Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Canadá e China melhoram desempenho no ranking Shanghai Jiao Tong 2017

O mais recente ranking ARWU, da Shanghai Jiao Tong University, mostra melhora significativa de universidades canadenses e chinesas; a USP é a melhor do Brasil.

Canadá e China melhoram desempenho no ranking Shanghai Jiao Tong 2017
223

O mais recente ranking universitário da Shanghai Jiao Tong University, o Academic Ranking of World Universities 2017 (ARWU), traz algumas constatações interessantes e mudanças significativas no mundo universitário de 2017. A principal delas é o crescimento impressionante do desenvolvimento do Canadá e da China.

 

Das quatro universidades canadenses listadas entre as 100 melhores do mundo, a McMaster University saltou da 83ª para a 66ª posição, ultrapassando a McGill University, que caiu quatro lugares em relação a 2016.

 

A Toronto University também melhorou o seu desempenho, indo de 27ª a 23ª, enquanto a University of British Columbia caiu de 31ª a 34ª.

 

Ano passado, a Tsinghua University teve o melhor desempenho entre as universidade da China, no 58º lugar. Em 2017, ela conseguiu subir dez posições, conquistando o 48º.

 

Estados Unidos

 

Os Estados Unidos continuam a dominar o ranking com 16 universidades entre as 20 melhores do mundo.

 

O top 20 é completado pela Cambridge, Oxford e University College London, do Reino Unido, e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, da Suíça.

 

Brasil

 

Cinco universidades do Brasil aparecem entre as 500 instituições listadas no ARWU de 2017. A Universidade de São Paulo (USP) teve o melhor desempenho, aparecendo na faixa 151-200.

 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão na faixa 301-400; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na faixa 401-500

 

Outros resultados importantes

 

A Cambridge University, no Reino Unido, assumiu a 3ª posição do ranking, superando a University of California, Berkeley, que caiu para a 5ª.

 

Apesar de a National University of Singapore, uma universidade jovem de Singapura que vem conquistando o seu espaço nos rankings mundiais, ter melhorado o seu desempenho em 2017, este ano ela desceu da 83ª para a 91ª posição,

 

A University of Tokyo também teve um resultado negativo ao passar do 20ª lugar para o 24º.

 

As universidades da Austrália conseguiram manter um resultado praticamente estável: a University of Melbourne e a Monash University subiram uma posição, respectivamente, para a 39ª e 79ª; e a University of Queensland conseguiu segurar o seu 55º lugar.

 

As 10 melhores universidades do mundo segundo o ARWU 2017

 

  1. Harvard University – Estados Unidos
  2. Stanford University – Estados Unidos
  3. University of Cambridge – Reino Unido
  4. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos
  5. University of California, Berkeley – Estados Unidos
  6. Princeton University – Estados Unidos
  7. University of Oxford – Reino Unido
  8. Columbia University – Estados Unidos
  9. California Institute of Technology – Estados Unidos
  10. University of Chicago – Estados Unidos

 

ARWU

 

O ranking ARWU da Shanghai Jiao Tong University, da China, lista as 500 melhores universidades do mundo de acordo com seis indicadores de desempenho, incluindo ex-alunos premiados e publicações de trabalhos.

 

Veja o ARWU 2017 completo aqui.

 

Fonte: Com informações do artigo de Safeera Sarjoo para o Hotcourses Abroad (traduzido e adaptado por Brenda Bellani).

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Canadá e China melhoram desempenho no ranking Shanghai Jiao Tong 2017

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

O QS Top Universities lançou mais uma lista útil para quem está considerando estudar no exterior: as 10 melhores cidades universitárias do mundo. Para constar no ranking, elas deveriam ter pelo menos duas universidades no ranking da QS World University Rankings e uma população de mais de 250 mil habitantes. As cidades foram avaliadas em cinco fatores: ranking universitário, diversidade de estudantes, empregos, atração de estudantes e acessibilidade financeira.

3307

As 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Montreal, eleita a melhor cidade estudantil de 2017, desbancou Paris, invicta há cinco anos.   Duas cidades francófonas dominaram o índice QS Best Student Cities, lista das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Montreal, no Canadá, ultrapassou Paris e conquistou o primeiro lugar da lista. Localizada na província de Quebec, ela tem a segunda maior população nativa na língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria capital

3117

LinkedIn lista as 10 faculdades mais influentes do mundo na rede

O LinKedIn costuma fazer listas das marcas mais influentes na rede social separadas por setores. Um deles é o da educação. A edição mais atual listou as 50 instituições mais influentes do mundo segundo a avaliação de marketing de conteúdo do LinkedIn, que analisa todas as atividades das marcas na plataforma, como updates na página da empresa, compartilhamentos dos seus colaboradores, posts patrocinados, atividades em grupos na rede e textos publicados.  

1425