
Durante a pandemia global do Covid-19, estudantes de todas as partes do mundo estão ansiosos e incertos se continuam com o plano de se matricular no exterior e outros foram pegos de surpresa já estando fora.
Covid-19 mundo
Para ajudar a entender a situação o Hotcourses Group conversou com quatro estudantes da Índia, Espanha, Malásia e Colômbia, que compartilharam como o coronavírus impactou os seus estudos e quais estratégias estão usando para lidar com a situação.
Como a pandemia tem afetado os seus estudos?
Naz: O coronavírus tem afetado bastante os meus estudos porque eu preciso entregar a minha dissertação e, como é meu último ano, nós tínhamos mais um mês de aulas extras. Por causa da pandemia, eu não posso assistir às minhas aulas presencialmente e há a conversa para que elas aconteçam online, mas eu acho difícil de me concentrar e aprender desse jeito. Durante uma aula online, quando eu fico em dúvida, eu sinto que não posso fazer perguntas com a mesma facilidade. Além disso, há alguns problemas que podem acontecer, por exemplo, às vezes não há rede e a conexão causa interrupções. Não podemos sair, porque estamos em lockdown, e como resultado, minhas provas foram adiadas.
Anik: As universidades do país inteiro estão fechadas até 15 de abril desde o dia 17 de março. Como resultado, todas nossas provas e projetos de verão foram adiados. E não sei quanto tempo vai durar o adiamento e também não tenho certeza do que acontecerá durante as férias de verão. Os estudantes do terceiro ano foram particularmente afetados porque os exames de verão foram adiados e eles têm muito a fazer em pouco tempo.
Carmen: Obviamente, nossas aulas foram suspensas e nós estamos recebendo os trabalhos diretamente dos professores. No meu caso, não tenho nenhuma aula online, mas alguns dos meus amigos têm. Eu estudo tradução, então é bem fácil para os professores apenas nos enviarem os documentos e depois nós enviarmos os trabalhos.
Nicolas: Uma grande parte dos meus estudos envolve trabalhar presencialmente com meu professor, porque é mais difícil apresentar planos e modelos pela internet. É bem complicado fazer aulas online na minha área de estudo e conversar de verdade, e eu preciso do feedback e direcionamento do meu professor. Tem sido desafiador fazer tudo por chamada de vídeo pelo Skype.
Leia também: Como escolher o seu curso online?
O que você tem feito para estudar em casa?
Naz: Meu mentor tem me mandado links para que eu possa ler os livros e estudar online. Também recebemos informações sobre o mundo corporativo, então estamos nos mantendo atualizados.
Carmen: Eu moro em um flat compartilhado com outras pessoas. Três deles voltaram para casa, então somos apenas em dois agora. Eu tenho usado um quarto à parte como meu escritório para trabalhar. Eu faço isso para trocar de ambiente e não me sentir cansada de ficar sempre no mesmo cômodo. Eu tento me manter organizada, mas devo dizer que não é fácil e eu tenho achado difícil continuar motivada.
Nicolas: Eu tento ter um horário fixo para acordar bem cedo e fazer todas as minhas coisas a tempo. Tento manter a mesma rotina diária que fazia antes, acho que é o principal. Também tento não ficar no meu quarto o tempo todo porque isso acaba me deixando preguiçoso.
Que tipo de suporte a sua instituição ofereceu para lidar com toda essa situação?
Naz: A faculdade está fechada, então não podemos ir até ela, mas ela nos envia bastante informação como, por exemplo, como usar o nosso tempo, estudar e lidar com essa situação complicada, inclusive medidas de segurança. Nossa instituição tem feito bastante para ajudar, mas estudar sozinha e tentar entender tudo na apostila sem ajuda é difícil. Mentoria e orientação são tão importantes, uma pessoa para te ensinar cara a cara. Nós estamos recebendo 90% e não 100% por causa do coronavírus.
Anik: Nossa universidade não tem uma política sobre estudar em casa. No momento, eles estão postando algumas perguntas sobre tarefas a serem enviadas quando a faculdade estiver aberta. A instituição começou a oferecer tutoriais online, mas algumas das lições ainda não estão disponíveis. Os exames podem ser aplicados online, no entanto estes passos ainda estão sendo implementados.
Carmen: Minha universidade nós enviou emails e os professores também se comunicam diretamente conosco com dicas sobre bem-estar, nos aconselhando como nos exercitar, alimentar e dormir bem. Não nos informaram mais do que isso, para dizer a verdade. Por exemplo, eu ia fazer o meu mestrado no exterior no próximo ano e estava planejando me inscrever na bolsa de estudo Erasmus Scholarship e agora eu não sei se isso vai ser possível no momento.
Nicolas: Há uma plataforma da universidade, mas em alguns casos ainda não é suficiente, e é difícil conduzir aulas com eficiência com professores por Skype. Na minha área de estudo, isso é bem complicado.
Leia também:
(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)