Essenciais
Estude no exterior : Destino de Estudo

Instituições acolhedoras: um guia para o seu processo acadêmico nos EUA e Reino Unido

Descubra como escolher uma instituição acolhedora nos EUA e no Reino Unido como estudante internacional

Um guia para encontrar a sua universidade acolhedora nos EUA e Reino Unido
263

Ao tomar a decisão de estudar no exterior, é provável que você se sinta um pouco desorientado e sobrecarregado. Certamente você terá centenas de perguntas e preocupações sobre o processo de inscrição, sobre a chegada a uma nova instituição educacional e também sobre o processo de adaptação à vida acadêmica diária em um país completamente diferente.

 

Independentemente da sua nacionalidade ou do seu país de origem, você estará à beira de viver uma das experiências mais emocionantes e recompensadoras da sua vida. Embora a imigração para um território desconhecido não seja fácil, é muito provável que você não esteja sozinho durante o processo, por isso, se tornar parte de várias comunidades acadêmicas e culturais farão você crescer pessoal e profissionalmente.

 

Nos últimos anos, países como o Reino Unido e os Estados Unidos se concentraram em promover a internacionalização do ensino superior. Apesar dos diferentes problemas atuais dessas nações, como o Brexit ou as novas políticas de migração norte-americanas, os países continuam criando diversos métodos para fortalecer suas comunidades acadêmicas internacionais.

 

Por essa razão, as instituições acolhedoras surgem como uma medida estratégica que apoia estudantes de diferentes partes do mundo. Essas entidades são responsáveis ​​por orientar e apoiar milhares de estudantes transnacionais durante sua viagem ao exterior.

 

Como as universidades acolhedoras podem te ajudar

 

A orientação durante as primeiras fases do seu processo acadêmico será fundamental para que você possa se adaptar a novos ambientes. Neste tipo de instituições, você poderá encontrar ajuda e aconselhamento profissional em relação aos elementos que envolvem um processo de educação no exterior.

 

Em qualquer caso, existem várias instituições de acolhimento que você pode participar durante a sua transição educacional. Em geral, a faculdade ou universidade escolhida por você para cumprir suas metas acadêmicas terá um departamento dedicado a recebê-lo em sua comunidade.

 

Além disso, existem algumas instituições estaduais com foco em receber estudantes estrangeiros que escolhem os Estados Unidos ou o Reino Unido como um destino para a sua formação profissional. Contudo, a receptividade neste tipo de instituições estatais a abordagem é muito mais ligada a uma série de fatores que influenciará a sua experiência, como geográfica, econômica, política e cultural.

 

Como escolher uma instituição acolhedora

 

Para escolher uma instituição acolhedora adequada para você, você começa definindo quais são suas necessidades e interesses. A partir daí, você pode fazer uma comparação entre as diferentes instituições e o tipo de apoio ou conselho que elas fornecem.

 

Algumas dessas instituições têm como objetivo fornecer informações relacionadas ao visto de estudante, permissão de trabalho, programas acadêmicos, familiarização com as instalações do campus da universidade e alternativas para atividades extracurriculares dentro e fora da universidade.

 

Por outro lado, se os seus interesses são muito mais sociais, você pode fazer parte de uma instituição de acolhimento focada no crescimento de comunidades sociais e interculturais, onde terá a oportunidade de compartilhar momentos com pessoas de diferentes nacionalidades que estão na mesma posição. Procure saber, por exemplo, sobre a União dos Estudantes e as sociedades e clubes estudantis disponíveis na instituição; estas informações, juntamente aos eventos sociais realizados regularmente pela universidade, darão uma ideia do quanto ela se preocupa com a vida social e o lazer de seus estudantes além das salas de aula.

 

Universidades acolhedoras atraem pessoas acolhedoras

 

estudantes internacionais no exterior

Em uma universidade acolhedora, você se sentirá apoiado e aprenderá a importância de conhecer novas culturas com a mente aberta ao fazer parte de uma comunidade multicultural e receptiva.

 

Sem dúvida, as instituições acolhedoras tornaram-se centros importantes de relações sociais e de construção de relações interpessoais, as famosas soft skills.  Ao sentir-se apoiado, você estará muito mais confiante e otimista durante o seu processo de adaptação a uma nova etapa de estudos no exterior. Esta também pode ser a oportunidade perfeita para se conectar a outras pessoas e começar a formar sua rede de contatos.

 

Você aprenderá a importância de conhecer novas culturas com a mente aberta, assim terá a oportunidade de analisar e experimentar a vida de diferentes perspectivas. Da mesma forma, você pode conhecer pessoas que irão beneficiá-lo em várias situações, seja para fazer amigos que duram por toda a vida, para compartilhar conhecimento e opiniões, ou talvez para estabelecer relacionamentos que possam abrir as portas para o mundo do mercado de trabalho no futuro.

 

Recomendamos que você pergunte no departamento de admissões da universidade onde deseja estudar se eles têm um programa de boas-vindas para estudantes internacionais. Afinal, é extremamente importante que você faça uma pesquisa aprofundada sobre as instituições de acolhimento disponíveis especificamente na cidade de sua escolha.

 

Critérios básicos de seleção de uma universidade acolhedora

 

Lembre-se de ter em mente alguns critérios básicos de seleção, como:

 

  • Abordagem de boas-vindas;
  • Tipo de informação que você pode receber em relação aos seus interesses;
  • O número de atividades e oficinas de networking;
  • A localização geográfica da instituição de acolhimento de acordo com sua faculdade ou universidade.

 

A escolha de uma instituição acolhedora será o primeiro passo para pertencer a uma atmosfera multicultural de estudantes no exterior. Você pode participar de várias atividades, como workshops de integração, onde descobrirá o que cada pessoa tem a oferecer de talento, experiência ou capacidade.

 

Em suma, frequentar uma instituição acolhedora é a melhor decisão que você pode tomar quando se trata de encontrar as informações mais relevantes sobre o seu destino de estudo. Além disso, você terá acesso às melhores recomendações dos embaixadores de estudantes de sua faculdade ou universidade relacionados aos elementos que você deve levar para sua viagem, quais locais de interesse serão úteis, como bibliotecas, embaixadas, consulados, restaurantes e assim por diante.

 

É importante ter a melhor disposição na hora de iniciar um período de estudos no exterior, pois embora você possa encontrar alguns obstáculos ao longo do caminho, você terá todo o apoio necessário para tornar seu processo de adaptação muito mais fácil.

 

Então, deixe o medo em casa e prepare-se para viver uma das melhores etapas da sua vida estudando no exterior!

 

Leia também:

5 diferenças entre o sistema de ensino superior da América do Norte e Europa

Clubes e sociedades: o que são e como enriquecem a vida estudantil no exterior?

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Um guia para encontrar a sua universidade acolhedora nos EUA e Reino Unido

Viva-Mundo se dedica a ofrecer a los estudiantes consejos esenciales para estudiar en el exterior. Si te estas preguntando en dónde estudiar, qué curso tomar, o cómo planeas llegar hasta allá, Viva-Mundo tiene una amplia variedad de artículos y videos que te brindan la ayuda que necesitas.