Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

A metodologia do Hotcourses Diversity Index (HDI)

Entenda a nossa nova ferramenta: o Índice de Diversidade Hotcourses te apresenta à diversidade de nacionalidades em universidades internacionais

A metodologia do Hotcourses Diversity Index (HDI)
753

O Hotcourses Diversity Index (Índice de Diversidade Hotcourses), ou HDI, oferece uma compreensão da diversidade de estudantes internacionais nas instituições de ensino superior do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

 

O índice de Diversidade demonstra o volume e a mistura de nacionalidades entre os estudantes estrangeiros da instituição, enquanto o Índice “Sinta-se em Casa” apresenta uma rápida visão da proporção de estudantes de um país específico – seja do Brasil ou de qualquer outro – em relação ao número total de estrangeiros na universidade.

 

 O que são estas porcentagens?

 

As porcentagens do Índice refletem o número de estudantes de uma nacionalidade específica em relação ao número total de estudantes internacionais no corpo discente da universidade. Para contextualizar, nós incluímos a conta do número total de nacionalidades representadas, assim como o número geral de estudantes estrangeiros de todas as nacionalidades.

 

Os resultados podem ser refinados por área, nível e destino de estudo ou pelo nome da universidade, e podem ser reordenados da universidade menos a mais diversa.

 

Quais são as fontes das informações do HDI?

 

O HDI utiliza dados das seguintes fontes oficiais:

 

Austrália – Departamento de Educação e Treinamento do Governo Australiano

Reino Unido – Agência de Estatísticas de Educação Superior (HESA)

Estados Unidos – Instituto de Educação Internacional (IIE)

Nova Zelândia – Ministério da Educação da Nova Zelândia

 

Alguns fatos sobre os dados:

 

  • O Índice não inclui os estudantes nativos nos dados (por exemplo, os estudantes australianos das universidades da Austrália);
  • Os dados são retirados dos relatórios mais recentes publicados pelas fontes oficiais citadas acima, relativos aos estudantes matriculados no ano letivo de 2015/2016;
  • Eles se tratam apenas dos cursos de graduação e pós-graduação*;
  • A metodologia de arredondamento foi aplicada (saiba mais abaixo);
  • Quando a fonte não especificava a nacionalidade como um único país, os dados foram excluídos;
  • Quando a fonte não especificava uma área de estudo (por exemplo, cursos “combinados” ou “em conjunto”), os dados foram excluídos.

 

*Com exceção dos dados da Nova Zelândia, que também incluem qualificações vocacionais.

 

Austrália

 

A fonte (Departamento de Educação e Treinamento do Governo Australiano) não fornece dados precisos sobre volumes menores de cinco. Nestes casos, o número 2,5 foi adotado. A soma dos valores foi arredondada para o número inteiro mais próximo, para fins de exibição e comparação, mas deve ser considerada uma aproximação.

 

Nova Zelândia

 

A fonte (Ministério da Educação da Nova Zelândia) não fornece valores precisos; os dados são informados em múltiplos de 5. A soma dos valores foi totalizada para fins de exibição e comparação, mas deve ser considerada uma aproximação.

 

No relatório original, qualquer valor menor que 5 foi arredondado para 0 (zero). No entanto, gostaríamos de dar uma representação mais confiável do número de diferentes nacionalidades que estudam em uma instituição. Como resultado, em nossos dados, estamos considerando que o valor “0” significa que 1 pessoa de uma nacionalidade estuda na instituição, o valor “5” como 2,5 pessoas dessa nacionalidade; “10” como 7,5; e “15” como 12,5 e assim por diante.

 

Isso proporcionará um número mais representativo da quantidade de nacionalidades que estudam em um campus, criando um número mais confiável na seção "sinta-se em casa".

 

Sendo assim, a conta geral de nacionalidades e estudantes internacionais em nosso índice pode variar se comparada aos históricos oficiais das universidades devido à restrição nos dados fornecidos pelo Ministério da Educação da Nova Zelândia.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

A metodologia do Hotcourses Diversity Index (HDI)

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

O QS Top Universities lançou mais uma lista útil para quem está considerando estudar no exterior: as 10 melhores cidades universitárias do mundo. Para constar no ranking, elas deveriam ter pelo menos duas universidades no ranking da QS World University Rankings e uma população de mais de 250 mil habitantes. As cidades foram avaliadas em cinco fatores: ranking universitário, diversidade de estudantes, empregos, atração de estudantes e acessibilidade financeira.

3202

As 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Montreal, eleita a melhor cidade estudantil de 2017, desbancou Paris, invicta há cinco anos.   Duas cidades francófonas dominaram o índice QS Best Student Cities, lista das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Montreal, no Canadá, ultrapassou Paris e conquistou o primeiro lugar da lista. Localizada na província de Quebec, ela tem a segunda maior população nativa na língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria capital

2936

LinkedIn lista as 10 faculdades mais influentes do mundo na rede

O LinKedIn costuma fazer listas das marcas mais influentes na rede social separadas por setores. Um deles é o da educação. A edição mais atual listou as 50 instituições mais influentes do mundo segundo a avaliação de marketing de conteúdo do LinkedIn, que analisa todas as atividades das marcas na plataforma, como updates na página da empresa, compartilhamentos dos seus colaboradores, posts patrocinados, atividades em grupos na rede e textos publicados.  

1360