Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Como a música pode ajudar nos estudos

Os prós e contras de escutar música durante os estudos

Ouvir música enquanto estuda
7616

Cansado do silêncio ou do barulho de pessoas conversando ao seu redor? Você poderia escutar música! Enquanto alguns estudantes acham que a música distrai, outros a consideram útil. Além de bloquear os demais sons, a música pode tornar seus estudos mais interessantes. Mas que impacto ela teria na suas notas? Aí depende da música que você estiver escutando. Algumas realmente estimulam a mente, ajudam na sua concentração e, consequentemente, podem aumentar suas notas – enquanto outras podem ser prejudiciais.

 

Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Phoenix, as pessoas que ouviram música enquanto estudavam não se saíram tão bem quanto as que não ouviram – e a diferença foi grande. O estudo alerta que essa diferença pode causar a sua reprovação em uma disciplina ou até mesmo na admissão de uma universidade. Mas há controvérsias.

 

Outra pesquisa realizada pela Spotify e uma psicóloga clínica sugere que a música pode, na verdade, melhorar as suas notas. No entanto, ambos os estudos concordam que o tipo de música que você escuta durante os estudos é o que mais influencia o seu desempenho.

 

O quer você deveria escutar?

 

Apesar de não ser um estilo muito popular, a música clássica é considerada uma das melhores opções por ter excelentes efeitos nos estudos, ajudando o estudante a lembrar e reter informações de forma mais eficiente. A música clássica é melhor ainda se você estiver estudando matemática – segundo a pesquisa da Spotify, ela pode mesmo ajudar nas suas notas.

 

Por outro lado, se você estiver estudando algum idioma ou matérias como redação e literatura, deve evitar músicas com letras, porque podem confundi-lo e tornar o processo de compreensão da língua mais complicado. Nestes casos, músicas instrumentais ou sem "palavras" serão mais benéficas. As letras nas canções tendem a interromper o seu foco. Uma solução seria encontrar versões instrumentais de suas músicas preferidas.

 

No entanto, cada pessoa tem gostos musicais e níveis de concentração diferentes. O que funciona para mim pode não funcionar para você! Algumas pessoas ficam entediadas com música clássica, já outras se sentem mais inspiradas e produtivas. Algumas pessoas preferem escutar músicas com as quais já estão bastante familiarizadas para que se tornem apenas um "fundo musical" – se você não conhece a música, tenderá a prestar mais atenção nela do que nos estudos. Além disso, é importante notar que nem todo mundo vê benefício em escutar música enquanto estuda. Desta forma, independente do resultado de pesquisas, o certo a se fazer é encontrar a melhor opção para você!

 

Dicas para escutar música enquanto estuda

 

Aqui vão algumas ideias que podem ajudá-lo nos estudos com um fundo musical.

 

  • Organize uma playlist antes de começar a estudar para não precisar interromper os estudos.
  • Escolha músicas que você já conhece e que sabe que não irão atrapalhar sua concentração.
  • Ouça músicas sem os fones de ouvido, para que se tornem apenas um fundo musical (mas, claro, desde que a sua música não incomode outras pessoas).
  • Experimente diferentes estilos – até mesmo sons ambientais como o barulho da chuva, do mar e de florestas.
  • Evite as playlists do YouTube – elas têm propagandas e podem demorar para carregar.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Ouvir música enquanto estuda

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

O QS Top Universities lançou mais uma lista útil para quem está considerando estudar no exterior: as 10 melhores cidades universitárias do mundo. Para constar no ranking, elas deveriam ter pelo menos duas universidades no ranking da QS World University Rankings e uma população de mais de 250 mil habitantes. As cidades foram avaliadas em cinco fatores: ranking universitário, diversidade de estudantes, empregos, atração de estudantes e acessibilidade financeira.

2933

As 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Montreal, eleita a melhor cidade estudantil de 2017, desbancou Paris, invicta há cinco anos.   Duas cidades francófonas dominaram o índice QS Best Student Cities, lista das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Montreal, no Canadá, ultrapassou Paris e conquistou o primeiro lugar da lista. Localizada na província de Quebec, ela tem a segunda maior população nativa na língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria capital

2564

LinkedIn lista as 10 faculdades mais influentes do mundo na rede

O LinKedIn costuma fazer listas das marcas mais influentes na rede social separadas por setores. Um deles é o da educação. A edição mais atual listou as 50 instituições mais influentes do mundo segundo a avaliação de marketing de conteúdo do LinkedIn, que analisa todas as atividades das marcas na plataforma, como updates na página da empresa, compartilhamentos dos seus colaboradores, posts patrocinados, atividades em grupos na rede e textos publicados.  

1182