O Hotcourses Diversity Index (Índice de Diversidade Hotcourses), ou HDI, oferece uma compreensão da diversidade de estudantes internacionais nas instituições de ensino superior do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.
O índice de Diversidade demonstra o volume e a mistura de nacionalidades entre os estudantes estrangeiros da instituição, enquanto o Índice “Sinta-se em Casa” apresenta uma rápida visão da proporção de estudantes de um país específico – seja do Brasil ou de qualquer outro – em relação ao número total de estrangeiros na universidade.
O que são estas porcentagens?
As porcentagens do Índice refletem o número de estudantes de uma nacionalidade específica em relação ao número total de estudantes internacionais no corpo discente da universidade. Para contextualizar, nós incluímos a conta do número total de nacionalidades representadas, assim como o número geral de estudantes estrangeiros de todas as nacionalidades.
Os resultados podem ser refinados por área, nível e destino de estudo ou pelo nome da universidade, e podem ser reordenados da universidade menos a mais diversa.
Quais são as fontes das informações do HDI?
O HDI utiliza dados das seguintes fontes oficiais:
Austrália – Departamento de Educação e Treinamento do Governo Australiano
Reino Unido – Agência de Estatísticas de Educação Superior (HESA)
Estados Unidos – Instituto de Educação Internacional (IIE)
Nova Zelândia – Ministério da Educação da Nova Zelândia
Alguns fatos sobre os dados:
- O Índice não inclui os estudantes nativos nos dados (por exemplo, os estudantes australianos das universidades da Austrália);
- Os dados são retirados dos relatórios mais recentes publicados pelas fontes oficiais citadas acima, relativos aos estudantes matriculados no ano letivo de 2015/2016;
- Eles se tratam apenas dos cursos de graduação e pós-graduação*;
- A metodologia de arredondamento foi aplicada (saiba mais abaixo);
- Quando a fonte não especificava a nacionalidade como um único país, os dados foram excluídos;
- Quando a fonte não especificava uma área de estudo (por exemplo, cursos “combinados” ou “em conjunto”), os dados foram excluídos.
*Com exceção dos dados da Nova Zelândia, que também incluem qualificações vocacionais.
Austrália
A fonte (Departamento de Educação e Treinamento do Governo Australiano) não fornece dados precisos sobre volumes menores de cinco. Nestes casos, o número 2,5 foi adotado. A soma dos valores foi arredondada para o número inteiro mais próximo, para fins de exibição e comparação, mas deve ser considerada uma aproximação.
Nova Zelândia
A fonte (Ministério da Educação da Nova Zelândia) não fornece valores precisos; os dados são informados em múltiplos de 5. A soma dos valores foi totalizada para fins de exibição e comparação, mas deve ser considerada uma aproximação.
No relatório original, qualquer valor menor que 5 foi arredondado para 0 (zero). No entanto, gostaríamos de dar uma representação mais confiável do número de diferentes nacionalidades que estudam em uma instituição. Como resultado, em nossos dados, estamos considerando que o valor “0” significa que 1 pessoa de uma nacionalidade estuda na instituição, o valor “5” como 2,5 pessoas dessa nacionalidade; “10” como 7,5; e “15” como 12,5 e assim por diante.
Isso proporcionará um número mais representativo da quantidade de nacionalidades que estudam em um campus, criando um número mais confiável na seção "sinta-se em casa".
Sendo assim, a conta geral de nacionalidades e estudantes internacionais em nosso índice pode variar se comparada aos históricos oficiais das universidades devido à restrição nos dados fornecidos pelo Ministério da Educação da Nova Zelândia.