Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Programa de bolsa de estudo Ciência sem Fronteiras é cancelado

Governo não deve abrir novas vagas para o programa de bolsas de estudo no exterior devido à, principalmente, escassez de verba

Programa de bolsa de estudo Ciência sem Fronteiras é cancelado
385

Depois das mudanças ocorridas no segundo semestre de 2016, que excluíam as graduações do programa, o Ministério da Educação anunciou de vez o fim do Ciência sem Fronteiras. Após mais de quatro anos de duração e 100 mil bolsas de estudo concedidas, o governo brasileiro não abrirá mais novos editais para a seleção de candidatos. As razões principais seriam a escassez de verbas e o baixo nível de proficiência no inglês dos bolsistas.

 

Apesar de declarar que o programa mudará apenas de foco, excluindo as graduações, que equivaliam a 79% dos participantes, e destacando as pós-graduações, intercâmbios e cursos de inglês, não serão anunciados mais editais para a concessão de novas bolsas de estudo. As seleções abertas para pós-graduações e doutorados sanduíches e os mais de 4 mil brasileiros que já estão no exterior pelo CsF continuarão a ser bancados pelo programa até o término oficial dos estudos.

 

Razões para o fim do Ciência sem Fronteiras

 

Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, o valor do programa foi um dos fatores principais para a decisão de encerrá-lo: uma bolsa de graduação no exterior equivale aos gastos integrais de uma graduação de quatro anos no Brasil para três alunos, de acordo com o preço médio no ProUni ou FIES. O programa custou ao governo, ao longo de quatro anos, mais 6,4 bilhões de reais.

 

Outro fator que levou ao término do programa é o despreparo dos candidatos, principalmente em relação à proficiência na língua inglesa. O governo brasileiro chegou a acrescentar um curso de inglês intensivo para os candidatos selecionados que ainda não tinham a fluência mínima para o início dos estudos acadêmicos no exterior.

 

Leia mais:

Instituições internacionais que oferecem descontos para estudantes latino-americanos

A melhor forma de pedir por uma bolsa de estudo no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Programa de bolsa de estudo Ciência sem Fronteiras é cancelado

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...