Essenciais
Estude no exterior : Destino de Estudo

O que são os “open days” virtuais das universidades internacionais?

Os open days são eventos e tours virtuais para você tirar suas dúvidas e conhecer o campus de universidades internacionais sem sair de sua casa.

O que são os “open days” virtuais das universidades internacionais?
96

Antigamente, não há muito tempo, você só teria a opção de visitar o campus pessoalmente antes de tomar a sua decisão sobre em qual universidade estudar. E se esta instituição estiver localizada no exterior, isto significaria, é claro, ter de viajar para outro país ou então se inscrever mesmo sem saber exatamente o que a universidade tem a oferecer, sem conhecer suas instalações (inclusive as acomodações) e sentir se o ambiente será o mais adequado para você, a não ser por fotos.

 

Sabendo que as passagens aéreas e outras despesas da uma viagem internacional, como conversão da moeda e estadia, não são nada batatas e, por isso, diversos estudantes internacionais desistiam de se inscrever, as universidades estrangeiras criaram algo chamado virtual open day, que se assemelha bastante a um “Dia de Portas Abertas”, só que virtual!

 

Quais são os benefícios dos open days virtuais?

 

Graças aos tours virtuais, chats ao vivo, Skype e conteúdo em vídeos, os open days virtuais se tornaram uma opção viável rapidamente. Eles permitem que os estudantes façam um tour completo por um campus universitário sem precisar sair de casa. Basta ter um laptop, computador, tablet ou qualquer aparelho móvel e também conexão à internet.

 

Aí é só ficar online onde estiver para ter acesso a todas as partes do campus e de quantas universidades tiver curiosidade de conhecer, assim a sua decisão será muito mais bem-informada. Além de tudo isso, os open days virtuais costumam ser totalmente gratuitos e recebem a participação de pessoas do mundo inteiro.

 

Fique atento: o virtual open day também pode ser chamado de virtual fair.

 

Como fazer um tour virtual?

 

open day LSE

Tour virtual da London School of Economics. (Fonte: lse.ac.uk)

 

Normalmente, o primeiro passo é se registrar com antecedência para ganhar acesso ao open day virtual. Essas inscrições são bem simples e costumam solicitar apenas informações básicas, como nome completo, idade e nacionalidade. As universidades promovem o tour com semanas ou até meses de antecedência, caso haja algum tipo de elemento interativo com hora marcada, para que os participantes se programem para não perder a oportunidade.

 

Os eventos virtuais interativos com hora marcada mais comuns são:

 

  • Transmissões ao vivo no Instagram ou Facebook;
  • Chat online com algum representante, professor ou estudantes da universidade;
  • Webnários;
  • Perguntas e respostas ao vivo.

 

No dia marcado, você deverá acessar o site oficial da universidade na hora marcada – geralmente, você receberá um aviso por email te relembrando da data e horário e que conterá o link direto à página do open day.

 

Os open days virtuais duram, em média, duas horas e abrangem todo tipo de assunto relacionado à universidade, para que os participantes possam esclarecer todas as suas dúvidas, desde como se inscrever, requisitos de admissão e visto até vida estudantil, acomodações e oportunidades de trabalho. Você tem a liberdade de sair e voltar do chat ou qualquer transmissão a hora que quiser.

 

Há também a chance de fazer um tour pelo campus por vídeos e tecnologia 360°, pelo qual você mesmo navega pelo local e conhece todas as suas instalações.

 

E depois do open day virtual...

 

Depois do open day, você normalmente consegue visitar a página do evento quando quiser e acessar o conteúdo debatido e disponibilizado durante o evento virtual. Isso é um recurso excelente caso você se esqueça de tirar alguma dúvida ou queira checar qualquer informação de novo.

 

Os open days virtuais estão se tornando cada vez mais comuns, para a sorte dos estudantes internacionais, que são o seu público-alvo principal. A Keele University, no Reino Unido, por exemplo, lançou uma série de eventos virtuais para estudantes de pós-graduação, utilizando diferentes elementos. De acordo com Rebecca Roberts, a diretora adjunta de Marketing e Comunicações da instituição, “estes dias virtuais devem permitir que mais pessoas do que nunca tenham a chance de vivenciar a Keele, conversar com estudantes e professores e também revisitar o campus quantas vezes quiserem”.

 

Open day Keele University

Instalações da Keele University que podem ser visitadas pelo tour virtual. (Fonte: keele.ac.uk)

 

No geral, também haverá algum tipo de email enviado após o evento com informações sobre os próximos passos para a sua inscrição e também contendo informações mais importantes explanadas durante o open day.

 

Exemplos de universidades internacionais que oferecem open days virtuais:

 

 

Para quem estiver interessado em um curso no Reino Unido, o UCAS, serviço centralizado de inscrições acadêmicas do país, possui uma lista com todos os open days virtuais existentes.

 

Leia também:

Como aproveitar ao máximo uma feira de intercâmbios?

5 vantagens de participar de uma feira de cursos no exterior

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que são os “open days” virtuais das universidades internacionais?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.