Essenciais
Estude no exterior : Destino de Estudo

O Ciclo Básico Comum na Argentina: o processo seletivo mais justo da UBA

Uma seleção bem mais justa, o Ciclo Básico Comum da Universidade de Buenos Aires na Argentina, não é eliminatório e não tem concorrência entre os estudantes – o resultado depende apenas de você!

O Ciclo Básico Comum na Argentina: o processo seletivo mais justo da UBA
517

Imagem: Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.

 

Uma das principais universidades da Argentina, a Universidade de Buenos Aires, tem um programa seletivo para todas as suas graduações bem diferentes das provas vestibulares brasileiras e do ENEM. O Ciclo Básico Comum, ou apenas CBC, é o primeiro ano de estudos para todos os novos universitários e o desempenho neste curso indicará a continuidade da graduação.

 

A Universidade de Buenos Aires (UBA) é uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina. Amplamente respeitada no país, ela já formou vários vencedores do Prêmio Nobel e diferentes presidentes argentinos. No famoso ranking mundial da QS, a universidade ficou em 73º lugar internacionalmente e em 8º na América Latina, melhorando substancialmente o seu desempenho na lista desde 2012.

 

A UBA é uma universidade federal pública. Ou seja, não cobra mensalidades dos seus estudantes, assim como as brasileiras.

 

Ciclo Básico Comum

 

Um dos principais diferenciais da instituição é o seu processo seletivo. O Ciclo Básico Comum foi criado como um nivelamento do conhecimento e habilidades dos estudantes interessados em uma graduação na Universidade, a fim de se prepará-los para os estudos acadêmicos. O intuito é proporcionar a mesma oportunidade de admissão a todos, considerando que cada um possui diferentes histórias e históricos escolares.

 

Isto significa que, para cursar a UBA, você não precisa prestar um exame seletivo; basta se matricular na universidade entre outubro e novembro para começar em março; ou entre junho e julho para começo em agosto. Aí dá-se início ao primeiro ano de estudos chamado Ciclo Básico Comum, um programa introdutório formado por seis disciplinas, cursadas em oito meses.

 

A grade curricular do CBC será a iniciação do estudante na área de estudo acadêmica escolhida por ele. Duas matérias são obrigatórias a todos os estudantes, a de Sociedade e Estado e de Introdução ao Pensamento Científico. As demais são dividias em duas disciplinas de acordo com a sua área escolhida e duas mais específicas. Por exemplo, quem escolhe a Medicina pode cursar Química, Matemática, Introdução a Biologia Celular e Introdução a Biofísica.

 

As matérias estão divididas entre as seguintes áreas de estudo da UBA:

 

  • Ciências Econômicas;
  • Agronomia;
  • Arquitetura, Design e Urbanismo;
  • Ciências Sociais;
  • Ciências Veterinárias;
  • Direito;
  • Farmácia e Bioquímica;
  • Filosofia e Letras;
  • Engenharia;
  • Medicina;
  • Odontologia;
  • Ciências Exatas e Naturais;
  • Psicologia.

 

Sem concorrência

 

O grande diferencial do CBC e o que o torna uma forma extremamente mais justa de seleção é que ele não é eliminatório e não há concorrência entre os estudantes. A sua continuidade na UBA depende apenas de você e do seu desempenho no primeiro ano de estudos.

 

Você realizará duas provas parciais ao longo de cada matéria do Ciclo Básico Comum. A média exigida pela universidade para passar nestas primeiras provas é 7 (ou 6,5, porque o sistema arredonda a nota), em uma avaliação de 0 a 10. Portanto, a média conjunta mínima destas duas provas, para aprovação direta, será 13.

 

Mas fique atento: se você tirou 10 na primeiro prova e 3 na segunda, mesmo que a média geral dê 13, você não consegue prosseguir porque uma das notas está abaixo do obrigatório 7.

 

Com a média geral você pode passar automaticamente para o segundo ano de estudos ao terminar a matéria. No entanto, na UBA, não existe reprovação. Caso alcance entre 4 e 6 nas duas primeiras provas, tem a chance de fazer uma terceira final com média 4, desde que as notas das provas parciais formem uma média 8. Se aprovado, você continua o curso no ano seguinte; se atingir menos de 4, precisará refazer a matéria inteira.

 

Reprovar em um dos exames não faz com que você perca o resultado positivo conquistados nas demais matérias. Mas só pode continuar quando atingir a média obrigatória em todas as disciplinas do CBC.

 

As aulas do CBC acontecem em 39 sedes da UBA pela Província de Buenos Aires, na Argentina.

 

Cursar a UBA como estudante internacional

 

Estudar na Argentina

A famosa Avenida 9 de Julho, em Buenos Aires.

 

O estudante internacional interessado em uma graduação completa na Universidade de Buenos Aires também pode se matricular diretamente no Ciclo Básico Comum. Você precisará apresentar o seu documento de identidade e um certificado de conclusão do ensino médio autenticado pelo Ministério de Educação da Argentina. Saiba mais sobre isso aqui.

 

A matrícula com a apresentação dos documentos oficiais deve ser feita presencialmente na UBA. Os cursos são ministrados em espanhol, portanto espera-se um nível de proficiência suficiente dos estudantes.

 

Visite o site oficial do Ciclo Básico Comum da Universidade de Buenos Aires.

 

A seleção em universidades públicas da Argentina

 

A prova de seleção universitária foi, na verdade, extinta por todas as universidades públicas da Argentina. Na Universidade Nacional de Rosário (UNR), por exemplo, os estudantes passam pelo Módulo de Inclusão Universitária (MIU), uma série obrigatória de 15 seminários com propósito semelhante ao do CBC, mas focados em disciplinas de direitos humanos, consciência e responsabilidade social, variando de acordo com a área de estudo escolhida.

 

O MIU é finalizado com uma prova. O estudante precisa alcançar o resultado “Acreditado” para começar a graduação e também faz um relatório de sua experiência no Módulo.

 

Leia também:

Os 5 destinos de estudo que mais estão atraindo os estudantes brasileiros

Os 5 destinos mãos baratos para estudar no exterior

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

O Ciclo Básico Comum na Argentina: o processo seletivo mais justo da UBA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.