las, às vezes, seja complicado por compartilharem diversas similaridades, há certos aspectos gerais que as diferem. Basicamente, a college é uma faculdade e a university é uma universidade. Mas o que isso significa?

 

Nos Estados Unidos, é comum que se generalize e chame todas as instituições de ensino superior de college, mesmo que sejam universidades – igual quando chamamos todas de faculdade aqui no Brasil. Mas isso não significa que não exista diferença entre elas.

 

Catálogos universitários: estudar no exterior

 

1. Tamanho

 

A principal diferença entre college e university é o tamanho, tanto físico quanto na oferta de cursos. As colleges, normalmente focadas em cursos não-acadêmicos e/ou preparatórios, como explicaremos melhor no próximo tópico, têm sala de aulas menores e os alunos conseguem interagir mais com os professores.

 

Já as universidades costumam possuir grandes campi e salas em estilo auditório, com dezenas, às vezes centenas, de estudantes por aula.

 

2. Tipos de cursos

 

Ao procurar opções de college e university no exterior, com certeza, você encontrará expressões como two-year college, two-year degree, four-year college, four-year degree, ­four-year university, etc.

 

Primeiramente, é preciso entender a diferença entre diploma e degree. Como já explicamos neste artigo, um diploma é o resultado de cursos de um ano de duração e, apesar de ser ensino superior, não é um curso acadêmico completo. Degree, por outro lado, é um diploma acadêmico, por exemplo, bachelor‘s degree e master’s degree, respectivamente, bacharelados e mestrados.

 

Sendo assim:

 

  • Two-year degree ou two-year college são cursos de dois anos de duração ou faculdades que oferecem bacharelados de apenas dois anos de duração. A conclusão não resulta ainda em um bacharelado. Esses dois anos de estudo servem como base para a transferência do aluno a uma universidade. Com os créditos acadêmicos cursados em um two-year degree de uma college, ele consegue entrar direto no terceiro ano de uma graduação de uma four-year university.
  • Four-year degree são as graduações tradicionais e completas de quatro anos de duração. As four-year universities são as universidades autorizadas oficialmente a oferecer esse tipo de graduação. Existem ainda as four-year colleges, faculdades que oferecem o curso completo de graduação que resultam em um bacharelado (um degree).

 

Portanto, a college é especializada apenas em cursos que os estudantes fazem logo após a conclusão do ensino médio: preparatórios acadêmicos, associate’s degree, diplomas, certificados e, no máximo, bacharelados de dois ou quatro anos.

 

Já as universidades oferecem todo tipo de cursos acadêmicos, de bacharelados a pós-doutorados. O que nos leva ao próximo item!

 

3. Ensino X pesquisa

 

Embora haja exceções, as colleges são dedicadas ao ensino, enquanto as universities costumam focar nos esforços e projetos de pesquisa científica. Os cursos das universidades, desde as graduações, são mais teóricos, enquanto os das faculdades são mais práticos e profissionalizantes. E nas universidades, valoriza-se o aprendizado da pesquisa prática independente, algo que não costuma acontecer nas faculdades.

 

4. Especialização

 

Por causa do número menor de alunos e de cursos, há várias colleges especializadas, como as liberal arts colleges, academias militares ou faculdades que oferecem cursos exclusivamente nas áreas de Engenharia ou de Design. Nesse caso, a oferta de cursos é menor, porque o interesse dos estudantes já é focado em um campo do saber bem específico.

 

Além disso, como as faculdades são, na grande maioria, instituições particulares – não financiadas pelo governo estadual ou federal –, muitas têm afiliações religiosas, por exemplo, faculdades católicas ou metodistas.

 

As universidades têm fortes acadêmicos – por exemplo, são reconhecidas pela qualidade dos seus cursos de Design ou de Medicina –, mas o currículo de cursos e áreas de estudo são bem mais amplas e variadas.

 

5. Universities são formadas por colleges

 

Outra coisa que pode confundir bastante é que, por serem instituições grandes, as universities costumam ser divididas em unidades ou departamentos acadêmicos geralmente chamados de colleges ou schools. Um dos departamentos da Harvard University, por exemplo, é a Harvard College, responsável pelos cursos de graduação da Universidade.

 

Cada unidade – ou cada college – de uma universidade é especializada no ensino de áreas de estudo específicas e, em muitos casos, têm independência para a admissão dos estudantes. O que significa que cada college da university possui requisitos de seleção diferentes.

 

A University of Cambridge, no Reino Unido, é formada por 31 faculdades autônomas!

 

6. Preços

 

Além de ter uma admissão menos concorrida, as colleges são quase sempre significativamente mais baratas do que as universities.  Por isso, muitos estudantes escolhem cursar os primeiros dois anos do bacharelado em uma faculdade e depois pedir transferência para uma universidade e concluir a graduação. São dois anos economizando com os estudos acadêmicos mais baratos.

 

7. Período de estudos

 

As universities são mais rigorosas com a quantia de estudos por semestre, oferecendo a grande maioria dos seus cursos apenas em período integral. Nas colleges, por sua vez, os estudantes têm mais flexibilidade de aprender em meio-período, aulas noturnas ou aos finais de semana.

 

Exemplos de colleges nos grandes destinos de estudo do mundo:

 

Diferença entre college e university

 

 

Vantagens de estudar em uma college:

 

1. Os campi são menores, portanto a comunidade acadêmica costuma ser mais unida e o estudante recebe mais atenção personalizada dos professores em salas de aula.

 

2. Os cursos são mais especializados em áreas e interesses específicos.

 

3. As taxas de ensino costumam ser mais baratas do que em universidades e a admissão, menos rigorosa e concorrida.

 

4. Nas colleges, você tem mais chance de encontrar cursos que se encaixem aos seus demais compromissos, como família e trabalho, enquanto as universidades esperam que os estudos sejam a sua prioridade.

 

Vantagens de estudar em uma university:

 

1. As universidades têm muitos mais recursos, instalações, equipamentos, laboratórios, etc.

 

2. Se a sua intenção é fazer um mestrado após a sua graduação, na universidade você tem mais chances de se preparar adequadamente e também de fazer iniciação científica já no bacharelado.

 

3. Há mais opções de áreas de estudo e cursos e uma comunidade estudantil mais diversa.

 

4. Mais atividades extracurriculares e atividades no campus, como clubes e sociedades estudantis, times esportivos, feiras educacionais, estágios, etc.

 

Community College

 

As community colleges são faculdades comunitárias que oferecem até, no máximo, associate’s degrees ou bacharelados de dois anos (two-year degrees). Já as colleges podem oferecer bacharelados completos e, cada vez mais, iniciação em pesquisa.

 

Saiba mais sobre community college aqui.

 

International College

 

No Reino Unido, as colleges não são comuns, mas as suas universities costumam ter um departamento específico chamado international college, dedicado aos programas e estudantes internacionais da instituição.

 

Veja alguns exemplos:

 

 

University College

 

Por fim, há ainda instituições chamadas de university college. São instituições de ensino superior que, sozinhas, não possuem status completo de universidade, por isso são partes integradas de outras instituições maiores.

 

Alguns exemplos:

 

Saiba mais sobre university colleges aqui.

 

Como uma instituição se torna uma universidade?

 

Eventualmente, uma college pode se transformar em uma university, desde que atenda a uma série de requisitos por cinco anos consecutivos antes de solicitar a troca oficial de status.

 

  • Passar a oferecer pós-graduações e ter uma equipe administrativa e acadêmica responsável especificamente por esse tipo de programa.
  • Ter vários cursos completos de graduação que resultem em diplomas de bacharelado em uma ampla diversidade de áreas de estudo e programas de pós-graduação que resultem em estudos acadêmicos mais avançados em pelo menos três áreas de estudo.
  • Oferecer apoio financeiro e todas as instalações e equipamentos que os estudantes de pós-graduação precisarem.
  • Por fim, conseguir o reconhecimento, licença ou acreditação oficial de algum órgão regulador do estado ou país para receber o status de university.

 

Por causa desses requisitos, o processo para uma college se tornar uma university é longo e rigoroso a fim de garantir a qualidade do ensino e das pesquisas da instituição.

 

Leia também:

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA