
O Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou mais uma mudança no programa de bolsas de estudo no exterior do governo brasileiro, Ciência sem Fronteiras. Agora ele passará a incluir todas as áreas de estudo no regulamento, como artes e humanas, antigamente ignoradas pelo programa, que atendia apenas aos alunos de STEM.
Apesar de não ter mais limitação em relação ao país, universidade e curso, as novas regras exigirão a excelência da instituição, mas os critérios que definem estes requisitos ainda não foram divulgados pelo Capes. O programa tem vagas para brasileiros em diversas universidades do mundo inteiro; no entanto, os estudantes das novas áreas contempladas, para poderem participar, terão de ser admitidos nas instituições mais renomadas, como Oxford e Cambridge.
O Ciência sem Fronteiras recentemente passou a ser exclusivo para cursos de pós-graduação no exterior – mestrado, doutorado e pós-doutorado –, excluindo as bolsas de estudo para graduações sanduíches no exterior. Leia sobre isso aqui.