Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Canadá e China melhoram desempenho no ranking Shanghai Jiao Tong 2017

O mais recente ranking ARWU, da Shanghai Jiao Tong University, mostra melhora significativa de universidades canadenses e chinesas; a USP é a melhor do Brasil.

Canadá e China melhoram desempenho no ranking Shanghai Jiao Tong 2017
147

O mais recente ranking universitário da Shanghai Jiao Tong University, o Academic Ranking of World Universities 2017 (ARWU), traz algumas constatações interessantes e mudanças significativas no mundo universitário de 2017. A principal delas é o crescimento impressionante do desenvolvimento do Canadá e da China.

 

Das quatro universidades canadenses listadas entre as 100 melhores do mundo, a McMaster University saltou da 83ª para a 66ª posição, ultrapassando a McGill University, que caiu quatro lugares em relação a 2016.

 

A Toronto University também melhorou o seu desempenho, indo de 27ª a 23ª, enquanto a University of British Columbia caiu de 31ª a 34ª.

 

Ano passado, a Tsinghua University teve o melhor desempenho entre as universidade da China, no 58º lugar. Em 2017, ela conseguiu subir dez posições, conquistando o 48º.

 

Estados Unidos

 

Os Estados Unidos continuam a dominar o ranking com 16 universidades entre as 20 melhores do mundo.

 

O top 20 é completado pela Cambridge, Oxford e University College London, do Reino Unido, e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, da Suíça.

 

Brasil

 

Cinco universidades do Brasil aparecem entre as 500 instituições listadas no ARWU de 2017. A Universidade de São Paulo (USP) teve o melhor desempenho, aparecendo na faixa 151-200.

 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão na faixa 301-400; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na faixa 401-500

 

Outros resultados importantes

 

A Cambridge University, no Reino Unido, assumiu a 3ª posição do ranking, superando a University of California, Berkeley, que caiu para a 5ª.

 

Apesar de a National University of Singapore, uma universidade jovem de Singapura que vem conquistando o seu espaço nos rankings mundiais, ter melhorado o seu desempenho em 2017, este ano ela desceu da 83ª para a 91ª posição,

 

A University of Tokyo também teve um resultado negativo ao passar do 20ª lugar para o 24º.

 

As universidades da Austrália conseguiram manter um resultado praticamente estável: a University of Melbourne e a Monash University subiram uma posição, respectivamente, para a 39ª e 79ª; e a University of Queensland conseguiu segurar o seu 55º lugar.

 

As 10 melhores universidades do mundo segundo o ARWU 2017

 

  1. Harvard University – Estados Unidos
  2. Stanford University – Estados Unidos
  3. University of Cambridge – Reino Unido
  4. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos
  5. University of California, Berkeley – Estados Unidos
  6. Princeton University – Estados Unidos
  7. University of Oxford – Reino Unido
  8. Columbia University – Estados Unidos
  9. California Institute of Technology – Estados Unidos
  10. University of Chicago – Estados Unidos

 

ARWU

 

O ranking ARWU da Shanghai Jiao Tong University, da China, lista as 500 melhores universidades do mundo de acordo com seis indicadores de desempenho, incluindo ex-alunos premiados e publicações de trabalhos.

 

Veja o ARWU 2017 completo aqui.

 

Fonte: Com informações do artigo de Safeera Sarjoo para o Hotcourses Abroad (traduzido e adaptado por Brenda Bellani).

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Canadá e China melhoram desempenho no ranking Shanghai Jiao Tong 2017

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...