Uma pesquisa global da INTO identificou uma mudança no foco de jovens da Geração Z em relação à escolha de universidade para a formação acadêmica. Após receber respostas de 1.200 estudantes internacionais de 93 países diferentes em agosto de 2021, como Brasil, Austrália, China, Índia, Japão e Quênia, a pesquisa revelou que 72% se preocupam mais com a capacidade da universidade em prepará-los para o mercado de trabalho do que com a sua classificação em rankings mundiais.
Quem é a Geração Z?
A Geração Z engloba os jovens que nasceram entre janeiro de 1995 e dezembro de 2003. Por isso, a pesquisa coletou respostas apenas de pessoas de até 25 anos.
Desafios da Geração Z
Milhões de alunos escolhem estudar no exterior todos os anos. Segundo a INTO, só em 2019, 6,2 milhões de alunos cruzaram as fronteiras para conquistar um diploma de ensino superior internacional. O impacto econômico global dos estudantes internacionais é de mais de US$ 350 bilhões.
O resultado devastador da pandemia global restringiu muitas atividades para os alunos internacionais da Geração Z, que representa 30% da população global e constitui a maior parcela do grupo de pessoas interessados em estudar no exterior.
No entanto, a motivação ou desejo de continuar com suas vidas continua firme e forte. Os jovens que participaram da pesquisa podem ser amplamente divididos em dois grupos: aqueles que se sentem esperançosos, mas um tanto ansiosos quanto ao futuro (48%); e aqueles que se sentem otimistas e entusiasmados (43%).
A interrupção da educação como resultado da pandemia não afetou a vontade de aprender. Embora eles olhem para a educação como um caminho para o sucesso na carreira futura, aprender é muito mais do que isso. Ela também significa se preparar com as habilidades necessárias para ter sucesso na vida de maneira geral.
A maioria dos alunos internacionais da Gen Z agora valoriza os cursos acadêmicos que os ajudarão a ter sucesso após a graduação. A pesquisa conduzida pela organização internacional de educação mostra que apenas 17% ainda acha que é importante frequentar uma universidade bem-conceituada, mesmo que ela seja mais cara.
“A pandemia da Covid-19 incutiu um senso de pragmatismo nos alunos da Geração Z. Ao invés das classificações anuais, eles procuram evidências concretas de que as instituições de ensino superior os ajudarão a ter sucesso em longo prazo em suas carreiras e vidas após a graduação”, diz Olivia Streatfeild, CEO da INTO University Partnerships.
Preocupação com ativismo e questões globais
Os resultados mostram que os jovens também buscam identificar na universidade questões que são importantes para eles, uma mudança bastante característica dessa geração mais consciente sobre questões sociais.
Oitenta e seis por cento consideram as ações da instituição em relação a assuntos como igualdade de gênero, direitos LGBTQ + e justiça racial ao se inscreverem em uma universidade. Além disso, uma proporção esmagadora (86%) busca também por um diploma internacional com a intenção de um dia poder ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.
A pesquisa confirma ainda uma forte tendência ativista entre os jovens potencializada pela pandemia da Covid-19: 52% se preocupam mais com o desemprego; 41% com as oportunidades educacionais; e 39% com a prevenção de doenças.
A Geração Z também sente uma grande responsabilidade pessoal em relação à mudança que eles querem ver no mundo - 41% acham que é responsabilidade deles e de sua geração resolver os problemas sociais. Já 63% acreditam que esse papel é dos governos.
Além de serem práticos, os alunos da Geração Z são mais orientados por objetivos na sua busca por os seus estudos no exterior como resultado da pandemia e preferem cada vez mais substância a estilo. Apenas 35% dos entrevistados relataram que preferem comprar produtos de marca, enquanto 52% dizem estarem dispostos a pagar mais por produtos de alta qualidade, independentemente da marca.
Pesquisa: 81% dos estudantes desejam estudar no campus no exterior.
Destaques da pesquisa sobre a Geração Z
- 72% dos alunos da Geração Z acreditam mais na importância da capacidade da universidade em fornecer as habilidades necessárias para a carreira no futuro do que na sua classificação em ranking universitários globais; apenas 17% acham que é mais estudar em uma universidade bem-conceituada.
- 86% dos alunos da Geração Z consideram o histórico de uma instituição em questões sociais antes de escolher onde estudar.
- 52% dos alunos da Geração Z se preocupam mais com o desemprego após a pandemia COVID-19; 41% se preocupam mais com o acesso à educação; 39% se preocupam mais com a prevenção de doenças; e 38% se preocupam mais com a mudança climática.
- 41% dos alunos da Geração Z acreditam que eles e outros em sua geração são responsáveis por resolver os problemas sociais; 63% acreditam que é o papel dos governos.
- Apenas 35% dos alunos da Geração Z preferem comprar produtos de marca, enquanto 52% relatam que estão dispostos a pagar mais por produtos de alta qualidade, independentemente da marca.
- 86% dos alunos da Geração Z buscam um diploma internacional para que um dia possam tornar o mundo um lugar melhor.
- 30% dos alunos da Geração Z relatam que levarão em consideração a ética social e o impacto ambiental de uma empresa quando se candidatarem a empregos no futuro.
- Para 88%, o objetivo é conseguir se rum destaque na área profissional escolhida; 82% dizem que os pais têm um papel importante no seu sucesso; 74% têm mais oportunidades de ser bem-sucedido do que os pais; e 45% quer ter um estilo de vida que impressione os outros.
INTO Global
A INTO é uma rede de escolas especializadas em cursos preparatórios para os estudos acadêmicos internacionais. Localizada nos Estados Unidos, Reino Unido e China, ela tem parcerias com universidades para criar programas específicos para estudantes internacionais interessados em estudar no exterior.
Desde a sua criação em 2005, a INTO é pioneira na inovação em educação internacional, ajudando mais de 130.000 alunos de 190 países a realizar seu sonho de obter um diploma de uma universidade global. Ela também os prepara para conseguir uma vantagem inicial na conquista de uma carreira bem-sucedida.
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Exemplos de centros INTO: