
O ano de 2020 foi certamente sem precedentes com a mudança radical na vida de todo mundo, inclusive, é claro, de estudantes internacionais, e também com a necessidade de nos acostumarmos com novos costumes e formas de estudar. Uma delas foi a adoção provisória de cursos online e a plataforma virtual Coursera está empenhada em ajudar a levar o aprendizado universitário ao mundo gratuitamente.
Das alterações nos planos de viagem às aulas online, a grande maioria dos alunos estrangeiros permaneceu otimista sobre as perspectivas do ano acadêmico em andamento e está comprometida a manter os o desenvolvimento pessoal no caminho planejado. Novas oportunidades, como a proporcionada pelo Coursera, têm surgido em meio aos desafios criados pela pandemia do coronavírus, especialmente no ambiente virtual com os cursos, certificados e diplomas acadêmicos disponíveis a qualquer estudante em qualquer lugar do mundo.
Como os estudantes se sentem em relação ao aprendizado online?
Com diversos estudantes incapazes de frequentar as aulas presenciais, realizar estágios ou dar início a uma carreira acadêmica devido às restrições impostas pela Covid-19, sem contar o fechamento das universidades, o apelo dos cursos online, que proporcionam a oportunidade de estudar de casa, se fortaleceu.
Na pesquisa mais recente conduzida pela QS, mais de 60 por cento dos estudantes internacionais demonstraram interesse em continuar ou começar os estudos online e depois transferir o aprendizado para as aulas presenciais quando for seguro novamente.
Mais especificamente, 73 por cento de todos os alunos participantes se disseram, de fato, dispostos a começar os estudos online ainda em 2020.
O que é a iniciativa do Coursera?
O Coursera é uma plataforma virtual que reúne centenas de cursos online criados e ministrados por especialistas de universidades do mundo inteiro, como Yale University, Johns Hopkins University, Duke University, University of London, Imperial College London, McMaster University e muito mais.
A plataforma anunciou que, a partir do dia 2 de junho de 2020, qualquer estudante universitário do mundo inteiro poderá acessar os cursos da plataforma e ganhar um certificado de graça. Será possível se matricular até o dia 31 de julho e concluir o curso até 30 de setembro para conquistar o certificado de conclusão sem custo nenhum.
A oferta se aplica a estudantes de graduação e de pós-graduação atualmente matriculados em uma universidade e também estudantes recentemente graduados. Tudo o que você precisa a fim de participar da inciativa é de um email estudantil ou universitário válido para se registrar no site.
O que está disponível no Coursera?
A iniciativa Free Coursera for University Students (Coursera Gratuito para Estudantes Universitários) disponibiliza:
- 3.800 cursos;
- 150 projetos guiados;
- 400 especializações
- 11 certificados profissionalizantes (incluindo Google e SAS).
Os projetos guiados oferecidos continuarão acessíveis após o prazo do dia 30 de setembro. Eles proporcionam a chance de aprender habilidades como análise de dados, desenvolvimento de aplicativos e marketing de mídia social com especialistas do setor.
O Coursera declarou o seu comprometimento em auxiliar os estudantes e facilitar cursos durante este período de incertezas. Ao oferecer acesso gratuito à plataforma virtual, ele procura fomentar os estudos e o aprendizado mesmo em meio à pandemia.
Leia também:
EUA têm melhor sistema de ensino superior do mundo, segundo U21
Canadá e Covid-19: restrições de viagem, vistos, trabalhos e extensão de estadia no país
Guia essencial: como escolher o seu curso online
(Texto original publicado no Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)