Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Últimas notícias - Leitura recomendada

As 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Montreal, Canadá, conquistou o primeiro lugar de 2017, seguida por Paris e Londres; o QS Best Student Cities traz as 100 melhores cidades do mundo para estudantes internacionais

s 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS
1987

Montreal, eleita a melhor cidade estudantil de 2017, desbancou Paris, invicta há cinco anos.

 

Duas cidades francófonas dominaram o índice QS Best Student Cities, lista das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Montreal, no Canadá, ultrapassou Paris e conquistou o primeiro lugar da lista. Localizada na província de Quebec, ela tem a segunda maior população nativa na língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria capital da França, Paris, que ficou em segundo lugar este ano, após cinco anos consecutivos no topo.

 

Montreal por sua vez subiu seis posições. O Canadá tem também Vancouver em 10ª e Toronto em 11ª, empatada com Hong Kong. Londres, famoso destino estudantil entre estrangeiros, ficou em terceiro lugar, seguida de Seul, na Coreia do Sul, e Melbourne, na Austrália. As cidades asiáticas também marcaram presença: além da capital coreana, Tóquio, Hong Kong, Singapura e Kyoto-Osaka-Kobe aparecem no top 20.

 

Brasil

 

Brasil tem duas cidades na lista: São Paulo em 69ª e Rio de Janeiro em 94ª. O resultado foi melhor do que em 2016; apesar de São Paulo ter caído da 63ª posição, ano passado ela era a única cidade brasileira no índice.

 

Metodologia e mudanças na lista

 

Publicada anualmente, o índice QS Best Student Cities mostra quais são os melhores destinos urbanos para estudantes internacionais, com base em uma variedade de indicadores agrupados em cinco categorias principais:

 

  • Rankings universitários;
  • Mistura de estudantes;
  • Conveniência;
  • Atividade empregatícia;
  • Acessibilidade financeira.

 

A partir de 2017, foi incluída uma sexta categoria: Opinião Estudantil, com base em uma pesquisa com estudantes e recém graduados do mundo inteiro. Além disso, o ranking deste ano passou a trazer as 100 melhores cidades estudantis do mundo – antigamente eram apenas 75.

 

No total, 125 cidades foram analisadas. Para ser considerada, a cidade deve ter uma população de no mínimo 250.000 habitantes e pelo menos duas universidades inclusas no mais recente QS World University Ranking, lista das melhores instituições de ensino superior mundiais da QS.

 

As 20 melhores cidades do mundo para estudantes internacionais

 

1. Montreal, Canadá

2. Paris, França

3. Londres, Reino Unido

4. Seul, Coreia do Sul

5. Melbourne, Austrália

6. Berlim, Alemanha

7. Tóquio, Japão

8. Boston, Estados Unidos

9. Munique, Alemanha

10. Vancouver, Canadá

=11. Hong Kong, Região Administrativa Especial da China

=11. Toronto, Canadá

13. Sydney, Austrália

14. Singapura

15. Zurique, Suíça

16. Viena, Áustria

17. Kyoto-Osaka-Kobe, Japão

18. Edimburgo, Escócia

19. Nova York, Estados Unidos

20. Brisbane, Austrália

 

Veja o índice completo aqui.

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

s 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...