Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Plataforma disponibiliza cursos online e certificados gratuitos para universitários

Mais de 3.800 cursos e 400 especializações online de universidades do mundo inteiro estão disponíveis gratuitamente para estudantes universitários na plataforma Coursera

Coursera disponibiliza cursos online e certificados gratuitos para universitários

O ano de 2020 foi certamente sem precedentes com a mudança radical na vida de todo mundo, inclusive, é claro, de estudantes internacionais, e também com a necessidade de nos acostumarmos com novos costumes e formas de estudar. Uma delas foi a adoção provisória de cursos online e a plataforma virtual Coursera está empenhada em ajudar a levar o aprendizado universitário ao mundo gratuitamente.

 

Das alterações nos planos de viagem às aulas online, a grande maioria dos alunos estrangeiros permaneceu otimista sobre as perspectivas do ano acadêmico em andamento e está comprometida a manter os o desenvolvimento pessoal no caminho planejado. Novas oportunidades, como a proporcionada pelo Coursera, têm surgido em meio aos desafios criados pela pandemia do coronavírus, especialmente no ambiente virtual com os cursos, certificados e diplomas acadêmicos disponíveis a qualquer estudante em qualquer lugar do mundo.

 

Como os estudantes se sentem em relação ao aprendizado online?

 

Com diversos estudantes incapazes de frequentar as aulas presenciais, realizar estágios ou dar início a uma carreira acadêmica devido às restrições impostas pela Covid-19, sem contar o fechamento das universidades, o apelo dos cursos online, que proporcionam a oportunidade de estudar de casa, se fortaleceu.

 

Na pesquisa mais recente conduzida pela QS, mais de 60 por cento dos estudantes internacionais demonstraram interesse em continuar ou começar os estudos online e depois transferir o aprendizado para as aulas presenciais quando for seguro novamente.

 

Mais especificamente, 73 por cento de todos os alunos participantes se disseram, de fato, dispostos a começar os estudos online ainda em 2020.

 

O que é a iniciativa do Coursera?

 

Cursos online gratuitos

 

O Coursera é uma plataforma virtual que reúne centenas de cursos online criados e ministrados por especialistas de universidades do mundo inteiro, como Yale University, Johns Hopkins University, Duke University, University of London, Imperial College London, McMaster University e muito mais.

 

A plataforma anunciou que, a partir do dia 2 de junho de 2020, qualquer estudante universitário do mundo inteiro poderá acessar os cursos da plataforma e ganhar um certificado de graça. Será possível se matricular até o dia 31 de julho e concluir o curso até 30 de setembro para conquistar o certificado de conclusão sem custo nenhum.

 

A oferta se aplica a estudantes de graduação e de pós-graduação atualmente matriculados em uma universidade e também estudantes recentemente graduados. Tudo o que você precisa a fim de participar da inciativa é de um email estudantil ou universitário válido para se registrar no site.

 

O que está disponível no Coursera?

 

A iniciativa Free Coursera for University Students (Coursera Gratuito para Estudantes Universitários) disponibiliza:

 

  • 3.800 cursos;
  • 150 projetos guiados;
  • 400 especializações
  • 11 certificados profissionalizantes (incluindo Google e SAS).

 

Os projetos guiados oferecidos continuarão acessíveis após o prazo do dia 30 de setembro. Eles proporcionam a chance de aprender habilidades como análise de dados, desenvolvimento de aplicativos e marketing de mídia social com especialistas do setor.

 

O Coursera declarou o seu comprometimento em auxiliar os estudantes e facilitar cursos durante este período de incertezas. Ao oferecer acesso gratuito à plataforma virtual, ele procura fomentar os estudos e o aprendizado mesmo em meio à pandemia.

 

Leia também:

EUA têm melhor sistema de ensino superior do mundo, segundo U21

Canadá e Covid-19: restrições de viagem, vistos, trabalhos e extensão de estadia no país

Guia essencial: como escolher o seu curso online

 

(Texto original publicado no Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

O QS Top Universities lançou mais uma lista útil para quem está considerando estudar no exterior: as 10 melhores cidades universitárias do mundo. Para constar no ranking, elas deveriam ter pelo menos duas universidades no ranking da QS World University Rankings e uma população de mais de 250 mil habitantes. As cidades foram avaliadas em cinco fatores: ranking universitário, diversidade de estudantes, empregos, atração de estudantes e acessibilidade financeira.

4.8K

As 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Montreal, eleita a melhor cidade estudantil de 2017, desbancou Paris, invicta há cinco anos.   Duas cidades francófonas dominaram o índice QS Best Student Cities, lista das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Montreal, no Canadá, ultrapassou Paris e conquistou o primeiro lugar da lista. Localizada na província de Quebec, ela tem a segunda maior população nativa na língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria capital

4K

LinkedIn lista as 10 faculdades mais influentes do mundo na rede

O LinKedIn costuma fazer listas das marcas mais influentes na rede social separadas por setores. Um deles é o da educação. A edição mais atual listou as 50 instituições mais influentes do mundo segundo a avaliação de marketing de conteúdo do LinkedIn, que analisa todas as atividades das marcas na plataforma, como updates na página da empresa, compartilhamentos dos seus colaboradores, posts patrocinados, atividades em grupos na rede e textos publicados.  

1.9K