
O Ranking Europeu da Times Higher Education de 2016 (Times Higher Education Europe Rankings) revelou que a Itália tem o terceiro maior número de universidades entre as 200 melhores do continente, após Reino Unido Alemanha, consistentemente na primeira e segunda posição. A melhor instituição italiana no ranking é a Scuola Normale Superiore di Pisa (Escola Normal Superior de Pisa), que aparece no top 50 europeu.
A Itália tem 19 universidades entre as 200 melhores da Europa; o Reino Unido, primeiro na lista, tem 46 e a Alemanha, 36. Os três primeiros lugares do ranking foram ocupados mais uma vez por instituições britânicas: Oxford, Cambridge e Imperial College London. Completando o top 5, estão a ETH Zurique – Swiss Federal Institute of Technology Zurich, da Suíça, e a University College London, outra universidade inglesa.
A Suécia teve um bom desempenho, com 11 universidades no ranking – a Karolinska Institute ficou em nono lugar. Vizinhos escandinavos como a Dinamarca e a Finlândia também tiveram um bom resultado, com seis instituições cada – o mesmo número conquistado pela Irlanda, com a Trinity College Dublin na 78ª posição. No final do ranking encontra-se a Rússia e a Espanha, com cinco instituições cada uma.
Este ano, 22 países foram representados no ranking das 200 melhores universidades da Europa, depois da análise de 70 países presentes no ranking geral mundial da Times Higher Education.