Essenciais
Estude no exterior : Destino de Estudo

O estilo de vida estudantil nos 5 principais destinos do mundo

O estilo de vida que você quer ter e vivenciar no exterior influenciará na sua escolha de destino de estudo. Saiba o que Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e EUA têm a oferecer!

O estilo de vida estudantil nos 5 principais destinos do mundo

Encontrar a universidade e o curso mais adequados para você, normalmente, é o primeiro grande desafio da sua experiência de estudar no exterior. No entanto, outra consideração importante e que nem sempre é abordada é o tipo de estilo de vida que você quer ter enquanto mora fora. É fácil pensar na reputação da universidade, a qualidade do ensino do curso e também a popularidade da cidade que você tem interesse, mas o ambiente de aprendizado também é igualmente fundamental.

 

Essa pode ser a diferença entre uma experiência de estudos no exterior gratificante e enriquecedora ou decepcionante.

 

Cada um dos cinco principais destinos de estudo têm diferentes estilos de vida a oferecer. Entenda a seguir e decida qual é o mis adequado para você e os seus objetivos.

 

Catálogos universitários: estudar no exterior

 

1. Reino Unido

 

Além das salas de aulas e bibliotecas da sua universidade britânica, você poderá experimentar tudo o que o Reino Unido tem a oferecer a estudantes internacionais. Rico em cultura e história, o país abriga alguns dos maiores e mais renomados museus e galerias de arte do mundo, como o Tate Modern, o Tate Britain, a Galeria Nacional e o Museu Britânico, todos eles em Londres.

 

Isso significa que a sua experiência e estilo de vida estudantil dependerão da cidade onde a sua universidade estiver localizada no Reino Unido. Grandes instituições como a Kings College, University College London (UCL), Queen Mary University e Imperial College estão localizadas em Londres, portanto, certamente proporcionam uma diversidade de atividades, acessos a locais incríveis e uma vida agitada na capital.

 

Londres é diversa e multicultural e já foi repetidamente eleita a melhor cidade estudantil do mundo (QS Best Student Cities). Ela não é apenas um centro nacional de inovação e criatividade, como também globalmente reconhecida por diversos setores, como moda e finanças. E isso pode significar um grande passo para a sua carreira internacional.

 

Mesmo assim, nem todos os estudantes desejam a imersão em paisagens urbanas e ruas movimentadíssimas de metrópoles como Londres e também Manchester, Liverpool, Southampton e Leeds. Felizmente, há muitas outras opções para quem busca um estilo de vida estudantil mais tranquilo no Reino Unido.

 

Se você se interessa por ruas de paralelepípedo, pubs pitorescos e universidades de renome, deve considerar cidades como Cambridge, Oxford, Windsor ou Durham. São locais com arquitetura mais tradicional, patrimônios mundiais, muita história e um ritmo de vida mais sossegado com um charme inglês.

 

Estilo de vida urbano e rural do Reino Unido

 

Independentemente se você gosta do agito da cidade grande ou da tranquilidade de uma cidade pequena mais próxima às zonas rurais e paisagens naturais do Reino Unido, a boa notícia é que o país é interconectado por uma excelente rede de trens. Assim, você conseguirá visitar diferentes locais com relativa facilidade e pagando tarifas com desconto para estudantes.

 

Por isso, o tipo de estilo de vida que lhe atrai como estudante depende do que você quer durante a sua experiência de estudos no Reino Unido. Pense no tipo de ambiente que você mais gosta de estar e do que você imagina vivenciar enquanto mora no país. Isso lhe dará indicações sobre o que procurar ao pesquisar por universidades britânicas.

 

2. Canadá

 

Reconhecido mundialmente por suas impressionantes montanhas e lagos, o Canadá é um destino de estudo inigualável que oferece muitas atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas, campings, passeios em lagos, etc. Lar das Cataratas do Niágara e das Montanhas Rochosas, o país é famoso pelas suas belezas naturais cênicas.

 

Em 2019, mais de 642.000 estudantes internacionais escolheram o Canadá para os seus estudos, transformando-o em um dos destinos mais populares do mundo, juntamente aos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

 

Sim, as áreas rurais e paisagens naturais são alguns dos principais atrativos do país. No entanto, ele também tem grandes metrópoles como Toronto, Vancouver e Montreal – três cidades notáveis pela população multicultural, segurança e centro empresarial próspero.

 

Outra coisa que atrai no estilo de vida do Canadá é ele ser um país bilíngue. Dependendo da cidade que você escolher estudar, você pode treinar a língua inglesa ou a francesa, ou, quem sabe, as duas. E isso é só mais uma prova do multiculturalismo do país. Os canadenses são reconhecidamente um povo acolhedor e educado, que sabe respeitar as diferenças.

 

Por fim, o Canadá é interessante para quem gosta de frio e quer vivenciar um inverno rigoroso, uma experiência completamente diferente do que estamos acostumados no Brasil. O país é inteiramente adaptado para aguentar baixíssimas temperaturas. Montreal, por exemplo, tem até uma cidade subterrânea.

 

Portanto, o Canadá é um destino de estudo seguro, acolhedor e ideal para quem gosta de morar em uma cidade grande, mas também faz questão de estar próximo à natureza.

 

3. Austrália

 

Mais de 720.000 estudantes internacionais voaram para a ensolarada Austrália em 2019. Isso fez com que ela ficasse quase em segundo lugar com o Reino Unido como os destinos de estudo mais populares do mundo.

 

De primeira, o que podemos falar é que a Austrália tem um clima excelente, portanto é um destino para quem não pretende sofrer com o frio e quer sentir-se mais em casa com dias quentes e bastante sol. Sem contar as praias paradisíacas!

 

Além disso, o país tem uma alta qualidade de vida, o que não surpreende que pessoas do mundo inteiro estejam interessadas em curso em uma instituição australiana. A língua oficial é o inglês, as cidades são seguras e a economia é forte.

 

Os australianos são notoriamente descontraídos e amigáveis e têm um estilo de vida bem pacato. Cada uma das cidades populares da Austrália – Sydney, Melbourne, Canberra, Adelaide, Perth, Gold Coast e Cairns – tem algo a oferecer.

 

Melbourne, por exemplo, tem arte de rua icônica, cafés mundialmente famosos e um cenário musical bastante ativo. Perth, por outro lado, tem um clima glorioso o ano inteiro e acesso às paisagens naturais, praias arenosas e vida selvagem da Austrália.

 

A Austrália é abençoada por muitas maravilhas naturais, como a impressionante Grande Barreira de Coral, o maior organismo vivo da terra, e as pedras os Doze Apóstolos em Victoria, no Parque Nacional Port Campbell. Você terá oportunidade de nadar com arraias, saltar de paraquedas, aprender a mergulhar e a surfar, encontrar os amigos para churrascos na praia ou fazer uma viagem pela estrada Great Ocean.

 

Grande Barreira de Coral na Austrália

Grande Barreira de Coral na Austrália.

 

Por isso, se você procura por um estilo de vida cheio de aventuras, contato constante com praias e muito tempo ao ar livre, a Austrália pode ser o seu destino ideal.

 

Leia também: A cultura do café na Austrália e Nova Zelândia

 

4. Nova Zelândia

 

Mas não tem como falar em aventura sem falar da Nova Zelândia, a capital mundial dos esportes radicais. Esse é outro país de língua inglesa, com uma abundância de paisagens espetaculares e um estilo de vida muito baseado em atividades ao ar livre.

 

As maravilhas naturais da Nova Zelândia oferecem uma variedade de momentos de cair o queixo, como vistas tranquilas de montanhas e lagos, contrastadas com a adrenalina de esportes como rafting, bungee jumping, caiaque e esqui.

 

A Nova Zelândia é o destino de estudo ideal para quem ama a vida selvagem, a natureza e o meio ambiente. Em um final de semana, você pode observar baleias e no outro, avistar pinguins nas praias.

 

De fato, a Nova Zelândia é um dos países que mais se preocupa com a preservação da sua flora e fauna nativa. Mais de um terço de todo o seu território é constituído por áreas protegidas. Por isso, se para você meio ambiente e sustentabilidade são fatores importantes, talvez esse seja o seu destino.

 

Além da natureza, o pais tem um clima quente e moderado com algumas chuvas, condições perfeitas para manter todas as paisagens verdes do país e sustentar o estilo de vida ativo da sua população.

 

Metrópoles e natureza da Nova Zelândia

 

Como no Canadá e na Austrália, a vida dos neozelandeses é dividida entre a natureza e grandes cidades, como Wellington, Auckland, Christchurch e Queenstown. A Universidade de Auckland, por exemplo, é a melhor classificada do país, na 179ª posição mundial.

 

Auckland não é a capital, mas é a maior cidade do país. Seus habitantes têm acesso à agitada vida urbana, com teatros, cafés, restaurantes de todos os tipos e lojas. Wellington é outro local popular entre estudantes internacionais, em especial por causa do seu setor criativo.

 

A cereja no topo do bolo é que a Nova Zelândia é o segundo mais seguro entre 163 países (Índice de Paz Global 2020). Embora ela tenha quase o tamanho do Japão e do Reino Unido, a sua população é bem pequena, de apenas 4,4 milhões de pessoas. Isso faz dela um dos países menos populosos do mundo.

 

Assim, a Nova Zelândia é ideal para quem procura um estilo de vida saudável, com atividades ao ar livre, e pacato, com cidades grandes, mas não metrópoles gigantescas como Londres e São Paulo. E também é ideal para quem sabe respeitar a natureza!

 

5. Estados Unidos

 

Com 50 estados, os Estados Unidos são extensos e diversificados. Cada local oferece um estilo de vida, cultura e experiências bem diferentes. No entanto, há certas características gerais. Os americanos trabalham bastante, algo relacionado à ideia de sonho americano de que tudo é possível se você lutar muito por aquilo.

 

Essa ética de trabalho, em combinação com a reputação de ser a economia mais influente e poderosa do mundo, significa que um diploma ou experiência profissional nos EUA será altamente relevante ao seu currículo. Além disso, os norte-americanos são extremamente patriotas e competitivos.

 

Por isso, nosso primeiro palpite é que ele seria o destino ideal para pessoas que gostam de serem desafiados e instigados a dar sempre o seu melhor. Pessoas que se interessam por competições saudáveis e estejam dispostas a vestir a camiseta da sua universidade americana.

 

Os Estados Unidos são a maior potência acadêmica do mundo e oferecem uma enorme diversidade cultural, musical, turística, recreativa, gastronômica, etc. Sem contar os grandes polos que os destacam do restante do mundo, como o tecnológico, aeroespacial e cinematográfico. Portanto, você precisa levar a sua área de estudo em consideração.

 

Nova York e Los Angeles, dois destinos de estudo populares dos EUA

 

Por último, o seu estilo de vida vai influenciar na escolha da cidade que você gostaria de estudar no país. Lugares como Nova York são adequados para pessoas que gostam de uma vida mais agitada e independente, com milhares de opções de lazer, como shows da Broadway, restaurantes diversos, parques, atrações esportivas e inúmeros museus e galerias. Só Nova York atrai mais de 75.000 estudantes internacionais todos os anos.

 

Los Angeles, além de ser uma cidade grande e atrair muitos estudantes de todas as partes do mundo, tem também uma cultura praiana que agrada mais quem gosta de tomar sol e praticar atividades ao ar livre, mas não tem um sistema de transporte tão bom quanto Nova York.

 

Agora alguns lugares como Texas e Alabama vão oferecer um estilo de vida mais tranquilo de interior.

 

Leia também:

5 principais cidades estudantis da Nova Zelândia

O potencial acadêmico das cidades americanas

 

(Texto original publicado no Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA