Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Estados Unidos lideram o Ranking Times Higher Education 2013-14

World University Ranking 2013-14: a lista das 400 melhores instituições de ensino superior do mundo publicada pela Times Higher Education e Reuters.

Estados Unidos lideram o Ranking Times Higher Education 2013-14
2758

A famosa revista britânica Times Higher Education (THE) lançou a versão 2013-14 do "World University Ranking". Internacionalmente reconhecida como uma autoridade quando o assunto é educação superior, a lista traz as 400 melhores universidades do mundo, com base em inovação, qualidade do ambiente de aprendizado, reputação internacional e pesquisas acadêmicas. O ranking pode ser visualizado na íntegra de forma interativa no site oficial da Times.

 

Como de costume, Estados Unidos têm o melhor resultado, com 77 instituições no top 200 e sete entre as dez melhores, inclusive, o primeiro e o segundo lugar - California Institute of Technology e Harvard University (que divide a segunda posição com a University of Oxford). O Reino Unido tem o segundo melhor resultado, aparecendo com 31 universidades entre as 200 melhores, dentre elas, três estão no top 10.

 

O "triângulo de ouro" britânico formado pelas cidades de Londres, Oxford e Camdbrige ganha forças neste novo ranking, mantendo as posições conquistadas em 2012, enquanto as universidades das cidades de Edimburgo, Manchester, Bristol, Sheffield, Nottingham e Newcastle, apesar de ainda entrarem para o ranking, caíram de colocação em relação ao desempenho anterior.

 

"No geral, o Reino Unido teve um ano bastante estável, com poucas mudanças em sua posição como a segunda melhor nação para o ensino superior no mundo", avalia Phil Baty, editor dos Rankings Times Higher Education.

 

Fatos gerais

 

- 26 países são representados no top 200 – dois a mais que o ano passado, graças à Turquia e à Espanha. No entanto, o Brasil deu lugar à Noruega e não conquistou nenhuma posição entre 200 melhores.

 

- Depois de Estados Unidos e Reino Unido, a Holanda é o país mais bem representado com 12 instituições, seguido pela Alemanha, 10, França, oito, e Austrália, Canadá e Suíça, com sete instituições cada um.

 

- Dos países do "Bric" (Brasil, Rússia, Índia e China), apenas a China aparece no top 200. Em 2012, a Universidade de São Paulo (USP) conquistou o 158º lugar; no novo ranking, a instituição brasileira aparece entre as 250 melhores. Mas a USP não é a única brasileira na lista: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entrou no top 350.

 

- As duas universidades brasileiras, juntamente com a University of the Andes, da Colômbia, são as únicas instituições da América do Sul no ranking.

 

TOP 10 "Times Higher Education World University Ranking 2013-14"

 

1º - California Institute of Technology (EUA)

2º - Harvard University (EUA)

2º - University of Oxford (Reino Unido)*

4º - Stanford University (EUA)

5º - Massachusetts Institute of Technology (EUA)

6º - Princeton University (EUA)

7º - University of Cambridge (Reino Unido)

8º - University of California, Berkeley (EUA)

9º - University of Chicago (EUA)

10º - Imperial College London (Reino Unido)

 

*Houve empate no segundo lugar.

 

Metodologia de avaliação

 

As pesquisas acadêmicas realizadas pelas instituições têm um papel importante na avaliação para o ranking. São considerados o número de citações sobre as pesquisas em publicações da área, o impacto das citações e a influência que as pesquisas exercem no mundo acadêmico, a reputação, o corpo docente, etc.

 

No total, mais de 10 mil acadêmicos participaram da pesquisa e mais de 50 milhões de citações foram analisadas e comparadas; 13 indicadores de qualidade em cinco áreas de estudo foram levados em consideração (com artes, humanas e ciências sociais recebendo o mesmo tratamento que as ciências).

 

Tudo isso faz com que o ranking da Times Higher Education seja o único do mundo a examinar o conjunto completo de missões de universidades modernas globais: pesquisa, ensino, transferência de conhecimento e atividade internacional.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Estados Unidos lideram o Ranking Times Higher Education 2013-14

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

O QS Top Universities lançou mais uma lista útil para quem está considerando estudar no exterior: as 10 melhores cidades universitárias do mundo. Para constar no ranking, elas deveriam ter pelo menos duas universidades no ranking da QS World University Rankings e uma população de mais de 250 mil habitantes. As cidades foram avaliadas em cinco fatores: ranking universitário, diversidade de estudantes, empregos, atração de estudantes e acessibilidade financeira.

3010

As 20 melhores cidades estudantis do mundo de 2017, segundo ranking QS

Montreal, eleita a melhor cidade estudantil de 2017, desbancou Paris, invicta há cinco anos.   Duas cidades francófonas dominaram o índice QS Best Student Cities, lista das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Montreal, no Canadá, ultrapassou Paris e conquistou o primeiro lugar da lista. Localizada na província de Quebec, ela tem a segunda maior população nativa na língua francesa do mundo, perdendo apenas para a própria capital

2650

LinkedIn lista as 10 faculdades mais influentes do mundo na rede

O LinKedIn costuma fazer listas das marcas mais influentes na rede social separadas por setores. Um deles é o da educação. A edição mais atual listou as 50 instituições mais influentes do mundo segundo a avaliação de marketing de conteúdo do LinkedIn, que analisa todas as atividades das marcas na plataforma, como updates na página da empresa, compartilhamentos dos seus colaboradores, posts patrocinados, atividades em grupos na rede e textos publicados.  

1223